FOSFOETANOLAMINA E O CÂNCER

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.

O uso Fosfotoetanolamina deve ser liberado ?

Sim
6
32%
Não
8
42%
Sem opinião formada
5
26%

Total de votos: 19

AlmiranteCRVG
Júnior
Júnior
Contato:

FOSFOETANOLAMINA E O CÂNCER

Mensagem por AlmiranteCRVG » 15 Abr 2016, 11:30

Imagem

A fosforiletanolamina ou fosfoetanolamina é um composto químico orgânico presente naturalmente no organismo de diversos mamíferos. Ela ajuda a formar uma classe especial de lipídeos, os esfingolipídeos, moléculas que participam da composição estrutural das membranas das células e das mitocôndrias. Do ponto de vista bioquímico, trata-se de uma amina primária envolvida na biossíntese de lipídeos. Além dessa função estrutural de formar a membrana celular, ela possui ainda uma função sinalizadora, ou seja, a fosfoetanolamina informa o organismo de algumas situações que as células estão passando.

No Brasil, a presidente Dilma sancionou a Lei nº 13.269, de 13 de abril de 2016, autorizando o uso da substância, por livre escolha de pacientes diagnosticados com neoplasia maligna, contanto que haja um laudo médico atestanto o diagnóstico e a assinatura de termo de consentimento e responsabilidade pelo paciente ou seu representante legal. A decisão da presidente se deu após sugestão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação de que a substância fosse liberada como suplemento alimentar, e não como medicamento, enquanto as pesquisas prosseguem.

Fonte: Wikipedia
NÃO BOICOTE O VASCO! SEJA SÓCIO COM VOTO OU SÓCIO TORCEDOR!

:band:

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Re: FOSFOETANOLAMINA E O CÂNCER

Mensagem por Lorenzo » 15 Abr 2016, 11:43

Assuntos & Temas Diversos.

Liberado.
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Douglas
Júnior
Júnior

Mensagem por Douglas » 15 Abr 2016, 11:55

Eu sou contra o uso disso.

Agora, se eu to com câncer e me dizem que comendo cocô de cachorro eu tenho chance de cura eu começo a viver num canil.

O estado tem que deixar de controlar as pessoas e deixar todos por sua conta e risco. Quem quer usar, usa, quem não quer, não usa.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Imagem

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Mensagem por Bruno Vascaíno » 15 Abr 2016, 12:49

Não tenho conhecimento científico pra comentar, mas se não tiver nenhum efeito colateral grave, não vejo problemas em liberar...
Minha história no antigo fórum:
Bruno_Vascaíno
Status: Profissional
Registro: 6/1/2009

crvg_emmanuel
Craque
Craque
Contato:

Mensagem por crvg_emmanuel » 15 Abr 2016, 12:51

Douglas escreveu:Eu sou contra o uso disso.

Agora, se eu to com câncer e me dizem que comendo cocô de cachorro eu tenho chance de cura eu começo a viver num canil.

O estado tem que deixar de controlar as pessoas e deixar todos por sua conta e risco. Quem quer usar, usa, quem não quer, não usa.

:acclaim:

Livre arbítrio
Imagem

Leo Araujo
Júnior
Júnior

Mensagem por Leo Araujo » 15 Abr 2016, 12:55

Bruno Vascaíno escreveu:Não tenho conhecimento científico pra comentar, mas se não tiver nenhum efeito colateral grave, não vejo problemas em liberar...
Vou na mesma linha. Dificil comentar algo que não temos conhecimento.
Vasco é minha Vida, minha História, meu Primeiro Amigo.
:band:

Gabrielleao
Profissional
Profissional

Mensagem por Gabrielleao » 15 Abr 2016, 12:56

Eu acho que esse caso é muito difícil.

Um lado meu concordo com você.

Outro, sabe que existem varios charlatões e que se fosse liberando medicamentos sem todos os estudos vários morreriam por serem enganados.

Nesse assunto eu fico extremamente em cima do muro.

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 15 Abr 2016, 13:03

crvg_emmanuel escreveu:

:acclaim:

Livre arbítrio
Pra começar, fabricar, distribuir e/ou vender medicamentos sem o devido registro no Ministério da Saúde é crime contra a saúde pública.

