Zdenek escreveu: ↑18 Mai 2018, 10:49
É simples de entender a situação (e também o que eu quis expor em um comentário prévio).
O Paulinho é profissional.
Sendo formado no Vasco ou não, é profissional.
Se no futuro o Vasco oferecer 500 mil e o Flamengo oferecer 900, é mais razoável que ele vá para o Flamengo.
Segundo, como o Wagnersac bem disse, profissional não pode fechar portas. Ainda mais com 18 anos.
Ele pode ir para a Europa e estourar a ponto de colocar o Messi no banco, como pode ter problemas e voltar com o rabo entre as pernas. O próprio Rômulo foi um exemplo. Chegou a ser cogitado no Barcelona, se estourou todo, e hoje é reserva no Flamengo. Um exemplo pessoal meu. Cansei de dizer que não gostava de pediatria na faculdade. Tirei minha carteira para trabalhar, 6 meses depois consegui emprego...
...em pediatria.
Um outro exemplo meu. Na época de faculdade, por volta de 2015, eu recebi uma mensagem de um forista dizendo que se eu quisesse estágio no Vasco ele me arrumava. Um conhecido me disse o mesmo em relação ao Flamengo. Na época eu era estagiário do CTI de um hospital em Copacabana e da PMERJ. Por questão de logística e até financeira, a proposta que me ofereceram do Flamengo era melhor. Acabou que não consegui pegar. Até também por não curtir Fisioterapia desportiva.
Um grande amigo de faculdade era flamenguista roxo, ia a todos os jogos, tinha várias camisas. Abriu um processo seletivo para fazer estágio em Fisioterapia, ele fez e passou. O processo era...
...do Vasco. Ele fez e cansou de falar bem. Quando eu zoava ele com algo do tipo: "Pô, não vai foder fulano não, hein" ele sempre me respondia: "Cara, mesmo que eu quisesse, mas antes de ser Flamengo estou estudando para ser fisioterapeuta, não conseguiria".
A questão é que pela ótica de torcedor não faz sentido. Mas pela ótica do profissional, não é nem um pouco irracional.
Casos como o do Felipe Melo são diferentes. Felipe Melo já está na descendente da carreira, já tem uma carreira consolidada. Duvido que em 2002/03 quando saiu chutado do Flamengo recusaria proposta do Vasco. Daqui um tempo, Paulinho estabelecido lá fora, num Barcelona ou num Real, virar e soltar, "não jogaria em A, B ou C" faria sentido. Com 18 anos, mal saído das fraldas, não.