E a discussão é boaAngus Young escreveu:Nossa, esse tpc rendeu bastante.

Eventualmente alguma casa de reabilitação com abordagem religiosa pode obter sucesso no trabalho com um drogado que passou por outras instituições. Por outro lado, um drogado que não foi reabilitado com a abordagem religiosa poderá responder ao tratamento em outra instituição. Isso tem a ver com adaptação à metodologia adotada, ao ambiente e a uma miríade de variáveis. Difícil dizer o quanto o fator "religião" é determinante, tanto para o sucesso quanto para o fracasso das reabilitações.Victor_92 escreveu: Realizar pode realizar agora se é eficiente não sei, conheço pessoas que tiveram problemas com drogas e depois de passarem por diversas ongs só conseguiram abandonar a adicção somente após terem contato com instituições religiosas.
A religião é insubstituível do ponto de vista antropológico também, já que ela faz parte da cultura de uma sociedade.Lord Humongous escreveu:Já acho o contrário.
As religiões não têm função social necessária! Todas as atividades que elas desenvolvem podem ser realizadas por instituições seculares.
As religiões são insubstituíveis apenas no que diz respeito aos assuntos "espirituais". Quanto mais a religião invade outros campos da sociedade, mais problemas ela traz. Nem preciso citar exemplos, né?
Como o amigo disse um sujeito emocionalmente instável tem tudo para aceitar de bom grado qualquer tipo de influência ideológica,sou ateu,acredito que um homem fora das drogas por e somente por ter sido iluminado por um deus é meio trágico para mim,acabava virando aqueles típicos religiosos que não aceitam serem questionados e não abrem a mente para novos horizontes,prefiro um trabalho mental com verdadeiros estudiosos e entendedores do ser humano ao invés de pastores e padres sem senso intelectual para guiar alguém.Lord Humongous escreveu:Eventualmente alguma casa de reabilitação com abordagem religiosa pode obter sucesso no trabalho com um drogado que passou por outras instituições. Por outro lado, um drogado que não foi reabilitado com a abordagem religiosa poderá responder ao tratamento em outra instituição. Isso tem a ver com adaptação à metodologia adotada, ao ambiente e a uma miríade de variáveis. Difícil dizer o quanto o fator "religião" é determinante, tanto para o sucesso quanto para o fracasso das reabilitações.Victor_92 escreveu: Realizar pode realizar agora se é eficiente não sei, conheço pessoas que tiveram problemas com drogas e depois de passarem por diversas ongs só conseguiram abandonar a adicção somente após terem contato com instituições religiosas.
O problema é que tem algumas igrejas que veem nessas situações uma oportunidade para evangelizar, o que é eticamente bem questionável (para ser educado). O sujeito chega lá fragilizado emocionalmente, consequentemente, mais suscetível à doutrinação religiosa, aí já viu, né?!
pastor eu não sei, agora tem muito padre, mas muito mesmo, com doutorado em Psicologia.MarielJr escreveu:Como o amigo disse um sujeito emocionalmente instável tem tudo para aceitar de bom grado qualquer tipo de influência ideológica,sou ateu,acredito que um homem fora das drogas por e somente por ter sido iluminado por um deus é meio trágico para mim,acabava virando aqueles típicos religiosos que não aceitam serem questionados e não abrem a mente para novos horizontes,prefiro um trabalho mental com verdadeiros estudiosos e entendedores do ser humano ao invés de pastores e padres sem senso intelectual para guiar alguém.Lord Humongous escreveu:Eventualmente alguma casa de reabilitação com abordagem religiosa pode obter sucesso no trabalho com um drogado que passou por outras instituições. Por outro lado, um drogado que não foi reabilitado com a abordagem religiosa poderá responder ao tratamento em outra instituição. Isso tem a ver com adaptação à metodologia adotada, ao ambiente e a uma miríade de variáveis. Difícil dizer o quanto o fator "religião" é determinante, tanto para o sucesso quanto para o fracasso das reabilitações.Victor_92 escreveu: Realizar pode realizar agora se é eficiente não sei, conheço pessoas que tiveram problemas com drogas e depois de passarem por diversas ongs só conseguiram abandonar a adicção somente após terem contato com instituições religiosas.
