O MARACA É NOSSO !

Comentários sobre o Vasco e suas torcidas, assim como demais Assuntos \'Futebolísticos\' em geral que ainda não tenham nenhuma área específica.

VOCÊ APROVA JOGOS NO MARACANÃ?

SIM
68
72%
NÃO
27
28%
 
Total de votos: 95

Avatar do usuário
BAH
Promessa
Promessa
Mensagens: 443
Registrado em: 05 Jan 2016, 11:03

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por BAH » 23 Jun 2022, 10:21

Ysell escreveu: 22 Jun 2022, 21:22
SempreNetVasco escreveu: 22 Jun 2022, 21:01
Johnga escreveu: 22 Jun 2022, 20:57 A 777 tem que entrar nessa licitação. Imagina o Flamengo e o Flumimerda dependendo do Vasco para jogar aqui no Rio. Pior que nem acho que é os urubus que estão botando complicação. Provavelmente são os invejosos do Fluminense.
O problema é que no Edital de Licitação tem que entrar no minimo 2 clubes. Eles não aceitam clube sozinho. Por isso eu pensei na Mulambada com o Vasco nessa. Entrar com os floridos é perigoso, pois eles são caloteiros e ainda por cima tem aquela briga do local da torcida na arquibancada. Eles assumiram nosso lugar ali. Se tomarem um pé na bunda, perdem o lugar novamente pro vasco
Precisa que seja um dos 4 grandes? Se não, dá um troco para América e Bangu entrarem...
Pensei o mesmo aqui. Bota o Bangu e em troca devolve aquela baranga que eles mandaram pra gente! :fkc:
Lucão - Allan - Luan - Ricardo - Riquelme - Douglas Luiz - Souza - Alex Teixeira - Coutinho - Paulinho - Kardec :band:

Avatar do usuário
Guti
Promessa
Promessa
Mensagens: 340
Registrado em: 31 Dez 2015, 12:42

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Guti » 23 Jun 2022, 11:56

Não existe isso de dois times acho. Até pq a licitação vai poder ser uma empresa qualquer. E com o vasco saf gerindo o Maracanã, flamengo e fluminense continuariam jogando lá, alugando normalmente.

Avatar do usuário
FernandoCravo
Júnior
Júnior
Mensagens: 3805
Registrado em: 30 Dez 2015, 15:55

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por FernandoCravo » 23 Jun 2022, 12:01

Guti escreveu: 23 Jun 2022, 11:56 Não existe isso de dois times acho. Até pq a licitação vai poder ser uma empresa qualquer. E com o vasco saf gerindo o Maracanã, flamengo e fluminense continuariam jogando lá, alugando normalmente.
Isso não é certo, não. Podem querer boicotar o Vasco.

O que é certo é que, se eles ganharem, o Vasco não joga mais no Maracanã. Com certeza vão dar um jeito de bater as metas sem o Vasco.
Seleção Vasco da Gama - 2023

Neto(Halls), Nathan(Natanael), Juan Jesus(Jemerson), Bruno Fuchs(Vitão), Luan Cândido(Riquelme); Danilo Barbosa(Andrey Santos), Nicolás de la Cruz(Juninho), Alex Teixeira(Leo Fernández); Brian Rodríguez(Janderson), Paulinho(Caio Lucas), Agustín Álvarez(Kaio Jorge) - Paulo Fonseca

Avatar do usuário
LHC
Craque
Craque
Mensagens: 15428
Registrado em: 20 Jan 2016, 21:35

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por LHC » 23 Jun 2022, 12:09

Eu achei uma burrice sem fim essa posição do consórcio. Podem me chamar de trouxa mas eu nem tenho nenhum sentimento de vinganca, de gerir sozinho e não deixar os caras jogarem.

Eu acho que o Maraca virou um ícone do futebol mundial justamente por ser um ícone do futebol carioca. Por mim, todos os grandes do rio jogariam la e encheriam o estádio.

O que faz mais sentido é a co-gestão ser de Vasco e Merdão, com os outros jogando quando precisarem/quiserem
“Choose the best player for every position, and you’ll end up not with a strong XI, but with 11 strong 1’s.”, Johan Cruyff

Avatar do usuário
Guti
Promessa
Promessa
Mensagens: 340
Registrado em: 31 Dez 2015, 12:42

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Guti » 23 Jun 2022, 12:11

FernandoCravo escreveu: 23 Jun 2022, 12:01
Guti escreveu: 23 Jun 2022, 11:56 Não existe isso de dois times acho. Até pq a licitação vai poder ser uma empresa qualquer. E com o vasco saf gerindo o Maracanã, flamengo e fluminense continuariam jogando lá, alugando normalmente.
Isso não é certo, não. Podem querer boicotar o Vasco.

O que é certo é que, se eles ganharem, o Vasco não joga mais no Maracanã. Com certeza vão dar um jeito de bater as metas sem o Vasco.
Boicotar o vasco e jogariam onde? No caso o vasco alugaria nas condições adequadas né, assim como teoricamente eles pagam hoje

Avatar do usuário
FernandoCravo
Júnior
Júnior
Mensagens: 3805
Registrado em: 30 Dez 2015, 15:55

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por FernandoCravo » 23 Jun 2022, 12:15

Guti escreveu: 23 Jun 2022, 12:11
FernandoCravo escreveu: 23 Jun 2022, 12:01
Guti escreveu: 23 Jun 2022, 11:56 Não existe isso de dois times acho. Até pq a licitação vai poder ser uma empresa qualquer. E com o vasco saf gerindo o Maracanã, flamengo e fluminense continuariam jogando lá, alugando normalmente.
Isso não é certo, não. Podem querer boicotar o Vasco.

