FEMINISMO

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.
Lord Humongous
Júnior
Júnior

FEMINISMO

Mensagem por Lord Humongous » 12 Mar 2016, 11:00

No mês de março, devido à celebração do Dia Internacional da Mulher (08/03), o número de postagens sobre o tema cresce vertiginosamente nas redes sociais. Há opiniões e reações de todo o tipo, mas fiquei pensando como seria debater o problema em um fórum composto, basicamente, por homens.

O que vocês entendem por feminismo? Como se posicionam com relação aos argumentos tipicamente utilizados pelas feministas?

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Re: FEMINISMO

Mensagem por Lorenzo » 12 Mar 2016, 17:40

Assuntos & Temas sociais. Liberado.
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Luxilanga
Promessa
Promessa

Mensagem por Luxilanga » 12 Mar 2016, 17:48

Que argumentos????? Homem debatendo feminismo tsc'

Marcos Miranda
Júnior
Júnior
Contato:

Mensagem por Marcos Miranda » 12 Mar 2016, 17:52

Só pode falar de feminismo, mulher é?

De racismo, quem sofreu?
Onde todos pensam do mesmo jeito, ninguém pensa muito. (Walter Lippmann)

Leo Araujo
Júnior
Júnior

Mensagem por Leo Araujo » 12 Mar 2016, 17:55

E cada uma!!!!
Vasco é minha Vida, minha História, meu Primeiro Amigo.
:band:

AlmiranteCRVG
Júnior
Júnior
Contato:

Mensagem por AlmiranteCRVG » 12 Mar 2016, 18:40

tá vendo só

kkkkkkk
NÃO ABANDONE O VASCO NO SEU MOMENTO MAIS DIFICIL! PENSE NA INSTITUIÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR! E NÃO APENAS NOS DIRIGENTES QUE ESTÃO LÁ!

AJUDE O VASCO NO QUE FOR POSSÍVEL:

- SEJÁ SÓCIO COM OPÇÃO DE VOTO;
- SÓCIO-TORCEDOR;
- AJUDE O VASCO DÍVIDA ZERO

DarthLucas97
Promessa
Promessa

Mensagem por DarthLucas97 » 12 Mar 2016, 20:08

Não entendi o porquê do pessoal reclamar de "homens debatendo o feminismo". Na verdade, o grande objetivo do feminismo é a igualdade de gêneros num contexto social... A partir do momento em que uma das pautas é a atual cultura patriarcal e um machismo (mesmo que muitas vezes implícito) excessivo no dia-a-dia.

Acredito que é mais que a obrigação dos integrantes do sexo masculino debaterem esse movimento e questionarem diversas atitudes consideradas "normais" com relação a interação entre os gêneros.

Mas enfim, eu apoio totalmente as mulheres feministas e acho suas reivindicações justas.
Imagem

Cheder
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Cheder » 12 Mar 2016, 20:19

É um negocio tão fragmentado que não se sabe nem oq reivindicam

Lord Humongous
Júnior
Júnior

Mensagem por Lord Humongous » 12 Mar 2016, 20:42

DarthLucas97 escreveu:Não entendi o porquê do pessoal reclamar de "homens debatendo o feminismo". Na verdade, o grande objetivo do feminismo é a igualdade de gêneros num contexto social... A partir do momento em que uma das pautas é a atual cultura patriarcal e um machismo (mesmo que muitas vezes implícito) excessivo no dia-a-dia.

Acredito que é mais que a obrigação dos integrantes do sexo masculino debaterem esse movimento e questionarem diversas atitudes consideradas "normais" com relação a interação entre os gêneros.

Mas enfim, eu apoio totalmente as mulheres feministas e acho suas reivindicações justas.
Mas é claro que os homens têm que fazer parte dessa discussão! E acredito que o grande desafio para os homens seja o de aprender a ouvir essas reivindicações, até para saber discordar delas, quando for o caso. Tem várias coisas que me incomodam no feminismo, mas pouco tenho me manifestado sobre o assunto porque acredito que, antes, preciso assimilar o que está sendo dito. E não se trata de compreender palavras, trata-se de empatia.