O problema, nesse exemplo, é quando não dizem que cocô de cachorro não funciona como deveria ou pode causar problemas maiores... isso é enganar as pessoas. Ninguém sabe ainda se a substância funciona mesmo ou não, por falta de estudos.
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 15 Abr 2016, 13:05

Gabrielleao escreveu:

Eu acho que esse caso é muito difícil.

Um lado meu concordo com você.

Outro, sabe que existem varios charlatões e que se fosse liberando medicamentos sem todos os estudos vários morreriam por serem enganados.

Nesse assunto eu fico extremamente em cima do muro.
Exatamente é esse o ponto... o que tem de garrafada e produtos milagrosos que dizem que cura até calvice nessas feiras livres e laboratórios de fundo de quintal, espalhados pelo Brasil...
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 15 Abr 2016, 13:07

Leo Araujo escreveu:
Bruno Vascaíno escreveu:Não tenho conhecimento científico pra comentar, mas se não tiver nenhum efeito colateral grave, não vejo problemas em liberar...
Vou na mesma linha. Dificil comentar algo que não temos conhecimento.
E a presidANTA, que tem tanto ou menos conhecimento sobre o assunto que vocês, vai lá e libera... :affs:
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Gabrielleao
Profissional
Profissional

Mensagem por Gabrielleao » 15 Abr 2016, 13:32

Lorenzo escreveu: Exatamente é esse o ponto... o que tem de garrafada e produtos milagrosos que dizem que cura até calvice nessas feiras livres e laboratórios de fundo de quintal, espalhados pelo Brasil...
Só que nesse caso não é tão simples assim.

Pelo oque eu sei o Fosfoetanolamina foi criado por um quimico da ISQC que é filiada a USP e tem sido usado a mais de 20 anos de forma indireta com vários resultados positivos.

A Grande questão é que para um medicamento no brasil ser liberado a burocracia é ENORME e é necessário MUITO dinheiro.

E não são relatos vagos, há varios relatos da diminuição do Cancer só com sua utilização em pacientes brasileiros e ate em uma alemã.

Claro, sem todas as pesquisas fica impossível saber para que tipo de Cancer ele serve ou quais são seus reais efeitos a longo prazo, mas não é uma "agua santa" inventada por um charlatão de fundo de quintal.

Tanto é assim, que varias pessoas conseguiram por meios legais liminares para a utilização antes da liberação.

E como já foi dito, a sua liberação foi recomendada pelo Ministério da Ciência & Tecnologia e passou por TODOS as esferas antes de chegar na dilma.

Como já disse, que não sei oque achar, pois mesmo que esse medicamento em si seja bom essa medida pode abrir precedentes para os verdadeiros Charlatões.

Mas não é tão simples assim.

predador5
Júnior
Júnior

Mensagem por predador5 » 15 Abr 2016, 13:37

Algumas duvidas

Se eu não me engano, não é medicamento, correto? Acho que aquele Drauzio Varella afirmou isso.

Outro ponto, a liberação é apenas pacientes em estado terminal, correto?

Gabrielleao
Profissional
Profissional

Mensagem por Gabrielleao » 15 Abr 2016, 13:49

predador5 escreveu:Algumas duvidas

Se eu não me engano, não é medicamento, correto? Acho que aquele Drauzio Varella afirmou isso.

Foi liberado como suplemento ( pois não se pode liberar medicamentos sem a autorização dos órgãos fiscalizadores) e não se é só para pacientes em estados terminais mas é necessario se comprovar MUITAS coisas sofre a doença.

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 15 Abr 2016, 14:12

Gabrielleao escreveu:
Lorenzo escreveu: Exatamente é esse o ponto... o que tem de garrafada e produtos milagrosos que dizem que cura até calvice nessas feiras livres e laboratórios de fundo de quintal, espalhados pelo Brasil...
Só que nesse caso não é tão simples assim.

Pelo oque eu sei o Fosfoetanolamina foi criado por um quimico da ISQC que é filiada a USP e tem sido usado a mais de 20 anos de forma indireta com vários resultados positivos.

A Grande questão é que para um medicamento no brasil ser liberado a burocracia é ENORME e é necessário MUITO dinheiro.

E não são relatos vagos, há varios relatos da diminuição do Cancer só com sua utilização em pacientes brasileiros e ate em uma alemã.