O que é certo é que, se eles ganharem, o Vasco não joga mais no Maracanã. Com certeza vão dar um jeito de bater as metas sem o Vasco.
Boicotar o vasco e jogariam onde? No caso o vasco alugaria nas condições adequadas né, assim como teoricamente eles pagam hoje
Volta Redonda, Brasília, sei lá.

Provavelmente iriam querem construir um estádio.
Seleção Vasco da Gama - 2023

Neto(Halls), Nathan(Natanael), Juan Jesus(Jemerson), Bruno Fuchs(Vitão), Luan Cândido(Riquelme); Danilo Barbosa(Andrey Santos), Nicolás de la Cruz(Juninho), Alex Teixeira(Leo Fernández); Brian Rodríguez(Janderson), Paulinho(Caio Lucas), Agustín Álvarez(Kaio Jorge) - Paulo Fonseca

Avatar do usuário
Zumalandro
Juvenil
Juvenil
Mensagens: 981
Registrado em: 30 Abr 2020, 21:08

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Zumalandro » 23 Jun 2022, 12:42

Não é "nova" casa pois sempre foi nossa casa.

Acho, sim, que deve entrar com tudo nessa licitação. Não só por vingança boba, mas por consolidar um direito histórico do clube e fortalecer marca e renda.
Pelo fim da "austeridade" barata!

Avatar do usuário
VAS_GLÓRIA [CRVG]
Capitão
Capitão
Mensagens: 11433
Registrado em: 08 Ago 2016, 00:55
Localização: Ratanabá

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por VAS_GLÓRIA [CRVG] » 23 Jun 2022, 12:45

LHC escreveu: 23 Jun 2022, 12:09 Eu achei uma burrice sem fim essa posição do consórcio. Podem me chamar de trouxa mas eu nem tenho nenhum sentimento de vinganca, de gerir sozinho e não deixar os caras jogarem.

Eu acho que o Maraca virou um ícone do futebol mundial justamente por ser um ícone do futebol carioca. Por mim, todos os grandes do rio jogariam la e encheriam o estádio.

O que faz mais sentido é a co-gestão ser de Vasco e Merdão, com os outros jogando quando precisarem/quiserem
Jogar tudo bem, mas seria dificil Flores e Faísca encherem :fkc:
🏆🏆 Campeão Sulamericano (1948 e 1998)
🏆🏆 Campeão Intercontinental (1953 e 1957)


"Jamais terás a cruz"

nan_costa
Juvenil
Juvenil
Mensagens: 661
Registrado em: 23 Jan 2018, 11:18

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por nan_costa » 23 Jun 2022, 12:54

O ideal seria um empresa isenta administrar o consórcio, ou o próprio estado, mas obviamente fazendo direito.

Isso no campo das ideias.

Já na realidade, espero que a 777 entre pra ganhar a licitação, e que use o Maraca como segunda casa e enquanto reforma SJ.
(mas tinha que aumentar bem a capacidade)

Depois, sai do consórcio (se não for lucrativo), e ficamos com nosso estádio, construído pela nossa torcida, mas com modernidade e rendendo muito mais ao clube.

Avatar do usuário
Wagnersac
Craque
Craque
Mensagens: 17652
Registrado em: 29 Dez 2015, 22:36
Localização: Barra da Tijuca - RJ
Contato:

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Wagnersac » 23 Jun 2022, 13:02

Guti escreveu: 23 Jun 2022, 11:56 Não existe isso de dois times acho. Até pq a licitação vai poder ser uma empresa qualquer. E com o vasco saf gerindo o Maracanã, flamengo e fluminense continuariam jogando lá, alugando normalmente.
Não existe obrigação contratual de se juntar com ninguém pra gerir o Maracanã.

O que existe é a obrigatoriedade de se realizar no mínimo 70 jogos por ano de campeonatos nacionais e continentais.

Como nenhum clube faz 70 jogos em casa, na prática se torna obrigado a juntar 2 ou talvez até 3 clubes pra dar esse número de 70.
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Avatar do usuário
Wagnersac
Craque
Craque
Mensagens: 17652
Registrado em: 29 Dez 2015, 22:36
Localização: Barra da Tijuca - RJ
Contato:

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Wagnersac » 23 Jun 2022, 13:07

nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 12:54 O ideal seria um empresa isenta administrar o consórcio, ou o próprio estado, mas obviamente fazendo direito.

Isso no campo das ideias.

Já na realidade, espero que a 777 entre pra ganhar a licitação, e que use o Maraca como segunda casa e enquanto reforma SJ.
(mas tinha que aumentar bem a capacidade)

Depois, sai do consórcio (se não for lucrativo), e ficamos com nosso estádio, construído pela nossa torcida, mas com modernidade e rendendo muito mais ao clube.
Vários problemas nesse texto ai.

Primeiro que, quando vc recebe uma concessão por 25 anos, como será essa, não tem essa de "depois sai do consórcio se não for lucrativo".

Não existe essa possibilidade.

Assinou, vai ter que ficar lá 25 anos pagando outorga ao Estado.

Segundo, que não faz sentido pra empresa pagar caro pelo Maracanã pra depois ainda pagar pela reforma de SJ. Ainda mais que a propriedade de SJ permanecerá com a associação. Então hj me parece que a intenção da 777 é investir com tudo no Maracanã e manter SJ como está, fazendo talvez apenas pequenas reformas.
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

SempreNetVasco
Júnior
Júnior
Mensagens: 1423
Registrado em: 16 Jan 2018, 10:09

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por SempreNetVasco » 23 Jun 2022, 13:25

Guti escreveu: 23 Jun 2022, 11:56 Não existe isso de dois times acho. Até pq a licitação vai poder ser uma empresa qualquer. E com o vasco saf gerindo o Maracanã, flamengo e fluminense continuariam jogando lá, alugando normalmente.
Acho que o natural seria uma Cogestão Vasco e Merdão, até mesmo para dividir as despesas que são muitas e o custo dessa licitação que não deverá ser baixo. E para o Grupo que pegar a licitação é melhor o maior numero possivel de jogos no maracana. Com apenas 1 clube pegando a licitação e numero de jogos vai diminuir. Acho que a SAF pensa assim, pegar uma Cogestão com o merdão. Quem pode se fuder nessa é o Florminense, que sem torcida, nem terá lugar para jogar. E não tem grana para construir um Estádio decente.

nan_costa
Juvenil
Juvenil
Mensagens: 661
Registrado em: 23 Jan 2018, 11:18

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por nan_costa » 23 Jun 2022, 13:30

Wagnersac escreveu: 23 Jun 2022, 13:07
nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 12:54 O ideal seria um empresa isenta administrar o consórcio, ou o próprio estado, mas obviamente fazendo direito.