Cadu_RJ4094
Promessa
Promessa

Mensagem por Cadu_RJ4094 » 12 Mar 2016, 21:02

Tema super pertinente!

A minha única crítica vai para algumas resoluções digamos "forçadas". Por exemplo: uma hipotética estatística de gênero sobre mercado de trabalho que indique um percentual da ordem 60% - 40% (homem - mulher) já seria interpretado como desigualdade. Espera-se o que!? Uma equidade matemática perfeita?

Parece que distorções desse tipo coloca o tema acima da competência do indivíduo.
.
.
.
.
.
Antigo Carlos_vascao_4ever,
membro do fórum desde 2009.

.
.

Yellow Ledbetter
Júnior
Júnior
Contato:

Mensagem por Yellow Ledbetter » 12 Mar 2016, 21:29

Definitivamente o feminismo não é uma matéria que pode ser discutida só entre mulheres. Como bem disse o Marcos, se assim for, não há discussão.

Mas há um fundamento muito sensível nessa afirmação. Ao falar de feminismo, e aí eu englobo causas que vem atingir particularmente as questões e condições de uma mulher, eu me sinto de certa forma em cheque, pois não sou mulher. É diferente de "não poder discutir", já que é um tema social que cada vez mais ganha discussões, mas deve ser feito, pelos homens, de forma peculiar.

Veja, por exemplo. Eu tenho minhas opiniões com certa objetividade na liberdade, eu acho que as pessoas devem ser livres pra fazer as coisas, sem que afetem outras. Só que esse não é meu único e supremo argumento, porque eu acho muito pobre de espírito o argumento que só isso sustenta quando se quer tomar em consideração medidas sociais. Tá aí o porque eu acredito que a legalização das drogas tem efeitos mais positivos, não só pela liberdade individual, mas por uma série de outros efeitos, e sou contra o uso irrestrito de armas, pelo mesmo motivo.

Estou falando isso pra chegar no aborto. É um assunto de cunho feminista, mas eu, definitivamente, me sinto em cheque pra discutir. Se é ou não é vida, lida com o surgimento e a prevenção de uma, o que pode ter um caráter de eugenia se não tomado com as devidas proporções. Por outro lado, como li um pastor dizer no jornal (sim, um pastor, e a gente acha que não tem), não podemos simplesmente proibir o aborto por uma questão de livre consciência nossa. Também porque as mulheres abortam, assim como se usa drogas, independente de lei que criminaliza, a pergunta, muito relevante, é se a sociedade deve lidar com o aborto como um problema de saúde pública ou criminal.

Eu acho que a opção é a primeira, como no quesito drogas. Não estou aqui pra levantar discussão de aborto, mas o que quero dizer é que eu não sou mulher, eu não posso carregar uma criança 9 meses na barriga, não sei o que se passa na cabeça de um ser humano nessas condições. Então eu posso supor, mas é algo particular. NÃO é indiscutível, mas também não é assunto onde "é vida" ou "não é vida" vá resolver. E infelizmente a discussão acaba, como sempre, ficando nesse viés.

Quanto ao que o Cheder disse, é bem verdade que são muitas informações. Mas não podemos ignorar ou discriminar o feminismo a ponto de torná-lo indiscutível, e isso também serve a ideia que só pode ser discutido por mulheres. Pelo contrário, como disse DarthLucas, o homem tem que ser inserido sim nessa discussão. Lembro quando o FEMEN aparecia por aí, de forma totalmente controversa, e as próprias feministas sentiam o caráter propagandista do grupo, e as pessoas maliciosamente pregavam o inverso, que o FEMEN eram as feministas.

E, pra finalizar, Lord fez o tópico no dia 8 de Março. Olha, eu acho que essa data e o "parabéns mulher" se tornou algo ridículo. É sério. Nosso país mata mulher a rodo e meu estado é o campeão disso. Que parabéns? A mulher hoje realmente tem um espaço muito aquém do que poderia ter, e tem sempre aquela galera que quer negar o machismo, mas ele é real, e realmente impõe um padrão de homem e mulher. Tendo grande incidência, surgem algumas leis e alterações legais, mas surpreendentemente isso é encarado com politicagem, inclusive como foi na prova do ENEM de um desses anos atrás. Acho que quando a violência doméstica e esses temas injuriosos à mulher são dados como "de esquerda", é aí que você vê o caráter da nossa sociedade.