Claro, sem todas as pesquisas fica impossível saber para que tipo de Cancer ele serve ou quais são seus reais efeitos a longo prazo, mas não é uma "agua santa" inventada por um charlatão de fundo de quintal.

Tanto é assim, que varias pessoas conseguiram por meios legais liminares para a utilização antes da liberação.

E como já foi dito, a sua liberação foi recomendada pelo Ministério da Ciência & Tecnologia e passou por TODOS as esferas antes de chegar na dilma.

Como já disse, que não sei oque achar, pois mesmo que esse medicamento em si seja bom essa medida pode abrir precedentes para os verdadeiros Charlatões.

Mas não é tão simples assim.
E os relatos de que não tiveram efeito? Quem morreu do câncer não foi lá na porta do pesquisador reclamar que o medicamento não fez efeito. E quem pode provar que a redução do câncer se deu pelo uso da fosfoetanolamina e não por outra terapia paralela?

A ANVISA é totalmente contrária a liberação da substância por não haver estudos suficientes. O INCA é contrário a liberação da substância. A FIOCRUZ já se pôs a disposição do pesquisador para ajudar nos teste, mas foi recusado pelo pesquisador. A própria USP é contrária a distribuição da substância.

Pessoas conseguiram por meio de liminares pois há magistrados entendem porra nenhuma de normas técnicas para liberação de um medicamento e, inconsequentemente, fazem merda.

Concordo que há muita burocracia, máfia, etc, para liberação de um medicamento pela ANVISA, sei disso na prática, mas não é liberando de qualquer maneira que se corrige o problema.

Entendo que quem está no desespero de um tratamento pro câncer, mas não pode atropelar as coisas por causa disso. E se amanhã descobrirem que essa substância pode até tratar câncer de fígado, por exemplo, mas causa problemas no coração ou destrói células do cérebro... quem vai se responsabilizar?
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

predador5
Júnior
Júnior

Mensagem por predador5 » 15 Abr 2016, 14:35

Gabrielleao escreveu:
predador5 escreveu:Algumas duvidas

Foi liberado como suplemento ( pois não se pode liberar medicamentos sem a autorização dos órgãos fiscalizadores) e não se é só para pacientes em estados terminais mas é necessario se comprovar MUITAS coisas sofre a doença.

Mas suplemento tb não pode.

edu_vascao
Júnior
Júnior

Mensagem por edu_vascao » 15 Abr 2016, 14:39

Eu acho q quem tem q definir isso eh o proprio medico com seu paciente, nao entendo q q tem a ver congresso nacional ou presidente com isso...

Particularmente acho q cada um tem direito de buscar o tratamento q quiser, em estado terminal entao sou a favor ate da pessoa poder usar drogas pesadas como heroina para aliviar e ainda sentir algum ultimo prazer na vida depois de tanto sofrimento!
Imagem
O dia da crianca tambem eh o dia do animal
pena de morte para corrupcao
#separario
Supremos Traidores Federais
Ja pode prender o Lula?

Gabrielleao
Profissional
Profissional

Mensagem por Gabrielleao » 15 Abr 2016, 21:15

Lorenzo escreveu: E os relatos de que não tiveram efeito? Quem morreu do câncer não foi lá na porta do pesquisador reclamar que o medicamento não fez efeito. E quem pode provar que a redução do câncer se deu pelo uso da fosfoetanolamina e não por outra terapia paralela?

A ANVISA é totalmente contrária a liberação da substância por não haver estudos suficientes. O INCA é contrário a liberação da substância. A FIOCRUZ já se pôs a disposição do pesquisador para ajudar nos teste, mas foi recusado pelo pesquisador. A própria USP é contrária a distribuição da substância.

Pessoas conseguiram por meio de liminares pois há magistrados entendem porra nenhuma de normas técnicas para liberação de um medicamento e, inconsequentemente, fazem merda.

Concordo que há muita burocracia, máfia, etc, para liberação de um medicamento pela ANVISA, sei disso na prática, mas não é liberando de qualquer maneira que se corrige o problema.

Entendo que quem está no desespero de um tratamento pro câncer, mas não pode atropelar as coisas por causa disso. E se amanhã descobrirem que essa substância pode até tratar câncer de fígado, por exemplo, mas causa problemas no coração ou destrói células do cérebro... quem vai se responsabilizar?