Isso no campo das ideias.

Já na realidade, espero que a 777 entre pra ganhar a licitação, e que use o Maraca como segunda casa e enquanto reforma SJ.
(mas tinha que aumentar bem a capacidade)

Depois, sai do consórcio (se não for lucrativo), e ficamos com nosso estádio, construído pela nossa torcida, mas com modernidade e rendendo muito mais ao clube.
Vários problemas nesse texto ai.

Primeiro que, quando vc recebe uma concessão por 25 anos, como será essa, não tem essa de "depois sai do consórcio se não for lucrativo".

Não existe essa possibilidade.

Assinou, vai ter que ficar lá 25 anos pagando outorga ao Estado.

Segundo, que não faz sentido pra empresa pagar caro pelo Maracanã pra depois ainda pagar pela reforma de SJ. Ainda mais que a propriedade de SJ permanecerá com a associação. Então hj me parece que a intenção da 777 é investir com tudo no Maracanã e manter SJ como está, fazendo talvez apenas pequenas reformas.
Vários problemas, ou dois? rs

Não sabia sobre essa questão dos 25 anos.

Mas li umas matérias aqui agora, e não encontrei essa informação precisa de 25 anos.
Li algo sobre 20 anos, mas nenhuma informação oficial do governo.
A notícia é do dia 01 de abril, e diz que em 40 dias sairia o edital. Mas me parece que até agora não saiu né?
Então ainda não temos certeza sobre as exigências do poder público.

Mas ok, enquanto não temos acesso ao edital, vamos para o outro ponto.

A entrada no consórcio não tem como premissa um custo inevitável, e sim a possibilidade de lucro.
Se não, nem existiria o futebol com público.

Então a 777 pode participar da licitação com valores suficientes para ganhá-la, e ainda sim lucrar com o aluguel do estádio e com a renda da bilheteria das partidas do Vasco.

Isso impediria em quê a reforma de SJ?
Que inclusive pode acontecer com captação de recursos de terceiros.

O que eu disse é que eu espero (gostaria) que acontecesse de tal forma. E que vejo possibilidade em "tal forma".

As duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo, se a 777 entender que é mais vantajoso.

SempreNetVasco
Júnior
Júnior
Mensagens: 1423
Registrado em: 16 Jan 2018, 10:09

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por SempreNetVasco » 23 Jun 2022, 13:44

nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 13:30
Wagnersac escreveu: 23 Jun 2022, 13:07
nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 12:54 O ideal seria um empresa isenta administrar o consórcio, ou o próprio estado, mas obviamente fazendo direito.

Isso no campo das ideias.

Já na realidade, espero que a 777 entre pra ganhar a licitação, e que use o Maraca como segunda casa e enquanto reforma SJ.
(mas tinha que aumentar bem a capacidade)

Depois, sai do consórcio (se não for lucrativo), e ficamos com nosso estádio, construído pela nossa torcida, mas com modernidade e rendendo muito mais ao clube.
Vários problemas nesse texto ai.

Primeiro que, quando vc recebe uma concessão por 25 anos, como será essa, não tem essa de "depois sai do consórcio se não for lucrativo".

Não existe essa possibilidade.

Assinou, vai ter que ficar lá 25 anos pagando outorga ao Estado.

Segundo, que não faz sentido pra empresa pagar caro pelo Maracanã pra depois ainda pagar pela reforma de SJ. Ainda mais que a propriedade de SJ permanecerá com a associação. Então hj me parece que a intenção da 777 é investir com tudo no Maracanã e manter SJ como está, fazendo talvez apenas pequenas reformas.
Vários problemas, ou dois? rs

Não sabia sobre essa questão dos 25 anos.

Mas li umas matérias aqui agora, e não encontrei essa informação precisa de 25 anos.
Li algo sobre 20 anos, mas nenhuma informação oficial do governo.
A notícia é do dia 01 de abril, e diz que em 40 dias sairia o edital. Mas me parece que até agora não saiu né?
Então ainda não temos certeza sobre as exigências do poder público.

Mas ok, enquanto não temos acesso ao edital, vamos para o outro ponto.

A entrada no consórcio não tem como premissa um custo inevitável, e sim a possibilidade de lucro.
Se não, nem existiria o futebol com público.

Então a 777 pode participar da licitação com valores suficientes para ganhá-la, e ainda sim lucrar com o aluguel do estádio e com a renda da bilheteria das partidas do Vasco.

Isso impediria em quê a reforma de SJ?
Que inclusive pode acontecer com captação de recursos de terceiros.

O que eu disse é que eu espero (gostaria) que acontecesse de tal forma. E que vejo possibilidade em "tal forma".

As duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo, se a 777 entender que é mais vantajoso.
Primeiro que um Estádio Daquele tamanho tem um Custo elevado sim de manutenção e preservação. Na licitação existe um numero minimo de jogos exigidos por ano no Estádio. Se voce vai reformar São Januário é para jogar em São Januário. Jogando em São Januário consequentemente voce não joga no Maracanã e diminui os jogos no Estádio. Estádio daquele tamanho parado é prejuizo. Não é viável para a SAF investir grana em 2 estádios que em tese irão concorrer em numero de jogos um com o outro nesse caso. SE conseguir a capatação de Terceiros para reforma de São Januário seria uma boa. Mas o vasco ganhando a Licitação do Maracana, o Vasco só jogaria em São Januário jogos sem apelo. Com o vasco om um time forte e disputando título, Qual o jogo que seria sem apelo. Só do carioquinha.

Avatar do usuário
Wagnersac
Craque
Craque
Mensagens: 17652
Registrado em: 29 Dez 2015, 22:36
Localização: Barra da Tijuca - RJ
Contato:

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Wagnersac » 23 Jun 2022, 13:47

nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 13:30
Wagnersac escreveu: 23 Jun 2022, 13:07
nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 12:54 O ideal seria um empresa isenta administrar o consórcio, ou o próprio estado, mas obviamente fazendo direito.

Isso no campo das ideias.

Já na realidade, espero que a 777 entre pra ganhar a licitação, e que use o Maraca como segunda casa e enquanto reforma SJ.
(mas tinha que aumentar bem a capacidade)

Depois, sai do consórcio (se não for lucrativo), e ficamos com nosso estádio, construído pela nossa torcida, mas com modernidade e rendendo muito mais ao clube.
Vários problemas nesse texto ai.

Primeiro que, quando vc recebe uma concessão por 25 anos, como será essa, não tem essa de "depois sai do consórcio se não for lucrativo".

Não existe essa possibilidade.

Assinou, vai ter que ficar lá 25 anos pagando outorga ao Estado.

Segundo, que não faz sentido pra empresa pagar caro pelo Maracanã pra depois ainda pagar pela reforma de SJ. Ainda mais que a propriedade de SJ permanecerá com a associação. Então hj me parece que a intenção da 777 é investir com tudo no Maracanã e manter SJ como está, fazendo talvez apenas pequenas reformas.
Vários problemas, ou dois? rs

Não sabia sobre essa questão dos 25 anos.

Mas li umas matérias aqui agora, e não encontrei essa informação precisa de 25 anos.
Li algo sobre 20 anos, mas nenhuma informação oficial do governo.
A notícia é do dia 01 de abril, e diz que em 40 dias sairia o edital. Mas me parece que até agora não saiu né?
Então ainda não temos certeza sobre as exigências do poder público.

Mas ok, enquanto não temos acesso ao edital, vamos para o outro ponto.

A entrada no consórcio não tem como premissa um custo inevitável, e sim a possibilidade de lucro.
Se não, nem existiria o futebol com público.

Então a 777 pode participar da licitação com valores suficientes para ganhá-la, e ainda sim lucrar com o aluguel do estádio e com a renda da bilheteria das partidas do Vasco.

Isso impediria em quê a reforma de SJ?
Que inclusive pode acontecer com captação de recursos de terceiros.

O que eu disse é que eu espero (gostaria) que acontecesse de tal forma. E que vejo possibilidade em "tal forma".

As duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo, se a 777 entender que é mais vantajoso.
A questão da saída do consórcio e devolução da concessão de forma imotivada (ou motivada por mera vontade do tipo "eu só queria o Maracanã por 2 anos enquanto meu estádio era reformado") não existe em nenhum edital de nenhuma concessão.

Isso é totalmente fora de propósito.

Ou melhor, sair qualquer um pode, mas depois vai ter que arcar juridicamente com os custos dessa decisão.

Já a questão da reforma de SJ... vamos supor que o Vasco consiga a outorga do Maracanã, junto com seu lá quem, e depois reforme SJ.

Quantas partidas o Vasco faria por ano no Maracanã tendo SJ reformado?

Poucas né?

Então sim, o prejuízo seria imenso.

Vai pagar e não vai usar.

E se usar muito o Maracanã será sinônimo de que estará usando pouco SJ. Então pra que gastou uma grana pra reformar?

Essa conta não fecha.
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Avatar do usuário
Rodrigo 82
Profissional
Profissional
Mensagens: 4472
Registrado em: 09 Jan 2018, 10:34

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Rodrigo 82 » 23 Jun 2022, 14:01

O flamengo vai rasgar dinheiro só pra atrapalhar a ascenção do Vasco? Não sei...

nan_costa
Juvenil
Juvenil
Mensagens: 661
Registrado em: 23 Jan 2018, 11:18

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por nan_costa » 23 Jun 2022, 14:01

SempreNetVasco escreveu: 23 Jun 2022, 13:44
nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 13:30
Wagnersac escreveu: 23 Jun 2022, 13:07

Vários problemas nesse texto ai.

Primeiro que, quando vc recebe uma concessão por 25 anos, como será essa, não tem essa de "depois sai do consórcio se não for lucrativo".

Não existe essa possibilidade.

Assinou, vai ter que ficar lá 25 anos pagando outorga ao Estado.

Segundo, que não faz sentido pra empresa pagar caro pelo Maracanã pra depois ainda pagar pela reforma de SJ. Ainda mais que a propriedade de SJ permanecerá com a associação. Então hj me parece que a intenção da 777 é investir com tudo no Maracanã e manter SJ como está, fazendo talvez apenas pequenas reformas.
Vários problemas, ou dois? rs

Não sabia sobre essa questão dos 25 anos.

Mas li umas matérias aqui agora, e não encontrei essa informação precisa de 25 anos.
Li algo sobre 20 anos, mas nenhuma informação oficial do governo.
A notícia é do dia 01 de abril, e diz que em 40 dias sairia o edital. Mas me parece que até agora não saiu né?
Então ainda não temos certeza sobre as exigências do poder público.

Mas ok, enquanto não temos acesso ao edital, vamos para o outro ponto.

