HELLO

Área destinada para tratarmos dos mais variados assuntos vinculados com o aspecto Cultural e Tecnológico.
Pck
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 3405
Registrado em: 09 Jan 2016, 17:03
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

HELLO

Mensagem por Pck » 29 Jun 2016, 16:05

'As mídias sociais estão deixando as pessoas tristes e ansiosas. Queremos mudar isso', diz Orkut sobre sua nova rede
Engenheiro turco que popularizou conceito de mídia social entre brasileiros lança 'Hello', para conectar pessoas com base em interesses comuns; mas há espaço para mais uma rede social em nossas vidas?
28/06/2016 11h56 - Atualizado em 28/06/2016 11h57
BBC
Por Rafael Barifouse
BBC Brasil, Sao Paulo


Há 12 anos, o engenheiro turco Orkut Büyükkökten ficou famoso no Brasil ao emprestar seu nome para o site que popularizou no país o conceito de mídia social. Agora, ele está de volta com uma nova - e ambiciosa - empreitada na área: a rede social Hello, que chega ao Brasil em julho.

A Hello foi apresentada oficialmente na semana passada como uma rede para fazer e manter "amizades profundas" com outras pessoas com base em interesses e paixões mútuos e onde o "medo e o ódio não têm vez".

É a forma como o criador do Orkut acredita poder ajudar a resolver uma questão que vem afastando algumas pessoas desse tipo de serviço. Ainda que persista a pergunta: há espaço para mais uma rede social entre os usuários de internet?

"Desde que lançamos o Orkut, as redes sociais evoluíram muito, mas nem sempre de uma forma boa. Estudos mostram que, hoje, elas deixam muita gente triste ou ansiosa", opina Büyükkökten em entrevista à BBC Brasil.

"Uma pessoa usa o Facebook pensando na forma como quer ser percebida publicamente, interage com os outros tentando passar uma certa imagem, mas isso não é autêntico nem divertido. Queremos mudar isso e ser a próxima geração das redes sociais."

O engenheiro dá o exemplo de um casal de amigos que está se divorciando, mas publicou recentemente um post em que pareciam bastante felizes em um piquenique no parque.

"Ao mesmo tempo, ver essa 'vida feliz' dos outros nos deixa com medo de estarmos perdendo algo em nossas próprias vidas. Uma rede social não pode ter esses efeitos. Ela deveria tirar o melhor das pessoas."


Personalidade, interesses e pontos

A forma de fazer isso, segundo ele, é gerar conexões entre as pessoas com base no que elas mais gostam. Seja entre amigos e conhecidos ou entre quem ainda não se conhece.

Ao criar seu perfil, o usuário responde a um questionário com 60 perguntas para identificar sua personalidade e depois elege os cinco assuntos que mais lhe interessam.

Há uma lista com cem possibilidades, que vão desde itens corriqueiros, como ser apaixonado por cães ou esportes, até outros mais incomuns, como gostar de nudismo, striptease ou "observar pessoas".

Isso determina o tipo de publicações que serão vistas por um membro da rede social. As características pessoais e interesses podem ser atualizados ao longo do tempo.

O usuário ainda ganha pontos, chamados "moedas Hello", ao gerar conteúdo próprio - texto ou fotos - e ao conquistar curtidas e comentários em seus posts.

Esses pontos podem ser acumulados - ou comprados - para elevar a categoria ou nível de um perfil, como ocorre com um personagem de videogame, ampliar o alcance de uma publicação ou ainda postar anonimamente.

Desde o Orkut, diz Büyükkökten, as redes sociais passaram por muitas mudanças - e uma das principais é a forma de acesso, que ocorre cada vez mais exclusivamente pelo celular.

Por isso, em sua segunda incursão neste universo, o engenheiro criou um serviço que não pode ser acessado por navegadores, mas só por meio do aplicativo, disponível para iOS e Android.


Concorrência

Ao mesmo tempo, ao longo dos últimos 12 anos, surgiram uma série de novas redes sociais. Haveria espaço para mais uma?