Eu não sei como funciona a questão da patente, mas no comunicado da Fiocruz fica claro que os pesquisadores não liberaram para fiocruz pois a mesma queria uma parte da patente ao fazer os testes.

Eu não tenho opinião formada, mas acho uma tortura você impedir que um paciente terminal de cancer não utilize esse pseudo medicamente só por que os teste não foram feitos ainda.

Como você disse, ainda não se sabe qual tipo de câncer ele funciona e varias outras coisas, mas se eu fosse um paciente terminal de cancer ou se um familiar meu fosse (minha vô morreu ano passado de um câncer terminal) eu iria querer tentar de TUDO que desse alguma esperança.

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 15 Abr 2016, 21:59

Gabrielleao escreveu:
Lorenzo escreveu: E os relatos de que não tiveram efeito? Quem morreu do câncer não foi lá na porta do pesquisador reclamar que o medicamento não fez efeito. E quem pode provar que a redução do câncer se deu pelo uso da fosfoetanolamina e não por outra terapia paralela?

Eu não sei como funciona a questão da patente, mas no comunicado da Fiocruz fica claro que os pesquisadores não liberaram para fiocruz pois a mesma queria uma parte da patente ao fazer os testes.

Eu não tenho opinião formada, mas acho uma tortura você impedir que um paciente terminal de cancer não utilize esse pseudo medicamente só por que os teste não foram feitos ainda.

Como você disse, ainda não se sabe qual tipo de câncer ele funciona e varias outras coisas, mas se eu fosse um paciente terminal de cancer ou se um familiar meu fosse (minha vô morreu ano passado de um câncer terminal) eu iria querer tentar de TUDO que desse alguma esperança.
Com a patente da síntese de uma substância, como a fosfoetanolamina, somente o seu detentor poderá fabricá-la e vendê-la por 2 décadas. Imagina quanto dinheiro isso pode gerar... Quem quiser fabricar e vender,terá que pagar uma bela grana pro detentor.

Testes clínicos demandam muito tempo e, principalmente dinheiro para ser realizado. Se o pesquisador está usando a substância há 20 anos, pq ele não fez os testes obrigatórios necessários? Pq não buscou apoio ou parcerias?

Eu acho isso exploração do sofrimento alheio. Criar uma falsa esperança. Tecnicamente e legalmente, essa substância está na mesma categoria da "água milagrosa".

Isso sem falar que é um laboratório de química, não uma indústria farmacêutica. Há padronização da produção das cápsulas? Há controle de qualidade? Segue as Boas Práticas de Fabricação exigidas para uma indústria? Como é o ambiente que essas cápsulas são produzidas? Há controle contra contaminação? Complicado demais...
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

IPCASTRO
Júnior
Júnior

Mensagem por IPCASTRO » 15 Abr 2016, 22:23

se for provado que não faz mal tem que liberar
se melhorar 1 % o cancer ja é valido
pior doença que existe
EURICO O MAIOR FLAMENGUISTA DE TODOS OS TEMPOS

Chemistry
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Chemistry » 15 Abr 2016, 22:24

Amigos, eu trabalho com câncer. E não concordo em usar nada sem o estudo mais avançado, que não temos. Não foi feito teste em humanos ainda para comprovar que tudo ficará bem. E não é porque disseram que pode ajudar que deve ser liberado.

É uma anomalia muito perigosa pra ser tratada dessa forma.
A diferença entre a inteligência e a estupidez é que a primeira é limitada.

Chemistry
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Chemistry » 15 Abr 2016, 22:26

Lorenzo escreveu:
Gabrielleao escreveu:

Com a patente da síntese de uma substância, como a fosfoetanolamina, somente o seu detentor poderá fabricá-la e vendê-la por 2 décadas. Imagina quanto dinheiro isso pode gerar... Quem quiser fabricar e vender,terá que pagar uma bela grana pro detentor.

Testes clínicos demandam muito tempo e, principalmente dinheiro para ser realizado. Se o pesquisador está usando a substância há 20 anos, pq ele não fez os testes obrigatórios necessários? Pq não buscou apoio ou parcerias?