A entrada no consórcio não tem como premissa um custo inevitável, e sim a possibilidade de lucro.
Se não, nem existiria o futebol com público.

Então a 777 pode participar da licitação com valores suficientes para ganhá-la, e ainda sim lucrar com o aluguel do estádio e com a renda da bilheteria das partidas do Vasco.

Isso impediria em quê a reforma de SJ?
Que inclusive pode acontecer com captação de recursos de terceiros.

O que eu disse é que eu espero (gostaria) que acontecesse de tal forma. E que vejo possibilidade em "tal forma".

As duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo, se a 777 entender que é mais vantajoso.
Primeiro que um Estádio Daquele tamanho tem um Custo elevado sim de manutenção e preservação. Na licitação existe um numero minimo de jogos exigidos por ano no Estádio. Se voce vai reformar São Januário é para jogar em São Januário. Jogando em São Januário consequentemente voce não joga no Maracanã e diminui os jogos no Estádio. Estádio daquele tamanho parado é prejuizo. Não é viável para a SAF investir grana em 2 estádios que em tese irão concorrer em numero de jogos um com o outro nesse caso. SE conseguir a capatação de Terceiros para reforma de São Januário seria uma boa. Mas o vasco ganhando a Licitação do Maracana, o Vasco só jogaria em São Januário jogos sem apelo. Com o vasco om um time forte e disputando título, Qual o jogo que seria sem apelo. Só do carioquinha.
Tem o custo, mas tem dois times do Rio que são grandes e ambos não têm estádio. Portanto, pode cobrar aluguel deles também. E ganhar com outros eventos.

Isso enquanto está reformando SJ, pq se não vai jogar em que estádio enquanto reforma?

Mas se tiver essa questão de um tempo grande mesmo, pode ficar inviável o negócio.

Sem mais dados da licitação, não podemos continuar a conversa. Por enquanto são só ideias.

Tanto que eu disse que: O ideal seria uma empresa isenta assumir o consórcio e cobrar aluguel igualmente de qualquer clube que queira utilizar o estádio, tendo o calendário para se basear.

Avatar do usuário
LHC
Craque
Craque
Mensagens: 15428
Registrado em: 20 Jan 2016, 21:35

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por LHC » 23 Jun 2022, 14:06

VAS_GLÓRIA [CRVG] escreveu: 23 Jun 2022, 12:45
LHC escreveu: 23 Jun 2022, 12:09 Eu achei uma burrice sem fim essa posição do consórcio. Podem me chamar de trouxa mas eu nem tenho nenhum sentimento de vinganca, de gerir sozinho e não deixar os caras jogarem.

Eu acho que o Maraca virou um ícone do futebol mundial justamente por ser um ícone do futebol carioca. Por mim, todos os grandes do rio jogariam la e encheriam o estádio.

O que faz mais sentido é a co-gestão ser de Vasco e Merdão, com os outros jogando quando precisarem/quiserem
Jogar tudo bem, mas seria dificil Flores e Faísca encherem :fkc:
kkkkkkkkk com certeza!
“Choose the best player for every position, and you’ll end up not with a strong XI, but with 11 strong 1’s.”, Johan Cruyff

Avatar do usuário
Wagnersac
Craque
Craque
Mensagens: 17652
Registrado em: 29 Dez 2015, 22:36
Localização: Barra da Tijuca - RJ
Contato:

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Wagnersac » 23 Jun 2022, 14:16

nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 14:01
SempreNetVasco escreveu: 23 Jun 2022, 13:44
nan_costa escreveu: 23 Jun 2022, 13:30

Vários problemas, ou dois? rs

Não sabia sobre essa questão dos 25 anos.

Mas li umas matérias aqui agora, e não encontrei essa informação precisa de 25 anos.
Li algo sobre 20 anos, mas nenhuma informação oficial do governo.
A notícia é do dia 01 de abril, e diz que em 40 dias sairia o edital. Mas me parece que até agora não saiu né?
Então ainda não temos certeza sobre as exigências do poder público.

Mas ok, enquanto não temos acesso ao edital, vamos para o outro ponto.

A entrada no consórcio não tem como premissa um custo inevitável, e sim a possibilidade de lucro.
Se não, nem existiria o futebol com público.

Então a 777 pode participar da licitação com valores suficientes para ganhá-la, e ainda sim lucrar com o aluguel do estádio e com a renda da bilheteria das partidas do Vasco.

Isso impediria em quê a reforma de SJ?
Que inclusive pode acontecer com captação de recursos de terceiros.

O que eu disse é que eu espero (gostaria) que acontecesse de tal forma. E que vejo possibilidade em "tal forma".

As duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo, se a 777 entender que é mais vantajoso.
Primeiro que um Estádio Daquele tamanho tem um Custo elevado sim de manutenção e preservação. Na licitação existe um numero minimo de jogos exigidos por ano no Estádio. Se voce vai reformar São Januário é para jogar em São Januário. Jogando em São Januário consequentemente voce não joga no Maracanã e diminui os jogos no Estádio. Estádio daquele tamanho parado é prejuizo. Não é viável para a SAF investir grana em 2 estádios que em tese irão concorrer em numero de jogos um com o outro nesse caso. SE conseguir a capatação de Terceiros para reforma de São Januário seria uma boa. Mas o vasco ganhando a Licitação do Maracana, o Vasco só jogaria em São Januário jogos sem apelo. Com o vasco om um time forte e disputando título, Qual o jogo que seria sem apelo. Só do carioquinha.
Tem o custo, mas tem dois times do Rio que são grandes e ambos não têm estádio. Portanto, pode cobrar aluguel deles também. E ganhar com outros eventos.

Isso enquanto está reformando SJ, pq se não vai jogar em que estádio enquanto reforma?

Mas se tiver essa questão de um tempo grande mesmo, pode ficar inviável o negócio.