Screwded
Júnior
Júnior

Mensagem por Screwded » 12 Mar 2016, 22:10

Tem reivindicações corretas e algumas completamente exageradas. E muitas pessoas confundem igualdade com vantagens. Só pra citar o caso do mercado de trabalho, vivemos em um mundo capitalista, se você dono de uma empresa pode contratar um homem ou uma mulher, com o mesmo currículo, qual você contrataria? O homem agora tem direito a 20 dias de licença paternidade por exemplo, já a mulher tem direito a 180 dias caso tenha um filho. Na própria lógica capitalista não faria sentido contratar uma mulher pelo mesmo salário. É o tipo de coisa que não é 'machismo' é só a lógica de mercado aplicada a vida, só não vê quem não quer.
"Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal"
Imagem

Xande
Júnior
Júnior

Mensagem por Xande » 13 Mar 2016, 00:42

mimimi
Imagem

MILITAR
Júnior
Júnior

Mensagem por MILITAR » 13 Mar 2016, 10:15

Daqui a pouco vão criar um tópico sobre maquiagem, penteados... Pqp!
Imagem

Kimera
Promessa
Promessa

Mensagem por Kimera » 13 Mar 2016, 10:33

Esse NEO feminismo é equivocado, caricato e exagerado. Elas não querem igualdade, elas querem vantagens e pregam o ódio aos homens. Onde que pessoas que pedem igualdade, ao mesmo tempo desejam o mal de outras pessoas?

Spawn
Júnior
Júnior

Mensagem por Spawn » 13 Mar 2016, 10:39

O movimento em si é super digno (apesar de que sou contra algumas coisas pelas quais elas lutam, como o aborto), mas, a grande maioria, dessas feministas de Facebook nem sabem o que é feminismo ou mesmo o que foi feminismo, é muito mais modismo que qualquer outra coisa, chegam ao pondo de falar besteiras enormes como se fossem verdades absolutas.
Imagem Imagem

FFVascão
Júnior
Júnior

Mensagem por FFVascão » 13 Mar 2016, 10:59

O problema do feminismo, no meu ponto de vista, é a desinformação de muitas que defendem, chegando ao ponto, as vezes, de defenderem coisas absurdas que so exigiriam um pouco de informação para perceber a incoerência no que está sendo defendido. Outro ponto, também, é a incapacidade, de alguns defensores do movimento, em aceitar argumentos contrários, mesmo que estes sejam embasados em fatos e lógica. Muitas vezes, quando confrontadas, apelam para "você é machista", " racista", etc.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
Imagem

Mohammed Lisboa
Profissional
Profissional

Mensagem por Mohammed Lisboa » 13 Mar 2016, 11:58

Cadê as meninas do Forum? Queria ver as opiniões delas...
FORA EURICO!!

Lord Humongous
Júnior
Júnior

Mensagem por Lord Humongous » 13 Mar 2016, 12:04

Yellow Ledbetter escreveu: (...) Acho que quando a violência doméstica e esses temas injuriosos à mulher são dados como "de esquerda", é aí que você vê o caráter da nossa sociedade.
O conservadorismo não é um mal em si. Há muitas virtudes nas atitudes tipicamente conservadoras, das quais, a mais importante é a prudência. A prudência é comum aos sábios - gente vivida, que compreendeu o valor da tradição. Mas esse perfil é muito raro no Brasil e acredito que a explicação seja simples: aqui pouco se lê. Assim, não formamos sábios, formamos velhos burros!