O problema é que tem algumas igrejas que veem nessas situações uma oportunidade para evangelizar, o que é eticamente bem questionável (para ser educado). O sujeito chega lá fragilizado emocionalmente, consequentemente, mais suscetível à doutrinação religiosa, aí já viu, né?!
Verdade. Os padres costumam estudar bastante! O problema dos centros de reabilitação religiosos, ao meu ver, é apenas ético.{Yusuke} escreveu: pastor eu não sei, agora tem muito padre, mas muito mesmo, com doutorado em Psicologia.
e o que é senso intelectual? como mostrar para uma pessoa que usar drogas é errado sem impor questões moralistas, o dogmatismo da religião pode não funcionar para mim ou para você, mas pode ser a unica solução para certos casos...
1. Mas tal postura é demasiadamente excludente! A religião só deveria ser excludente no que concerne à prática da fé. Se ajudar mutuamente significa preferir ajudar quem compartilha a mesma fé em detrimento daqueles que não compartilham. E não são em casos ligados à fé, portanto, são cisões sociais desnecessárias ou, grosso modo, formações de panelas.{Yusuke} escreveu: A religião é insubstituível do ponto de vista antropológico também, já que ela faz parte da cultura de uma sociedade.
Socialmente falando a crença em algo, pode auxiliar a certos grupos (que tenham crenças em comuns) a se reconhecerem e se ajudarem mutualmente (1), coisa que em um mundo ateu, como não haveria tal ponto de concordância pode sim ter um mundo mais egoísta. (2) Por outro lado, grupos diferentes tendem a entrar em conflito logo, grupos de religião discordantes tendem a ter maior rivalidade e em um mundo ateu não existiria esse conflito e seria mais pacifico, nesse ponto de vista... logo não faço a minima ideia se o mundo seria melhor com ou sem religião, (3)mas acho que devemos respeitar o direito de todo mundo de crer ou não crer em algo, mesmo que essa religião fale que nossas almas brotaram de caxos de banana e que toda nossa história foi incutida em nossa mente por seres alienígenas em salas de cinema 3D.
FerramentaFJV10Fml escreveu:Vasco
1. Indispensável? Jamais!FFVascão escreveu:Queria começar um debate:
Quem aqui acha que a religião foi e ainda é um ótimo ordenador social? Indispensável pra uma sociedade civilizada, mesmo com seus defeitos. (1)
Quem acha que a humanidade se sairia muito bem sem religião alguma, como seria resolvida a questão do ordenamento social? Apenas o Direito daria conta? (2)
Tá bom, indispensável pode ser uma palavra muito forte. Muito importante e positivo, no entanto, você também não acha?Lord Humongous escreveu:1. Indispensável? Jamais!FFVascão escreveu:Queria começar um debate:
Quem aqui acha que a religião foi e ainda é um ótimo ordenador social? Indispensável pra uma sociedade civilizada, mesmo com seus defeitos. (1)
Quem acha que a humanidade se sairia muito bem sem religião alguma, como seria resolvida a questão do ordenamento social? Apenas o Direito daria conta? (2)
2. Direito, não! Diálogo!
Mesmo se tirassem a religião hoje, a "moral-etica" foi criada baseada nela... Agora se a religião nunca tivesse existido, estariamos feito homens das cavernas, nos matando, estuprando, etc e isso não seria algo abominávelFFVascão escreveu:Tá bom, indispensável pode ser uma palavra muito forte. Muito importante e positivo, no entanto, você também não acha?Lord Humongous escreveu:1. Indispensável? Jamais!FFVascão escreveu:Queria começar um debate:
E do diálogo, poderia discorrer mais?
Fiquei intrigado, acho que não é tão simples quanto tô imaginando KKKK
Nunca é quando se trata de você mesmo KKKK
Acredito que a religião tem suma importancia na vida de hoje, mesmo eu não frequentando nenhuma igreja.Bart Vascaíno escreveu:Mesmo se tirassem a religião hoje, a "moral-etica" foi criada baseada nela... Agora se a religião nunca tivesse existido, estariamos feito homens das cavernas, nos matando, estuprando, etc e isso não seria algo abominávelFFVascão escreveu:Tá bom, indispensável pode ser uma palavra muito forte. Muito importante e positivo, no entanto, você também não acha?Lord Humongous escreveu:
1. Indispensável? Jamais!
eliseu escreveu:Evangélico
Porém acho que o mais importante para o cristão, independente de religião, é viver o que está na Bíblia
O mesmo ocorre com o Xintoísmo e o Mitraísmo, foram ignorados.Cheder escreveu:Que preconceito é esse com o zoroastrismo? pq nao ta na enquete?
sou muito curioso nesses assuntos, podem me explicar do que se tratam tais religiões pf ? :)mspinheiro escreveu:O mesmo ocorre com o Xintoísmo e o Mitraísmo, foram ignorados.Cheder escreveu:Que preconceito é esse com o zoroastrismo? pq nao ta na enquete?