Sem mais dados da licitação, não podemos continuar a conversa. Por enquanto são só ideias.

Tanto que eu disse que: O ideal seria uma empresa isenta assumir o consórcio e cobrar aluguel igualmente de qualquer clube que queira utilizar o estádio, tendo o calendário para se basear.
O prazo previsto é 20 anos, mas o Flamengo trabalha com a ideia de 25.

A do Engenhão, por exemplo, foi renovada ano passado até 2051, ou seja, mais 30 anos.

Prazos de concessão são sempre longos.
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Avatar do usuário
Gu1 CRVG
Júnior
Júnior
Mensagens: 2158
Registrado em: 02 Dez 2017, 18:43
Localização: Rio de Janeiro

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Gu1 CRVG » 23 Jun 2022, 14:21

Sou radical nessas situações, ou entra de vez na briga e vamos usar o estádio e deixa SJ como está apenas reformando alguns pontos, ou esquece de vez esse estádio e nunca mas joga lá!
Só louco vai me acompanhar
No hospício não quero ficar
No VASCO é o meu lugar
:band: :tchau:

Avatar do usuário
Wagnersac
Craque
Craque
Mensagens: 17652
Registrado em: 29 Dez 2015, 22:36
Localização: Barra da Tijuca - RJ
Contato:

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Wagnersac » 23 Jun 2022, 14:28

Ainda sobre outorga do Maracanã x reforma de SJ, palavras do Josh quando esteve no Brasil.

Claramente é uma coisa ou outra:

"E quanto à reforma de São Januário? Existe alguma chance de vocês financiarem a obra, especialmente tendo em vista que o Vasco também quer participar da gestão do Maracanã. Isso parece razoável para você?

Certamente, isso não parece razoável. Mas a pergunta é: a 777 vai bancar a reforma de São Januário? E a resposta é: nada nos deixará mais satisfeitos do que reformar São Januário se nós entendermos que isso é economicamente viável. Como vocês sabem, a abrangência do acordo financeiro que estamos fazendo é muito grande e parte do investimento poderia ser direcionado para a reforma de São Januário."

https://www.netvasco.com.br/n/288118/jo ... a-aprovada
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

SempreNetVasco
Júnior
Júnior
Mensagens: 1423
Registrado em: 16 Jan 2018, 10:09

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por SempreNetVasco » 23 Jun 2022, 14:30

Gu1 CRVG escreveu: 23 Jun 2022, 14:21 Sou radical nessas situações, ou entra de vez na briga e vamos usar o estádio e deixa SJ como está apenas reformando alguns pontos, ou esquece de vez esse estádio e nunca mas joga lá!
Só que nessa fase que o Vasco se encontra de Ascenção e com a Torcida empolgada, foi verificado que o Lucro do Vasco Jogando no Maracanã é 3 vezes maior. Ninguem quer rasgar dinheiro só para ser Radical. Acho que o Vasco primeiro tem que entrar nessa Licitação. Reforma de São Januário é outro Papo. São Januário não tem como ser muito ampliado em virtude do Entorno. Ninguem vai desapropriar os Terrenos que estão ao lado,as ruas de acesso são curtas, e ninguem vai mexer com a Barreira do Vasco que tambem atua ali. Qualquer reforma de São Januário não será algo muito grandioso para aumentar significativamente a capacidade do Estádio.

SempreNetVasco
Júnior
Júnior
Mensagens: 1423
Registrado em: 16 Jan 2018, 10:09

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por SempreNetVasco » 23 Jun 2022, 14:34

Wagnersac escreveu: 23 Jun 2022, 14:28 Ainda sobre outorga do Maracanã x reforma de SJ, palavras do Josh quando esteve no Brasil.

Claramente é uma coisa ou outra:

"E quanto à reforma de São Januário? Existe alguma chance de vocês financiarem a obra, especialmente tendo em vista que o Vasco também quer participar da gestão do Maracanã. Isso parece razoável para você?

Certamente, isso não parece razoável. Mas a pergunta é: a 777 vai bancar a reforma de São Januário? E a resposta é: nada nos deixará mais satisfeitos do que reformar São Januário se nós entendermos que isso é economicamente viável. Como vocês sabem, a abrangência do acordo financeiro que estamos fazendo é muito grande e parte do investimento poderia ser direcionado para a reforma de São Januário."

https://www.netvasco.com.br/n/288118/jo ... a-aprovada
Vc está correto. Isso é bem claro, o cara não vai investir uma grana alta no Maracana, para ter que jogar em São Januário reformado. eu acho que eles tem mais interesse no Maracanã do que em São Januário, ainda mais vendo a força da Torcida do Vasco. Se esse Vasco se tornar dominante, São Januário vai ficar pequeno demais e os caras já sacaram isso. Quando ele cita, se entendermos que é economicamente viavel reformar São Januário, ele não coloca essa reforma em primeiro plano. Se fosse prioridade já estaria entendido e planejado.

Avatar do usuário
FernandoCravo
Júnior
Júnior
Mensagens: 3805
Registrado em: 30 Dez 2015, 15:55

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por FernandoCravo » 23 Jun 2022, 14:37

Wagnersac escreveu: 23 Jun 2022, 14:28 Ainda sobre outorga do Maracanã x reforma de SJ, palavras do Josh quando esteve no Brasil.

Claramente é uma coisa ou outra:

"E quanto à reforma de São Januário? Existe alguma chance de vocês financiarem a obra, especialmente tendo em vista que o Vasco também quer participar da gestão do Maracanã. Isso parece razoável para você?