"Realmente, há uma fadiga quanto às redes sociais. As pessoas se inscrevem em diferentes serviços por diferentes motivos, e estar em tantas delas ao mesmo tempo gera um cansaço", afirma o engenheiro.

"Não esperamos que as pessoas parem de usar as outras, mas que usem o nosso serviço cada vez mais, porque, ao atualizar suas características pessoais ao longo do tempo, isso mudará sua experiência individual, e a rede social vai evoluir com você. Não será preciso substituir um serviço por outro conforme seu estilo de vida muda."

Raquel Recuero, pesquisadora em mídia social e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade Católica de Pelotas, acredita que pode haver espaço para a Hello.

"Hoje, existe um certo ranço do Facebook, que se universalizou demais. Há gerações mais novas que usam cada vez menos", afirma a pesquisadora. "Ao mesmo tempo, nos últimos tempos, alguns malefícios ficaram mais aparentes no Brasil, como pessoas que se expuseram demais ou brigaram com a família ou amigos (por conta de postagens)."


Volta às origens e anonimato

Recuero considera "interessante" a proposta da Hello e vê nela um resgate de algumas características da primeira rede social lançada por seu criador.

"As comunidades do Orkut já eram lugares para achar pessoas com interesses em comum, mas depois seu uso foi sendo modificado pelo usuário para mostrar características pessoais suas.

Também havia um aspecto de game ao poder avaliar os outros com corações para dizer se a pessoa era sexy ou com gelinhos para dizer se ela era 'cool'", diz Recuero.

"Pode ser uma volta à ideia original, só que melhorada. Mas, no fundo, atende uma característica fundamental do ser humano, porque adoramos encontrar pessoas que gostam do que também gostamos."

No entanto, outras redes sociais onde usuários podiam fazer publicações sem revelar sua identidade fracassaram diante da chuva de críticas e reclamações sobre comentários ofensivos.

Recuero concorda que o anonimato pode ser um incentivo à publicação de discursos de ódio e à propagação de diversos tipos de preconceito.

"É um recurso para uma pessoa se esconder ao expressar opiniões radicais, e isso pode ser perigoso, mas tudo depende da forma como esse recurso será usado", diz Raquel Recuero, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Büyükkökten diz não estar preocupado com isso. "Sem ter uma opção para expressar uma opinião impopular sem medo de represália, os usuários acabam criando outras contas com identidades falsas que entopem o sistema", afirma.

"Se posts anônimos tiverem agressões ou mensagens de ódio, a comunidade pode denunciá-lo para impedir que se propague. Isso reduz a reputação de quem publica e afeta como o conteúdo postado por essa pessoa será distribuído no futuro."


Brasileiros e redes sociais


A nova rede social já está disponível em cinco países de língua inglesa - Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália, Irlanda e Reino Unido.

Em breve, estará disponível em outros países (e idiomas), como França, Alemanha, México e também no Brasil, onde será lançado no próximo mês, segundo seu criador, e não em agosto, como indicado no site da rede social.

"Isso exige um esforço muito grande, porque existem centenas de milhares de verbos e expressões em cada língua, e queremos garantir que temos a melhor tradução possível."

Büyükkökten diz ter ficado "honrado" com a repercussão entre os brasileiros do lançamento de sua nova rede social nos país, que consta com frequência nas listas dos que mais usam redes sociais no mundo.

"A cultura brasileira é por si própria muito social , então, acho que é por causa disso que há uma alta adoção desse tipo de site pelos brasileiros. Não vamos decepcionar vocês."

-----------

Tópico para debatermos sobre essa nova rede social.
O Caçador de Bot.

"Iniciamos uma nova era..."
By Pck
27/02/2018
18:40

Avatar do usuário
Drc-Vasco
Juvenil
Juvenil
Mensagens: 674
Registrado em: 30 Dez 2015, 17:15

Re: HELLO

Mensagem por Drc-Vasco » 29 Jun 2016, 16:15

Is there anybody in there

Avatar do usuário
crvg_emmanuel
Craque
Craque
Mensagens: 15692
Registrado em: 30 Dez 2015, 19:34
Localização: Araruama, RJ
Contato:

Re: HELLO

Mensagem por crvg_emmanuel » 29 Jun 2016, 16:19

hello there, the angel from my nightmare ♪
#FORAEURICAMPELLO

O Vasco é dos verdadeiros vascaínos!

