SERIA POSSÍVEL, NOS DIAS ATUAIS, EXISTIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO USASSE DINHEIRO?

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.

VOCÊ É A FAVOR?

SIM
4
27%
NÃO
10
67%
DE CERTA FORMA
1
7%

Total de votos: 15

MarielJr
Juvenil
Juvenil

SERIA POSSÍVEL, NOS DIAS ATUAIS, EXISTIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO USASSE DINHEIRO?

Mensagem por MarielJr » 12 Mai 2016, 17:47

Aqui trataremos sobre o tema seguinte:

Seria possível, nos dias atuais, existir uma sociedade que não usasse dinheiro?

Ou seja: Se todos ou cada um vivesse em benefício do outro.

Por exemplo: O dono da farmácia não precisa de dinheiro para comprar ou pagar o remédio que “venderia”, pois as “empresas” que lhe entregaram o remédio para ser distribuído não querem dinheiro, pois não precisam.

Não precisam, porque o dono da “empresa” que produz o remédio, quando precisa de alguma coisa vai até aonde tem o que ele precisa e pega o quanto precisar, sem ter que pagar.

Os “empregados” do fabricante de remédios, não recebem nada do seu “patrão”, pois também não precisam de dinheiro, pegam tudo e quanto precisam, sem ter que pagar aos demais membros da sociedade, que por sua vez, fazem o mesmo.

O médico não cobra pra atender, pois está inserido na mesma sociedade que os outros e portanto terá direito a tudo e quanto precisar.

O médico, o cientista, o empresário, o motorista, o estivador e o gari, poderiam ter um bela piscina em casa, pois o fabricante ou construtor de piscinas estaria na mesma sociedade que os outros e portanto não precisa de dinheiro.

Ou seja: Cada um em seu lugar, exercendo a função que escolheu exercer, feliz por não ter preocupações com problemas financeiros, com exceção de problemas naturais como doença e morte, não teríamos outros tantos problemas que temos na “vida real” como: Seqüestros, assaltos, golpes financeiros, a criminalidade em geral.

As drogas não acabariam, mas os traficantes sim.

Os policiais iriam ter trabalho só com garotos arruaceiros.

Não poderíamos (a princípio) possuir objetos importados, pois os outros paises ou sociedades exportadoras não compartilhariam desse sistema.

Porém, como nossa “hipotética” sociedade, por sorte, está localizada numa região abençoada por Deus, onde se plantando tudo dá, e com um território de dimensões continentais, não teria problemas para comercializar em posição de vantagem, na forma de permuta, seus produtos e serviços.

O País ou a Sociedade seria defendida ou representada por pessoas que realmente têm aptidão para isso e não por políticos corruptos, pois não existiria dinheiro para corrompe-los. Não poderiam também ser corrompidos com objetos, pois objetos eles já teriam o quanto e o que precisassem.

Seria isso possível de ser realizado nos dias atuais?

(Fonte:Forum Consciencia,usuário:BRASIL)
Imagem

Leo Araujo
Júnior
Júnior

Re: SERIA POSSÍVEL,NOS DIAS ATUAIS,EXISTIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO USASSE DINHEIRO?

Mensagem por Leo Araujo » 12 Mai 2016, 18:09

Tópico Liberado - Assunto e Temas Sociais.
Vasco é minha Vida, minha História, meu Primeiro Amigo.
:band:

Leo Araujo
Júnior
Júnior

Re: SERIA POSSÍVEL,NOS DIAS ATUAIS,EXISTIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO USASSE DINHEIRO?

Mensagem por Leo Araujo » 12 Mai 2016, 18:10

Infelizmente nos dias de hoje é impossível de acontecer.

Aquiles
Profissional
Profissional

Mensagem por Aquiles » 12 Mai 2016, 18:11

Tá assistindo "O Preço do Amanhã" ?

Viajada legal kkkkkkkkkk.
Imagem Imagem

Mohammed Lisboa
Capitão
Capitão

Mensagem por Mohammed Lisboa » 12 Mai 2016, 18:37

Escambo?
FORA EURICO!!