Eu acho isso exploração do sofrimento alheio. Criar uma falsa esperança. Tecnicamente e legalmente, essa substância está na mesma categoria da "água milagrosa".

Isso sem falar que é um laboratório de química, não uma indústria farmacêutica. Há padronização da produção das cápsulas? Há controle de qualidade? Segue as Boas Práticas de Fabricação exigidas para uma indústria? Como é o ambiente que essas cápsulas são produzidas? Há controle contra contaminação? Complicado demais...

Garanto que os laboratórios químicos são tão higiênicos quanto os farmacêuticos. Experiência própria.

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 15 Abr 2016, 23:46

Chemistry escreveu:
Lorenzo escreveu:
Gabrielleao escreveu:

Garanto que os laboratórios químicos são tão higiênicos quanto os farmacêuticos. Experiência própria.
Não estou comparando laboratórios... estou comparando um laboratório de faculdade com uma indústria farmacêutica que segue normas específicas para poder produzir um medicamento. Não creio que o laboratório em questão tenha controle de partículas e classificação de área limpa, por exemplo.
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Zdenek
Júnior
Júnior

Mensagem por Zdenek » 16 Abr 2016, 12:16

Famoso muito barulho por nada.

Se for rodar o PubMed não tem nada que fale sobre a fosfoetilamina.

Não existem testes ainda sobre a real eficácia desse medicamento.

Como já bem disseram, esses testes podem levar até 20 anos.

Entendo o lado de quem tem câncer. Faço estágio na clínica médica de um hospital federal no Rio, e atendo alguns pacientes com câncer. Entendo também que pelo desespero dessa terrível doença o paciente se submeteria a qualquer coisa.

Uma outra coisa que deve ser ressaltada é que os poucos testes feitos com a fosfoetilamina mostraram-se insatisfatórios.

Acho que é preciso cautela. Estão vendendo uma substância que nem testada foi ainda como uma panaceia.
Imagem

Sardinha
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Sardinha » 16 Abr 2016, 23:33

Já andei vendo sobre isso, que se o paciente tiver disposto a fazer uso, tem que assinar um termo, assumindo qualquer responsabilidade pelo resultado e que não deve ser usado como substituto do tratamento recomendado.
Imagem

Chemistry
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Chemistry » 17 Abr 2016, 00:08

Lorenzo escreveu:
Chemistry escreveu:
Lorenzo escreveu:

Não estou comparando laboratórios... estou comparando um laboratório de faculdade com uma indústria farmacêutica que segue normas específicas para poder produzir um medicamento. Não creio que o laboratório em questão tenha controle de partículas e classificação de área limpa, por exemplo.
Ah sim, desculpe... Entendi errado

Realmente não tem nada disso em universidades, mesmo em particulares.

{Yusuke}
Júnior
Júnior

Mensagem por {Yusuke} » 17 Abr 2016, 03:21

eita caralha só agora eu vi esse tópico... aiai Vamos lá....

Primeiro de tudo a Fosfoetanolamina, NUNCA foi proibida no país ela é usada na industria química e vc pode comprar isso a tonelada se quiser ( https://www.fishersci.com/shop/products ... 89919#tab1 ) o que não se pode é vender isso como remédio já que nãos se sabe se isso é um remédio ou não, se por exemplo 20 pessoas de 100 sobreviveram após o uso dela, pode significar simplesmente que isso seja um efeito placebo ( http://www.ciencia20.up.pt/index.php?op ... bo&catid=8 ) ou que realmente houve uma melhore em um tipo especifico.

Um dos grandes problemas é que o cherice não guardou dados sobre as pessoas que tomaram e tiveram a melhora, não se sabe se elas tomaram a fosfo com a quimio, se foi sem a quimio, quantos morreram durante o tratamento quanto se salvaram durante o tratamento a unica coisa que se tem é um artigo de 14 pagina (o que é uma piada para quem já leu ou fez um artigo cientifico) feito pela turma do cherice onde supostamente a fosfo teria tido o efeito positivo "IN VITRO", da mesma forma foram feitos 2 testes um pelo mcti ( http://g1.globo.com/bemestar/noticia/20 ... tumor.html ) e outro pela UFC ( http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotid ... ncer.shtml ) que não mostraram eficacia da fosfo contra tumores IN VITRO, e existe um estudo muito mais completo que o do cherice que mostra que a fosfo pode induzir o aumento de certos tipos de tumores ( https://www.youtube.com/watch?v=m6cb3GStmek ).