Certamente, isso não parece razoável. Mas a pergunta é: a 777 vai bancar a reforma de São Januário? E a resposta é: nada nos deixará mais satisfeitos do que reformar São Januário se nós entendermos que isso é economicamente viável. Como vocês sabem, a abrangência do acordo financeiro que estamos fazendo é muito grande e parte do investimento poderia ser direcionado para a reforma de São Januário."

https://www.netvasco.com.br/n/288118/jo ... a-aprovada
Acho que é o correto mesmo. Só que, se for jogar por décadas somente em SJ, teria que ter uma ampliação maior do que 40mil, talvez para uns 50-55mil. Seria muito prejudicial para o Vasco ficar por décadas em um estádio de 40mil.
Seleção Vasco da Gama - 2023

Neto(Halls), Nathan(Natanael), Juan Jesus(Jemerson), Bruno Fuchs(Vitão), Luan Cândido(Riquelme); Danilo Barbosa(Andrey Santos), Nicolás de la Cruz(Juninho), Alex Teixeira(Leo Fernández); Brian Rodríguez(Janderson), Paulinho(Caio Lucas), Agustín Álvarez(Kaio Jorge) - Paulo Fonseca

Vascolouco
Promessa
Promessa
Mensagens: 327
Registrado em: 29 Out 2020, 13:41

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Vascolouco » 23 Jun 2022, 14:37

LHC escreveu: 23 Jun 2022, 12:09 Eu achei uma burrice sem fim essa posição do consórcio. Podem me chamar de trouxa mas eu nem tenho nenhum sentimento de vinganca, de gerir sozinho e não deixar os caras jogarem.

Eu acho que o Maraca virou um ícone do futebol mundial justamente por ser um ícone do futebol carioca. Por mim, todos os grandes do rio jogariam la e encheriam o estádio.

O que faz mais sentido é a co-gestão ser de Vasco e Merdão, com os outros jogando quando precisarem/quiserem
Essa seria a lógica e realmente aconteceria se o nosso futebol não fosse tocado por políticos clubistas com mentalidade de adolescente.

Beira ao absurdo o consórcio, que deveria pensar em ganhar dinheiro, proibir um jogo com forte apelo de público por birra. Espero que o Vasco use essa burrice como arma na prox licitação.

frostbr
Júnior
Júnior
Mensagens: 2849
Registrado em: 31 Ago 2016, 22:28

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por frostbr » 23 Jun 2022, 14:37

SempreNetVasco escreveu: 23 Jun 2022, 14:34
Wagnersac escreveu: 23 Jun 2022, 14:28 Ainda sobre outorga do Maracanã x reforma de SJ, palavras do Josh quando esteve no Brasil.

Claramente é uma coisa ou outra:

"E quanto à reforma de São Januário? Existe alguma chance de vocês financiarem a obra, especialmente tendo em vista que o Vasco também quer participar da gestão do Maracanã. Isso parece razoável para você?

Certamente, isso não parece razoável. Mas a pergunta é: a 777 vai bancar a reforma de São Januário? E a resposta é: nada nos deixará mais satisfeitos do que reformar São Januário se nós entendermos que isso é economicamente viável. Como vocês sabem, a abrangência do acordo financeiro que estamos fazendo é muito grande e parte do investimento poderia ser direcionado para a reforma de São Januário."

https://www.netvasco.com.br/n/288118/jo ... a-aprovada
Vc está correto. Isso é bem claro, o cara não vai investir uma grana alta no Maracana, para ter que jogar em São Januário reformado. eu acho que eles tem mais interesse no Maracanã do que em São Januário, ainda mais vendo a força da Torcida do Vasco. Se esse Vasco se tornar dominante, São Januário vai ficar pequeno demais e os caras já sacaram isso. Quando ele cita, se entendermos que é economicamente viavel reformar São Januário, ele não coloca essa reforma em primeiro plano. Se fosse prioridade já estaria entendido e planejado.
Eu lembro dessa entrevista, ele não se animou muito com a ideia de reformar SJ não.
Deu a entender que se fosse reformar ia tirar dos 700mi.
Não, Obrigado.

Avatar do usuário
FernandoCravo
Júnior
Júnior
Mensagens: 3805
Registrado em: 30 Dez 2015, 15:55

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por FernandoCravo » 23 Jun 2022, 14:55

frostbr escreveu: 23 Jun 2022, 14:37
SempreNetVasco escreveu: 23 Jun 2022, 14:34
Wagnersac escreveu: 23 Jun 2022, 14:28 Ainda sobre outorga do Maracanã x reforma de SJ, palavras do Josh quando esteve no Brasil.

Claramente é uma coisa ou outra:

"E quanto à reforma de São Januário? Existe alguma chance de vocês financiarem a obra, especialmente tendo em vista que o Vasco também quer participar da gestão do Maracanã. Isso parece razoável para você?

Certamente, isso não parece razoável. Mas a pergunta é: a 777 vai bancar a reforma de São Januário? E a resposta é: nada nos deixará mais satisfeitos do que reformar São Januário se nós entendermos que isso é economicamente viável. Como vocês sabem, a abrangência do acordo financeiro que estamos fazendo é muito grande e parte do investimento poderia ser direcionado para a reforma de São Januário."

https://www.netvasco.com.br/n/288118/jo ... a-aprovada
Vc está correto. Isso é bem claro, o cara não vai investir uma grana alta no Maracana, para ter que jogar em São Januário reformado. eu acho que eles tem mais interesse no Maracanã do que em São Januário, ainda mais vendo a força da Torcida do Vasco. Se esse Vasco se tornar dominante, São Januário vai ficar pequeno demais e os caras já sacaram isso. Quando ele cita, se entendermos que é economicamente viavel reformar São Januário, ele não coloca essa reforma em primeiro plano. Se fosse prioridade já estaria entendido e planejado.
Eu lembro dessa entrevista, ele não se animou muito com a ideia de reformar SJ não.
Deu a entender que se fosse reformar ia tirar dos 700mi.
Não, Obrigado.
Pra ele não deve fazer o menor sentido reformar SJ. Podendo assumir um dos estádios mais conhecidos no mundo por um custo relativamente baixo(ainda mais considerando o dólar) e podendo fazer uso de imediato, por que ele iria investir centenas de milhões na reforma de SJ, pra só daqui a 4, 5 anos ter um possível retorno ?
Seleção Vasco da Gama - 2023