IPCASTRO
Júnior
Júnior

Mensagem por IPCASTRO » 12 Mai 2016, 18:42

:rast:
EURICO O MAIOR FLAMENGUISTA DE TODOS OS TEMPOS

Lord Humongous
Júnior
Júnior

Mensagem por Lord Humongous » 12 Mai 2016, 18:45

Sim, possível é! Mas o universo das possibilidades é muito vasto e aceita qualquer coisa.

Biácomo
Profissional
Profissional

Mensagem por Biácomo » 12 Mai 2016, 18:46

Mariel mitoooooo
Imagem

cristiangomees
Juvenil
Juvenil

Mensagem por cristiangomees » 12 Mai 2016, 19:03

como você avaliaria o merecimento de determinada coisa ? ja que não são determinados valores ?

Ex. eu e meu irmão trabalhamos em uma empresa, não ganhamos nada por isso porque o governo nos dá alimento.

mas eu quero uma Tv 42 e um xbox e meu irmao quer 1 carro.

como seria feita a avaliação de rendimento para saber que se o que eu produzo é o suficiente para que eu receba algo de muito valor ?

impossível.

Lord Humongous
Júnior
Júnior

Mensagem por Lord Humongous » 12 Mai 2016, 19:06

cristiangomees escreveu:como você avaliaria o merecimento de determinada coisa ? ja que não são determinados valores ?

Ex. eu e meu irmão trabalhamos em uma empresa, não ganhamos nada por isso porque o governo nos dá alimento.

como seria feita a avaliação de rendimento para saber que se o que eu produzo é o suficiente para que eu receba algo de muito valor ?

impossível.
Se você não sabe a resposta para um problema, julga que ele é impossível de ser resolvido?

Aquiles
Profissional
Profissional

Mensagem por Aquiles » 12 Mai 2016, 19:06

cristiangomees escreveu:como você avaliaria o merecimento de determinada coisa ? ja que não são determinados valores ?

impossível.

Se daria pelo tamanho da testa.

Pode ficar com a TV 42, o Xbox e o carro.

Sacanagem, cris, tmj mlk.
Imagem Imagem

cristiangomees
Juvenil
Juvenil

Mensagem por cristiangomees » 12 Mai 2016, 19:07

Lord Humongous escreveu:

impossível.
Se você não sabe a resposta para um problema, julga que ele é impossível de ser resolvido?
quem tem que ter a resposta é o idealista, não eu.

e a minha opinião é que seja impossível, apenas citei um exemplo,

abrs

cristiangomees
Juvenil
Juvenil

Mensagem por cristiangomees » 12 Mai 2016, 19:08

Aquiles escreveu:

impossível.

Se daria pelo tamanho da testa.

Pode ficar com a TV 42, o Xbox e o carro.

Sacanagem, cris, tmj mlk.
kkkkkkkkkkk te empresto o xbox, depois

Yellow Ledbetter
Júnior
Júnior
Contato:

Mensagem por Yellow Ledbetter » 12 Mai 2016, 19:27

Como ficam os recursos?

alexandre.vasco
Júnior
Júnior

Mensagem por alexandre.vasco » 13 Mai 2016, 10:22

sem dinheiro não

mas, sem celular seria muito legal
Imagem

Henrique Francioni
Júnior
Júnior

Mensagem por Henrique Francioni » 13 Mai 2016, 10:39

O mundo gira em volta do dinheiro.

Não seria possível.
Imagem

GilsonVGPR
Júnior
Júnior

Mensagem por GilsonVGPR » 13 Mai 2016, 11:34

O dinheiro foi criado para facilitar as trocas comerciais quando estas ficaram mais complexas, como citou no seu exemplo o cristiangomees.

Não é só o cara ir em algum lugar e pegar o que ele quer, tem que dar algo em troca. É justamente nessa troca que há a complexidade. O Cristian chega na concessionária e diz que quer um carro. A concessionária não vai dar o carro a ele de presente. Ele tem que dar algo em troca. Aí ele chega com uma bicicleta, uma biz e um fusca, e diz, "troco esses 3 veículos por 1 veículo hilux". Sendo dono da concessionária, você aceita essa troca?