a questão é que, forçar a regulamentação disso como remédio mesmo sendo que não se tenha nenhuma comprovação cientifica disso é irresponsabilidade, é prova do desconhecimento cientifico que assola o brasil.

e para a diversão da galera toma essa reportagem e se divirtam http://epoca.globo.com/vida/noticia/201 ... amina.html
Imagem

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 17 Abr 2016, 10:14

{Yusuke} escreveu:eita caralha só agora eu vi esse tópico... aiai Vamos lá....

Primeiro de tudo a Fosfoetanolamina, NUNCA foi proibida no país ela é usada na industria química e vc pode comprar isso a tonelada se quiser ( https://www.fishersci.com/shop/products ... 89919#tab1 ) o que não se pode é vender isso como remédio já que nãos se sabe se isso é um remédio ou não, se por exemplo 20 pessoas de 100 sobreviveram após o uso dela, pode significar simplesmente que isso seja um efeito placebo ( http://www.ciencia20.up.pt/index.php?op ... bo&catid=8 ) ou que realmente houve uma melhore em um tipo especifico.

Um dos grandes problemas é que o cherice não guardou dados sobre as pessoas que tomaram e tiveram a melhora, não se sabe se elas tomaram a fosfo com a quimio, se foi sem a quimio, quantos morreram durante o tratamento quanto se salvaram durante o tratamento a unica coisa que se tem é um artigo de 14 pagina (o que é uma piada para quem já leu ou fez um artigo cientifico) feito pela turma do cherice onde supostamente a fosfo teria tido o efeito positivo "IN VITRO", da mesma forma foram feitos 2 testes um pelo mcti ( http://g1.globo.com/bemestar/noticia/20 ... tumor.html ) e outro pela UFC ( http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotid ... ncer.shtml ) que não mostraram eficacia da fosfo contra tumores IN VITRO, e existe um estudo muito mais completo que o do cherice que mostra que a fosfo pode induzir o aumento de certos tipos de tumores ( https://www.youtube.com/watch?v=m6cb3GStmek ).

a questão é que, forçar a regulamentação disso como remédio mesmo sendo que não se tenha nenhuma comprovação cientifica disso é irresponsabilidade, é prova do desconhecimento cientifico que assola o brasil.

e para a diversão da galera toma essa reportagem e se divirtam http://epoca.globo.com/vida/noticia/201 ... amina.html
Sem mais...
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Biácomo
Profissional
Profissional

Mensagem por Biácomo » 17 Abr 2016, 12:59

Li que a Fosfoetanolamina não será distribuída pelo SUS.

Pra quem pode pagar, ótimo. Estado paternalista e fiscal da vida privada não foi nunca o ideal.

Sobre essa não autorização de distribuição pelo SUS, é complicado.

Subsidiar uma substância que não tem comprovada sua eficácia com o dinheiro público não me parece razoável.
Imagem

renmb
Júnior
Júnior

Mensagem por renmb » 17 Abr 2016, 13:29

Cada um toma o que quiser. Se quiser fumar maconha, que fume. Se quiser cheirar cocaína, que cheire. Se quiser fumar, que fume. Se quiser beber, que beba. Se quiser tomar no cú, que tome.

O que não pode acontecer, são as famosas propagandas enganosas. Tem que vir bem grande na embalagem, "AINDA NÃO FOI TESTADO" e não ser vendido como remédio, pronto. Não tem que ficar proibindo, pois é pior. Por exemplo, a maconha é proibida, mas grande parte da população fuma. Ando pelas ruas da cidade e em cada esquina tem um fumando.

O pior é ficar dando dinheiro pra bandido, pois é isso que vai acontecer se proibir.
Editado pela última vez por renmb em 17 Abr 2016, 13:37, em um total de 1 vez.
Imagem

Spawn
Júnior
Júnior

Mensagem por Spawn » 17 Abr 2016, 13:33

Eu sou favorável a pesquisa, e que se faça todo o procedimento, que é feito pra qualquer medicamento novo, antes da liberação.
Imagem Imagem

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”