Do outro lado, temos uma juventude que também não lê e é incapaz de desenvolver uma postura crítica sobre os temas contemporâneos. Essa juventude acaba assimilando as crenças que os "velhos burros" - geralmente familiares, ou pessoas com as quais possuam algum laço afetivo - criaram para justificar seus preconceitos e temores.
MILITAR escreveu:Daqui a pouco vão criar um tópico sobre maquiagem, penteados... Pqp!
Papo típico de quem não sabe o que é mulher, aí chega aos 30 sem perder o cabaço e não sabe porque. Cuidado, porque homofóbico que passa os dia cercado de macho pode se descobrir da pior maneira!

MILITAR
Júnior
Júnior

Mensagem por MILITAR » 13 Mar 2016, 12:46

Lord Humongous escreveu:
Yellow Ledbetter escreveu: (...) Acho que quando a violência doméstica e esses temas injuriosos à mulher são dados como "de esquerda", é aí que você vê o caráter da nossa sociedade.
O conservadorismo não é um mal em si. Há muitas virtudes nas atitudes tipicamente conservadoras, das quais, a mais importante é a prudência. A prudência é comum aos sábios - gente vivida, que compreendeu o valor da tradição. Mas esse perfil é muito raro no Brasil e acredito que a explicação seja simples: aqui pouco se lê. Assim, não formamos sábios, formamos velhos burros!

Do outro lado, temos uma juventude que também não lê e é incapaz de desenvolver uma postura crítica sobre os temas contemporâneos. Essa juventude acaba assimilando as crenças que os "velhos burros" - geralmente familiares, ou pessoas com as quais possuam algum laço afetivo - criaram para justificar seus preconceitos e temores.
MILITAR escreveu:Daqui a pouco vão criar um tópico sobre maquiagem, penteados... Pqp!
Papo típico de quem não sabe o que é mulher, aí chega aos 30 sem perder o cabaço e não sabe porque. Cuidado, porque homofóbico que passa os dia cercado de macho pode se descobrir da pior maneira!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tenho que rir. A menina moça, a lady gaga humongolóide do Paraná entende de mulher. Só se for de maquiagem! kkkkkkkkkkkkkkk. Não mete essa. Isso aqui é Vasco, não é florminense.
Imagem

Jvitor
Promessa
Promessa

Mensagem por Jvitor » 13 Mar 2016, 13:06

Como disseram aqui, algumas demandas são totalmente surreais, alguns dados são totalmente distorcidos, e as vezes confunde-se igualdade com vantagens. Há muita hipocrisia também. A mesma mulher que reinvindica seu direito á igualdade no mercado de trabalho é aquela que aceitaria "na hora" parar de trabalhar pra ser sustentada pelo marido mas jamaaaais faria o contrário. Então o machismo nas coisas favoráveis tem que ser mantido, e onde não é benéfico pra elas tem que ser mudado, enfim..

Outra discussão é essa da licença maternidade. Em outros países homem e mulher tem direito ao mesmo tempo de afastamento, como tb podem optar por não tirar licença nenhum dos dois ou ambos. Ao aceitar a licença, recebem um % menor do salário. Acho esse o modelo mais justo.
"Enquanto houver um coração infantil, o Vasco será imortal"

Fear
Júnior
Júnior

Mensagem por Fear » 13 Mar 2016, 13:36

O feminismo existe até a conta chegar na mesa.
Imagem

Yellow Ledbetter
Júnior
Júnior
Contato:

Mensagem por Yellow Ledbetter » 13 Mar 2016, 14:54

Lord Humongous escreveu:

Concordo plenamente. Eu não critico o conservadorismo por si, mas sim pelo que ele demonstra em certos pontos, e por vezes prefere se fechar e se tornar fiel às suas premissas do que às pessoas.

Infelizmente também vejo isso como uma realidade, os valores que muitas vezes são cultuados são "não valores" de ignorância, a ponto de, observando o tema aqui, considerar temas relacionados às mulheres como análogo a maquiagem (como vemos em comentário infeliz direcionado a você).

É por isso que eu digo que muitos, e não preciso ir longe pra exemplificar, não tem nenhum apego ao comportamento ético e a valores realmente morais - a despeito do relativismo -, mas sim aos seus próprios interesses.