Não seria impossível viver sem dinheiro, mas, seria muito difícil fazer as trocas comercias sem uma moeda de correspondência.
Imagem

Ronan
Craque
Craque

Re: SERIA POSSÍVEL, NOS DIAS ATUAIS, EXISTIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO USASSE DINHEIRO?

Mensagem por Ronan » 13 Mai 2016, 11:43

Sem dinheiro eu acho quase impossível, e sem internet ?
:pens:
✠SE VOCÊ FOR VASCAÍNO(a), DEUS TE ABENÇOE, SE NÃO FOR, DEUS TE PERDOE✠
Imagem

Bart Vascaíno
Profissional
Profissional

Re: SERIA POSSÍVEL, NOS DIAS ATUAIS, EXISTIR UMA SOCIEDADE QUE NÃO USASSE DINHEIRO?

Mensagem por Bart Vascaíno » 13 Mai 2016, 11:49

Essa é da boaa
Imagem

marcinhohn
Júnior
Júnior

Mensagem por marcinhohn » 13 Mai 2016, 11:53

Claro que sim, pra tudo nessa vida a gente da um jeito. Se quiser realmente saber te vendo uma apostila com todas as dicas por 10,99
Imagem

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 13 Mai 2016, 12:00

Seria possível apenas numa sociedade 100% comunista, em que todos trabalham para a coletividade e o Estado provê tudo para todos.

Mas isso resolveria apenas as questões da moeda como meio de troca e de pagamento.

Nas questões de reserva de valor e unidade de valor, teria que se pensar em algo.

Como saber o valor dos produtos, bens e serviços sem moeda?
Imagem

R.I.P. VASCO🖤
✝21/08/1898 - 💀20/01/2018

Slash Cruzmaltino
Profissional
Profissional

Mensagem por Slash Cruzmaltino » 13 Mai 2016, 12:58

Claro que sim, só não vai haver essa porra de patrão e tal...

o dinheiro é a raiz de todos os males
ImagemImagem

Leo Araujo
Júnior
Júnior

Mensagem por Leo Araujo » 13 Mai 2016, 13:01

Eu acho impossível. O único relato disto foi nos primórdios da Origem biblica.

MarielJr
Juvenil
Juvenil

Mensagem por MarielJr » 13 Mai 2016, 14:56

Vou dar uma explicação mais ampla,primeiramente sabemos que o capitalismo está em crise,crise dos países,dos recursos,desigualdade social e corrupção estão á flor da pele,acredito que em mais ou menos 40 anos esse sistema se fará necessário,o fato que o dinheiro seria,respondendo alguma perguntas feitas pelo pessoal,no caso do carro e xbox você teria dinheiro,o fato é que seria necessário uma padronização nos modelos automobilísticos,não no carro e sim nas suas funções onde seriam equivalentes,o fato é que as pessoas querem ter demais,essa civilização seria formada em tese por pessoas de intelectualidade razoavelmente desenvolvida,saberíamos que pode-se pegar o que quiser mas se você pegar muitas laranjas por exemplo,você estará tirando elas de outras pessoas da comunidade e consequentemente perderá em outros produtos,é pra isso que teria um Estado,esse cuidaria para o sistema poder se manter em equilíbrio,em princípio os recursos seriam centrados para o mercado interno,como só teria exportação no caso de ter mais do que o necessário(e nesse caso faríamos trocas com outros países para com coisas que não temos).Teríamos um sistema muito bem em base,outro fato importante seria a jornada de trabalho,acredito que teríamos que dividir em trabalho de ócio e braçal,onde cada habitante faria uma parte de sua jornada em cada meio,outro os que tivessem trabalhos mais puxados teriam uma carga horária mais flexível,visto que todos teriam de trabalhar nessa sociedade a carga de trabalho diminuiria e teríamos mais tempo de aproveitar a vida como ela é,caso tenham mais perguntas é só indo mandando no tópico que eu vou respondendo,VLW! :)
Imagem