Neto(Halls), Nathan(Natanael), Juan Jesus(Jemerson), Bruno Fuchs(Vitão), Luan Cândido(Riquelme); Danilo Barbosa(Andrey Santos), Nicolás de la Cruz(Juninho), Alex Teixeira(Leo Fernández); Brian Rodríguez(Janderson), Paulinho(Caio Lucas), Agustín Álvarez(Kaio Jorge) - Paulo Fonseca

frostbr
Júnior
Júnior
Mensagens: 2849
Registrado em: 31 Ago 2016, 22:28

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por frostbr » 23 Jun 2022, 15:07

FernandoCravo escreveu: 23 Jun 2022, 14:55
frostbr escreveu: 23 Jun 2022, 14:37
SempreNetVasco escreveu: 23 Jun 2022, 14:34

Vc está correto. Isso é bem claro, o cara não vai investir uma grana alta no Maracana, para ter que jogar em São Januário reformado. eu acho que eles tem mais interesse no Maracanã do que em São Januário, ainda mais vendo a força da Torcida do Vasco. Se esse Vasco se tornar dominante, São Januário vai ficar pequeno demais e os caras já sacaram isso. Quando ele cita, se entendermos que é economicamente viavel reformar São Januário, ele não coloca essa reforma em primeiro plano. Se fosse prioridade já estaria entendido e planejado.
Eu lembro dessa entrevista, ele não se animou muito com a ideia de reformar SJ não.
Deu a entender que se fosse reformar ia tirar dos 700mi.
Não, Obrigado.
Pra ele não deve fazer o menor sentido reformar SJ. Podendo assumir um dos estádios mais conhecidos no mundo por um custo relativamente baixo(ainda mais considerando o dólar) e podendo fazer uso de imediato, por que ele iria investir centenas de milhões na reforma de SJ, pra só daqui a 4, 5 anos ter um possível retorno ?
Pois é, faz sentido.

Reforma de SJ deve ficar por conta do Salgado mesmo.

Avatar do usuário
Rodrigo 82
Profissional
Profissional
Mensagens: 4472
Registrado em: 09 Jan 2018, 10:34

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por Rodrigo 82 » 23 Jun 2022, 15:09

FernandoCravo escreveu: 23 Jun 2022, 14:55
frostbr escreveu: 23 Jun 2022, 14:37
SempreNetVasco escreveu: 23 Jun 2022, 14:34

Vc está correto. Isso é bem claro, o cara não vai investir uma grana alta no Maracana, para ter que jogar em São Januário reformado. eu acho que eles tem mais interesse no Maracanã do que em São Januário, ainda mais vendo a força da Torcida do Vasco. Se esse Vasco se tornar dominante, São Januário vai ficar pequeno demais e os caras já sacaram isso. Quando ele cita, se entendermos que é economicamente viavel reformar São Januário, ele não coloca essa reforma em primeiro plano. Se fosse prioridade já estaria entendido e planejado.
Eu lembro dessa entrevista, ele não se animou muito com a ideia de reformar SJ não.
Deu a entender que se fosse reformar ia tirar dos 700mi.
Não, Obrigado.
Pra ele não deve fazer o menor sentido reformar SJ. Podendo assumir um dos estádios mais conhecidos no mundo por um custo relativamente baixo(ainda mais considerando o dólar) e podendo fazer uso de imediato, por que ele iria investir centenas de milhões na reforma de SJ, pra só daqui a 4, 5 anos ter um possível retorno ?
Eu acho que depois do desapego de políticos como o Eurico, de medalhões em fim de carreira e desmotivados, e repatriar quem já rendeu no Vasco n anos atrás e agora ninguém mais quer....

O último passo é desapegar de São Januário, nosso caldeirão.

Avatar do usuário
FernandoCravo
Júnior
Júnior
Mensagens: 3805
Registrado em: 30 Dez 2015, 15:55

Re: MARACANÃ - NOVA CASA DO VASCO?

Mensagem por FernandoCravo » 23 Jun 2022, 15:11

frostbr escreveu: 23 Jun 2022, 15:07
FernandoCravo escreveu: 23 Jun 2022, 14:55
frostbr escreveu: 23 Jun 2022, 14:37

Eu lembro dessa entrevista, ele não se animou muito com a ideia de reformar SJ não.
Deu a entender que se fosse reformar ia tirar dos 700mi.
Não, Obrigado.
Pra ele não deve fazer o menor sentido reformar SJ. Podendo assumir um dos estádios mais conhecidos no mundo por um custo relativamente baixo(ainda mais considerando o dólar) e podendo fazer uso de imediato, por que ele iria investir centenas de milhões na reforma de SJ, pra só daqui a 4, 5 anos ter um possível retorno ?
Pois é, faz sentido.

Reforma de SJ deve ficar por conta do Salgado mesmo.
É algo que vai ter que ser debatido também, porque quem vai manter o complexo de SJ é a 777. Se os custos aumentarem muito, podem não querer/gostar.
Seleção Vasco da Gama - 2023

Neto(Halls), Nathan(Natanael), Juan Jesus(Jemerson), Bruno Fuchs(Vitão), Luan Cândido(Riquelme); Danilo Barbosa(Andrey Santos), Nicolás de la Cruz(Juninho), Alex Teixeira(Leo Fernández); Brian Rodríguez(Janderson), Paulinho(Caio Lucas), Agustín Álvarez(Kaio Jorge) - Paulo Fonseca

Responder

Voltar para “Papo de Arquibancada e Torcidas”