Luxilanga
Promessa
Promessa

Mensagem por Luxilanga » 13 Mar 2016, 18:19

"mimimi"
"Daqui a pouco vão criar um tópico sobre maquiagem, penteados... Pqp!!!"
"Esse NEO feminismo é equivocado, caricato e exagerado. Elas não querem igualdade, elas querem vantagens e pregam o ódio aos homens." "Onde que pessoas que pedem igualdade, ao mesmo tempo desejam o mal de outras pessoas?"
"Tenho que rir. A menina moça, a lady gaga humongolóide do Paraná entende de mulher. Só se for de maquiagem! kkkkkkkkkkkkkkk. Não mete essa. Isso aqui é Vasco, não é florminense."
"O feminismo existe até a conta chegar na mesa."

Ai eu digo, debater feminismo com homens( não todos é claro) gera esse tipo de comentários. Bem, até onde o sei o feminismo em sua essência busca por igualdade, afinal temos os mesmo direitos e DEVERES dos homens. Acho que o dialogo deva ser aberto, mas creio que mulheres falam com muito mais prioridade sobre. Acho muito bonito alguns homens virem defender o movimento. Mas, quando uma mulher em situação de risco, decide fazer um aborto, são os primeiros a dizer "procurou um filho, agora assume". Nós pessoas com instrução, temos pleno conhecimento de métodos contraceptivos, mas muitas outras pessoas não. Querem mais? Só uma mulher sabe o que andar na rua a noite sozinha e não ter apenas medo de ser assaltada, como tbm ser abusa sexualmente ou coisas do gênero. Só uma mulher pode te dizer o sentimento constrangedor de passar perto de uma rodinha de homens, e receber "elogios".....

- Mulheres são pessoas. Portanto, merecem direitos iguais;

- Mulheres devem ganhar salários iguais aos dos homens no desempenho da mesma função;

- Mulheres não devem ser discriminadas no mercado de trabalho e suas oportunidades não devem ser limitadas aos papéis de gênero que a sociedade impõe sobre elas;

- Não é obrigação da mulher cuidar da casa, dos filhos e do marido. Os afazeres domésticos e cuidado com as crianças devem ser de igual responsabilidade para homens e mulheres;

- Nenhuma mulher é uma propriedade. Nenhum homem tem o direito de agredir fisicamente ou verbalmente uma mulher, ou ainda determinar o que ela pode ou não fazer;( isso tbm serve para mulher)

- O corpo da mulher é de direito somente da mulher. A ela cabe viver a sua sexualidade como bem entender, decidir como vai dispor de seu corpo e da sua imagem, com quem ou como vai se relacionar;

- Qualquer ato sexual sem consentimento é estupro. Nenhum homem tem o direito de dispor sexualmente de uma mulher contra a vontade dela;

- Nunca é culpa da vítima;

- Assédio de rua é uma violência. A mulher tem o direito ao espaço público (e também ao transporte público) sem ser constrangida, humilhada, ameaçada e intimidada por assediadores;

- A representação da mulher na mídia não pode nos reduzir a estereótipos que nos desumanizam e ajudam a nos oprimir;

- Mulheres não são produtos. Não podem ser tratadas como mercadoria, isca para atrair homens, moeda de troca ou prêmio;

- A representação das mulheres deve contemplar toda a sua diversidade: somos negras, brancas, indígenas, transexuais, magras, gordas, heterossexuais, lésbicas, bi, com ou sem deficiências. Nenhuma de nós deve ser invisível na mídia, nas histórias e na cultura;

- A voz das mulheres precisa ser valorizada. A opinião das mulheres, suas vivências, ideias e histórias não podem ser descartadas ou consideradas menores pelo fato de serem mulheres;

- O espaço político também é um direito da mulher. Devemos ter direito ao voto, a sermos votadas, representadas politicamente e a termos nossas questões contempladas pelas leis e políticas públicas;

- Papéis de gênero são construções sociais e não verdades naturais e universais. Nenhum papel de gênero deve limitar as pessoas, homens ou mulheres, ou ainda permitir que um gênero sofra mais violência, seja mais discriminado, tenha menos direitos e considerado menos gente;