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 13 Mai 2016, 15:00

MarielJr escreveu:Vou dar uma explicação mais ampla,primeiramente sabemos que o capitalismo está em crise,crise dos países,dos recursos,desigualdade social e corrupção estão á flor da pele,acredito que em mais ou menos 40 anos esse sistema se fará necessário,o fato que o dinheiro seria,respondendo alguma perguntas feitas pelo pessoal,no caso do carro e xbox você teria dinheiro,o fato é que seria necessário uma padronização nos modelos automobilísticos,não no carro e sim nas suas funções onde seriam equivalentes,o fato é que as pessoas querem ter demais,essa civilização seria formada em tese por pessoas de intelectualidade razoavelmente desenvolvida,saberíamos que pode-se pegar o que quiser mas se você pegar muitas laranjas por exemplo,você estará tirando elas de outras pessoas da comunidade e consequentemente perderá em outros produtos,é pra isso que teria um Estado,esse cuidaria para o sistema poder se manter em equilíbrio,em princípio os recursos seriam centrados para o mercado interno,como só teria exportação no caso de ter mais do que o necessário(e nesse caso faríamos trocas com outros países para com coisas que não temos).Teríamos um sistema muito bem em base,outro fato importante seria a jornada de trabalho,acredito que teríamos que dividir em trabalho de ócio e braçal,onde cada habitante faria uma parte de sua jornada em cada meio,outro os que tivessem trabalhos mais puxados teriam uma carga horária mais flexível,visto que todos teriam de trabalhar nessa sociedade a carga de trabalho diminuiria e teríamos mais tempo de aproveitar a vida como ela é,caso tenham mais perguntas é só indo mandando no tópico que eu vou respondendo,VLW! :)
É uma bela duma teoria marxista.
Imagem

R.I.P. VASCO🖤

Leicester
Promessa
Promessa

Mensagem por Leicester » 13 Mai 2016, 20:42

Hoje em dia a sua autonomia de fazer algo vai até onde o dinheiro lhe permite. Tudo é dinheiro, as roupas que se veste, o pc que eu uso pra digitar isso, o cafezinho, o ingresso do jogo do Vasco; fico pensando, o quão profunda teria que ser a mudança dentro da sociedade, não só nos mecanismos de negociações, troca, compra e venda, como também nos hábitos das pessoas, pra se viver sem o dinheiro.

Penso que haveria formas melhores de propor um principio de mais equidade na sociedade do que viver sem papel moeda.
Com, isso, me parece até possível uma sociedade sem dinheiro, mas as chances seriam, tipo, uma em 100 bilhões.
Imagem
O Maior feito da história do futebol

Lord Humongous
Júnior
Júnior

Mensagem por Lord Humongous » 13 Mai 2016, 20:52

E se as pessoas trabalhassem porque acreditam no valor do trabalho? Se fizessem por afeto à comunidade?

Ah, vá! Nem é preciso ser muito criativo para imaginar uma sociedade funcionando sem dinheiro.

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 13 Mai 2016, 20:59

Só se for na ficção, pq na realidade isso nunca foi levado a frente.

Somente em comunidades minúsculas e isoladas.

Essa utopia ai seria o resultado final de uma sociedade comunista clássica.

Nunca se chegou nem perto disso.
Imagem

R.I.P. VASCO🖤

ORESTES
Profissional
Profissional

Mensagem por ORESTES » 13 Mai 2016, 21:25

Sem dinheiro é fácil, quero ver sem pepeka. KKKKK mentira to há 18 anos sem.
Imagem
Quando voce tentar achar a minha localização.. Eu vou estar lá!
https://www.youtube.com/watch?v=GAlJySZo8Bw

ORESTES
Profissional
Profissional

Mensagem por ORESTES » 13 Mai 2016, 21:26

Lord Humongous escreveu:E se as pessoas trabalhassem porque acreditam no valor do trabalho? Se fizessem por afeto à comunidade?

Ah, vá! Nem é preciso ser muito criativo para imaginar uma sociedade funcionando sem dinheiro.
Amigo, nem pagando eu trabalho imagina se não pagassem. Na verdade, teria parado de estudar já na 4ª série.
Imagem
Quando voce tentar achar a minha localização.. Eu vou estar lá!
https://www.youtube.com/watch?v=GAlJySZo8Bw

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”