Bart Vascaíno escreveu: Mesmo se tirassem a religião hoje, a "moral-etica" foi criada baseada nela... Agora se a religião nunca tivesse existido, estariamos feito homens das cavernas, nos matando, estuprando, etc e isso não seria algo abominável
As vezes a gente pensa que algo é essencial porque, naquele momento, ele exerce uma função importante. Certa vez tínhamos um funcionário que parecia ser insubstituível e um dia ele resolveu sair. Em seu lugar entrou um sujeito com características diferentes, mas que cumpria seu papel com a mesma competência de seu antecessor. Ser importante não significa ser insubstituível!FFVascão escreveu: Tá bom, indispensável pode ser uma palavra muito forte. Muito importante e positivo, no entanto, você também não acha?
Lord Humongous escreveu:Bart Vascaíno escreveu: Mesmo se tirassem a religião hoje, a "moral-etica" foi criada baseada nela... Agora se a religião nunca tivesse existido, estariamos feito homens das cavernas, nos matando, estuprando, etc e isso não seria algo abominável
Então o diálogo viria depois da religião? Como uma espécie de evolução?Lord Humongous escreveu:Bart Vascaíno escreveu: Mesmo se tirassem a religião hoje, a "moral-etica" foi criada baseada nela... Agora se a religião nunca tivesse existido, estariamos feito homens das cavernas, nos matando, estuprando, etc e isso não seria algo abominável
As vezes a gente pensa que algo é essencial porque, naquele momento, ele exerce uma função importante. Certa vez tínhamos um funcionário que parecia ser insubstituível e um dia ele resolveu sair. Em seu lugar entrou um sujeito com características diferentes, mas que cumpria seu papel com a mesma competência de seu antecessor. Ser importante não significa ser insubstituível!FFVascão escreveu: Tá bom, indispensável pode ser uma palavra muito forte. Muito importante e positivo, no entanto, você também não acha?
O diálogo, por exemplo, previne conflitos de uma maneira diferente da religião. É sabido que pessoas com poucos recursos verbais têm mais dificuldades para lidar com os conflitos e, por isso, acabam sendo mais violentas. Pessoas com o maior domínio da linguagem jogam pelas mesmas regras, portanto, estão menos sujeitas a impasses importantes. Não é à toa que gente com maior escolaridade e/ou que mora em países mais desenvolvidos costumam dar menos importância à religião (como ferramenta de ordenação social).
O diálogo pleno consiste no esforço para entender o que o outro está dizendo, o que é, por si só, um ato de empatia. Não se assemelha em nada com os embates que vemos no campo político, onde nenhuma das partes está disposta a mudar de opinião. Lá as regras do discurso são atropeladas pela necessidade de impor a sua visão. Isso não é diálogo, é um atentado contra suas regras!
Vasco Imortal escreveu:Sou Evangélico , mas não entendo porque a religião é taxada como um meio pra falta de diálogo entre as pessoas.
O que as pessoas tem que saber separar é o que está escrito na bíblia do que esses camaradas (pastores/padres) pregam ao povo. Eles sim (em sua maioria) pregam a intolerância e o desrespeito não a bíblia, então acho injusto rotular a "religião" com falta de diálogo quando é exatamente ao contrário.
A religião tem total influência em nosso modo de viver e nas regras que seguimos e de fato foi uma ferramenta qua transformou o mundo em um lugar melhor para se viver.
Óbvia?Bart Vascaíno escreveu:Cara por mais ateu ou idiota que o cara seja isso é uma coisa obvia.Bart Vascaíno escreveu: Mesmo se tirassem a religião hoje, a "moral-etica" foi criada baseada nela... Agora se a religião nunca tivesse existido, estariamos feito homens das cavernas, nos matando, estuprando, etc e isso não seria algo abominável