Avatar do usuário
ORESTES
Profissional
Profissional
Mensagens: 5186
Registrado em: 31 Dez 2015, 11:05
Localização: ACHOU QUE EU TAVA BRINCANDO?

Re: HELLO

Mensagem por ORESTES » 29 Jun 2016, 16:19

Gosto do Facebook, mas odeio suas políticas e regras. Você mal pode se expressar e fazer uma piada que você toma um bloqueio, e ele só vai aumentando cada vez mais. Sem contar as páginas que caem, já investi tempo em umas pra no fim elas caírem.

Sem contar a parcialidade do Zuckeberg, eu mesmo já li uma notícia de que uns funcionários nos EUA disseram que há um mecanismo no Facebook em que mostra os fatos mais relevantes e comentados na rede social, uma espécie de Hashtag, e que eram mostrados nele apenas notícias ditas de Esquerda, que interessem a ela.

O que eu acho, mesmo com todos os defeitos, não creio que uma rede social venha tomar esse posto do Facebook como a maior delas. Pra que isso aconteça ela precisa ser muito boa.
São tantas pessoas usando que não vejo uma migração pra outra rede.
Acho que ele vai se perpetuar por muitos anos ainda.
Imagem
Quando voce tentar achar a minha localização.. Eu vou estar lá!
https://www.youtube.com/watch?v=GAlJySZo8Bw

Avatar do usuário
Vitinhu
Júnior
Júnior
Mensagens: 1762
Registrado em: 06 Jan 2016, 10:07
Localização: Florianópolis - SC

Re: HELLO

Mensagem por Vitinhu » 29 Jun 2016, 16:21

Ideia bacana e creio que será bem forte.

Lá estarei.
Imagem

Avatar do usuário
crvg_emmanuel
Craque
Craque
Mensagens: 15692
Registrado em: 30 Dez 2015, 19:34
Localização: Araruama, RJ
Contato:

Re: HELLO

Mensagem por crvg_emmanuel » 29 Jun 2016, 16:28

'As mídias sociais estão deixando as pessoas tristes e ansiosas. Queremos mudar isso', diz Orkut sobre sua nova rede

Como fazer isso? criando uma nova rede social

huehue
#FORAEURICAMPELLO

O Vasco é dos verdadeiros vascaínos!

Avatar do usuário
MarielJr
Juvenil
Juvenil
Mensagens: 898
Registrado em: 01 Jan 2016, 21:07

Re: HELLO

Mensagem por MarielJr » 29 Jun 2016, 16:40

Gosto dessa ideia,se for bem executado(o que parece que vai ser) será ótimo,eu estava lendo e vi que tem uma função potentials(potenciais) que dá sugestões de amigos com os mesmos interesses que você,como a pesquisa é bem aprofundada(60 perguntas) poderemos encontrar várias pessoas com muitas coisas parecidas e dessa forma ampliarmos nossa amizades e conexões,que é uma das coisas mais importantes na vida,ideia saudável,quando começar,estarei lá!
Imagem

Avatar do usuário
Henrique Francioni
Júnior
Júnior
Mensagens: 1284
Registrado em: 31 Dez 2015, 09:31

Re: HELLO

Mensagem por Henrique Francioni » 29 Jun 2016, 16:42

Aparentemente será bem bacana!

Eu tenho meu facebook, mas entro apenas quando minha namorada ou amigos me marcam em algo.

É muita bobagem ao mesmo tempo, e o pior é que possuem pessoas que realmente acreditam que uma rede social seja importante.

A começar pela quantidade de amizades fantasmas, na qual nunca nem viu a pessoa ou sequer conversou com a mesma "cara a cara".

O que eu vejo é como se o facebook servisse para "aumentar o ego" das pessoas.