- Mulheres trans são mulheres e, portanto, são pessoas. Todas as pessoas merecem ter sua identidade respeitada;

- Se duas mulheres decidem viver juntas (ou dois homens), isso não é da conta de ninguém e o Estado deveria reconhecer legalmente essas uniões;

- Não existe tal coisa como “mulher de verdade”. Todas as mulheres são bem reais, independente de se encaixar em algum padrão;

- Mulheres não existem em função de embelezar o mundo. Muito menos em função da aprovação masculina;

- Amar o próprio corpo e se sentir bem com a própria aparência não deve depender dos padrões de branquitude e magreza que a sociedade racista e gordofóbica determinou como “beleza”;

- Mulher não “tem que” nada, se não quiser. Isso vale para ser “amável” ou falar palavrão, fazer sexo ou não fazer, se depilar ou não depilar, usar cabelo grande ou curto, "encontrar um homem” ou ficar solteira, sair com vários caras ou preferir mulheres, ter filhos ou não ter, gostar de maquiagem ou não (e por aí vai em todas as regras que cagam ou possam vir a cagar sobre nossas vidas).

crvg_emmanuel
Craque
Craque
Contato:

Mensagem por crvg_emmanuel » 13 Mar 2016, 18:21

Imagem
Imagem

Luxilanga
Promessa
Promessa

Mensagem por Luxilanga » 13 Mar 2016, 18:24

Migo, até eu acho isso desnecessário. Mas, isso não tira a legitimidade do movimento e das pessoas serias que lutam por ele.

{Yusuke}
Júnior
Júnior

Mensagem por {Yusuke} » 13 Mar 2016, 19:49

o nome disso é wicca não feminismo
Imagem

waltemirlima
Juvenil
Juvenil

Mensagem por waltemirlima » 13 Mar 2016, 20:06

Essas feministas estão precisando e ir pra uma cozinha pilotar fogão e parar de mimimi.

crvg_emmanuel
Craque
Craque
Contato:

Mensagem por crvg_emmanuel » 13 Mar 2016, 20:09

Luxilanga escreveu:Migo, até eu acho isso desnecessário. Mas, isso não tira a legitimidade do movimento e das pessoas serias que lutam por ele.
Eu tbm acho que não tira, só postei pq achei engraçado e relativo ao tpc.

É como em todo movimento que existe, tem quem realmente lute pela causa e tem os/as idiotas que apenas denigrem a causa
Imagem

Lord Humongous
Júnior
Júnior

Mensagem por Lord Humongous » 14 Mar 2016, 09:45

Luxilanga escreveu:"mimimi"
"Daqui a pouco vão criar um tópico sobre maquiagem, penteados... Pqp!!!"
"Esse NEO feminismo é equivocado, caricato e exagerado. Elas não querem igualdade, elas querem vantagens e pregam o ódio aos homens." "Onde que pessoas que pedem igualdade, ao mesmo tempo desejam o mal de outras pessoas?"
"Tenho que rir. A menina moça, a lady gaga humongolóide do Paraná entende de mulher. Só se for de maquiagem! kkkkkkkkkkkkkkk. Não mete essa. Isso aqui é Vasco, não é florminense."
"O feminismo existe até a conta chegar na mesa."

Ai eu digo, debater feminismo com homens( não todos é claro) gera esse tipo de comentários. Bem, até onde o sei o feminismo em sua essência busca por igualdade, afinal temos os mesmo direitos e DEVERES dos homens. Acho que o dialogo deva ser aberto, mas creio que mulheres falam com muito mais prioridade sobre. Acho muito bonito alguns homens virem defender o movimento. Mas, quando uma mulher em situação de risco, decide fazer um aborto, são os primeiros a dizer "procurou um filho, agora assume". Nós pessoas com instrução, temos pleno conhecimento de métodos contraceptivos, mas muitas outras pessoas não. Querem mais? Só uma mulher sabe o que andar na rua a noite sozinha e não ter apenas medo de ser assaltada, como tbm ser abusa sexualmente ou coisas do gênero. Só uma mulher pode te dizer o sentimento constrangedor de passar perto de uma rodinha de homens, e receber "elogios".....