Seja através de curtidas, comentários ou compartilhamentos.
Imagem

Avatar do usuário
Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Mensagens: 7985
Registrado em: 29 Dez 2015, 22:36
Localização: Copacabana - RJ
Contato:

Re: HELLO

Mensagem por Wagnersac » 29 Jun 2016, 16:54

Não li nem lerei, pepeka.
Imagem

R.I.P. VASCO🖤
✝21/08/1898 - 💀20/01/2018

Pck
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 3405
Registrado em: 09 Jan 2016, 17:03
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

Re: HELLO

Mensagem por Pck » 29 Jun 2016, 16:54

Na maioria das vezes o perfil numa rede social é o reflexo daquilo que a pessoa gostaria de ser, acreditar e fazer, mas que na realidade não é. Via muito isso no facebook, até 2013 quando ainda usava.

Exemplo: pessoa coloca frase sobre motivação no trabalho e no trabalho é um morcegao que não faz porra nenhuma.

Depois de quase 3 anos, voltei a visitar a página esses dias e além das merdas habituais, entupiram de propagandas. Uma poluição visual absurda.

Espero que essa nova rede social volte a valorizar as conversas (como foi no início do Facebook) e menos fotos/vídeos e etc, e seja mais limpa visualmente.
O Caçador de Bot.

"Iniciamos uma nova era..."
By Pck
27/02/2018
18:40

waltemirlima
Juvenil
Juvenil
Mensagens: 506
Registrado em: 07 Jan 2016, 17:08

Re: HELLO

Mensagem por waltemirlima » 29 Jun 2016, 17:21

As comunidades do orkut eram legais. Tinha que ter algo do tipo.

Avatar do usuário
gore
Promessa
Promessa
Mensagens: 428
Registrado em: 30 Dez 2015, 16:27

Re: HELLO

Mensagem por gore » 29 Jun 2016, 17:26

80% do Facebook é:
muro das lamentações + central randômica de especialistas + attention whore + stalkers
Imagem

Avatar do usuário
fernandes1980
Promessa
Promessa
Mensagens: 73
Registrado em: 07 Jan 2016, 15:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: HELLO

Mensagem por fernandes1980 » 29 Jun 2016, 17:44

achei q fosse um tópico para discutir sobre a bela música do Lionel Ritchie :drink: :lol: :apai:

Imagem

Pck
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 3405
Registrado em: 09 Jan 2016, 17:03
Localização: Cachoeiro de Itapemirim-ES

Re: HELLO

Mensagem por Pck » 20 Jul 2016, 10:20

Foi lançado ontem, dia 19, no Brasil.
Meu dispositivo não é compatível.
O Caçador de Bot.

"Iniciamos uma nova era..."
By Pck
27/02/2018
18:40

Avatar do usuário
feliperoraima
Promessa
Promessa
Mensagens: 165
Registrado em: 03 Jan 2016, 20:27

Re: HELLO

Mensagem por feliperoraima » 20 Jul 2016, 10:46

coloco o codigo que me enviaram por msg e diz que tá errado, ta foda de cadastrar

Avatar do usuário
Nyteshade
Promessa
Promessa
Mensagens: 144
Registrado em: 30 Dez 2015, 18:23

Re: HELLO

Mensagem por Nyteshade » 20 Jul 2016, 11:06

Quando vou me cadastrar, o Brasil não aparece como "clicável", logo, não vou conseguir cadastrar-me como residente do Brasil? O que fazer?
Edit: Estava indo no site, e não no app. Na verdade era a aba para receber e-mail quando o hello chegar ao meu país, como já chegou no Brasil, não era clicável por justa causa.

Avatar do usuário
fred.i
Promessa
Promessa
Mensagens: 81
Registrado em: 04 Jul 2016, 17:16

Re: HELLO

Mensagem por fred.i » 20 Jul 2016, 17:38

nao dou conta nem das redes sociais que existem
quero mais uma nao e sempre odiei o orkut

Responder

Voltar para “Cultura e Tecnologia”