- Mulheres são pessoas. Portanto, merecem direitos iguais;

- Mulheres devem ganhar salários iguais aos dos homens no desempenho da mesma função;

- Mulheres não devem ser discriminadas no mercado de trabalho e suas oportunidades não devem ser limitadas aos papéis de gênero que a sociedade impõe sobre elas;

- Não é obrigação da mulher cuidar da casa, dos filhos e do marido. Os afazeres domésticos e cuidado com as crianças devem ser de igual responsabilidade para homens e mulheres;

- Nenhuma mulher é uma propriedade. Nenhum homem tem o direito de agredir fisicamente ou verbalmente uma mulher, ou ainda determinar o que ela pode ou não fazer;( isso tbm serve para mulher)

- O corpo da mulher é de direito somente da mulher. A ela cabe viver a sua sexualidade como bem entender, decidir como vai dispor de seu corpo e da sua imagem, com quem ou como vai se relacionar;

- Qualquer ato sexual sem consentimento é estupro. Nenhum homem tem o direito de dispor sexualmente de uma mulher contra a vontade dela;

- Nunca é culpa da vítima;

- Assédio de rua é uma violência. A mulher tem o direito ao espaço público (e também ao transporte público) sem ser constrangida, humilhada, ameaçada e intimidada por assediadores;

- A representação da mulher na mídia não pode nos reduzir a estereótipos que nos desumanizam e ajudam a nos oprimir;

- Mulheres não são produtos. Não podem ser tratadas como mercadoria, isca para atrair homens, moeda de troca ou prêmio;

- A representação das mulheres deve contemplar toda a sua diversidade: somos negras, brancas, indígenas, transexuais, magras, gordas, heterossexuais, lésbicas, bi, com ou sem deficiências. Nenhuma de nós deve ser invisível na mídia, nas histórias e na cultura;

- A voz das mulheres precisa ser valorizada. A opinião das mulheres, suas vivências, ideias e histórias não podem ser descartadas ou consideradas menores pelo fato de serem mulheres;

- O espaço político também é um direito da mulher. Devemos ter direito ao voto, a sermos votadas, representadas politicamente e a termos nossas questões contempladas pelas leis e políticas públicas;

- Papéis de gênero são construções sociais e não verdades naturais e universais. Nenhum papel de gênero deve limitar as pessoas, homens ou mulheres, ou ainda permitir que um gênero sofra mais violência, seja mais discriminado, tenha menos direitos e considerado menos gente;

- Mulheres trans são mulheres e, portanto, são pessoas. Todas as pessoas merecem ter sua identidade respeitada;

- Se duas mulheres decidem viver juntas (ou dois homens), isso não é da conta de ninguém e o Estado deveria reconhecer legalmente essas uniões;

- Não existe tal coisa como “mulher de verdade”. Todas as mulheres são bem reais, independente de se encaixar em algum padrão;

- Mulheres não existem em função de embelezar o mundo. Muito menos em função da aprovação masculina;

- Amar o próprio corpo e se sentir bem com a própria aparência não deve depender dos padrões de branquitude e magreza que a sociedade racista e gordofóbica determinou como “beleza”;

- Mulher não “tem que” nada, se não quiser. Isso vale para ser “amável” ou falar palavrão, fazer sexo ou não fazer, se depilar ou não depilar, usar cabelo grande ou curto, "encontrar um homem” ou ficar solteira, sair com vários caras ou preferir mulheres, ter filhos ou não ter, gostar de maquiagem ou não (e por aí vai em todas as regras que cagam ou possam vir a cagar sobre nossas vidas).
Ao ler esse post, pensei: talvez precisássemos de um "masculinismo" - que seria uma maneira de reformular nosso gênero, absorvendo as reivindicações justas das feministas. Aí joguei a palavra no Google e descobri que ela já é utilizada, mas para descrever um movimento antifeminista.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Masculinismo

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”