
Este espaço será aberto para discutirmos os principais assuntos, notícias e experiências de quem já sofreu nas mãos da vagabundagem especificamente no Estado do Rio de Janeiro.
O tópico servirá como uma ferramenta, um auxílio para as pessoas evitarem os locais onde for noticiado o conflito e se informarem do que acontece na cidade e no Estado.
PRINCIPAIS FACÇÕES
COMANDO VERMELHO
Comando Vermelho é o nome de uma organização criminosa do Brasil. Foi criada em 1979 na prisão Cândido Mendes, na Ilha Grande, Rio de Janeiro, como um conjunto de presos comuns e presos políticos membros da Falange Vermelha, que lutaram contra a ditadura militar. Durante toda a década de 1990, o Comando Vermelho foi uma das organizações criminosas mais poderosas do Rio de janeiro, mas atualmente, a maioria de seus líderes estão presos ou mortos.
O Comando Vermelho ainda controla partes da cidade e ainda é comum encontrar ruas pichadas com as letras "CV" em muitas favelas do Rio de Janeiro. Os principais grupos rivais do Comando Vermelho são o Terceiro Comando Puro (TCP) e (ADA) Amigos dos Amigos. O TCP surgiu a partir de luta por poder entre os líderes do CV em meados da década de 1980.
Entre os integrantes da facção que se tornaram notórios depois de suas prisões, estão Fernandinho Beira-Mar, Marcinho VP, Mineiro da Cidade Alta e Elias Maluco.
TERCEIRO COMANDO
O Terceiro Comando é uma facção criminosa carioca, surgida como contraponto ao Comando Vermelho depois de 1994.
Ao contrário da facção rival, os detalhes de sua criação ainda são obscuros, mas acredita-se que tenha surgido a partir da Falange Jacaré, que opunha-se ao CV já nos anos oitenta. Outros consideram que o TC surgiu de uma dissidência do Comando Vermelho e por policiais que passaram para o lado do crime, como o traficante Zaca, que foi policial militar e disputou sangrenta guerra com o traficante Marcinho VP no morro Dona Marta na zona Sul do Rio de Janeiro. O TC Passou a dominar pontos de venda a partir das zonas Oeste e Norte, áreas mais periféricas da cidade do Rio de Janeiro.
Aliou-se à facção ADA (Amigos dos Amigos), em 1998, fortalecendo e ampliando a organização.
Em 2002, surge uma dissidência, o Terceiro Comando Puro, liderada pelo traficante Facão.
Em Setembro de 2002, Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, um dos líderes do Comando Vermelho, articulou uma rebelião no presídio de Bangu I, em que foram executados os principais líderes do TC, dentre eles o traficante Ernaldo Pinto Medeiros, o Uê. Celsinho da Vila Vintém, da ADA, foi acusado de traidor, o que gerou a divisão entre TC e ADA. Após isso os traficantes do TC então passaram à ADA ou partiram de vez para o TCP.
Porém, as divisões quase enfraqueceram o TC, que atualmente controla a favela de Parada de Lucas.
AMIGOS DOS AMIGOS
A facção surgiu dentro dos presídios do Rio de Janeiro, entre 1994 a 1998, logo se aliando ao Terceiro Comando, para diminuir o poderio do Comando Vermelho. Seu fundador, Ernaldo Pinto de Medeiros, o Uê, foi expulso do Comando Vermelho após matar o então líder da facção, Orlando Jogador. Na cadeia, se uniu a Celso Luís Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém e a José Carlos dos Reis Encina, o Escadinha.
Paulo Cesar Silva dos Santos, o Linho, era uma das maiores lideranças do ADA em liberdade, mas em meados de 2000, Linho, que tentava a alguns anos já, tomar a Nova Holanda, território do Comando Vermelho, no Conjunto de favelas da Maré, do qual Linho era líder de uma parte.
Ocorre que para invadir a Nova Holanda, Linho precisava entrar na Baixa do Sapateiro, favela cujo líder era Nei da Conceição Cruz, o Facão, que tomava grandes prejuízos na venda de drogas, pois invasões demandavam tempo e chamavam a atenção da Polícia, que não raro, realizavam Operações e Ocupações da Baixa do Sapateiro e Timbau.
Em um baile na Vila dos Pinheiros, Linho avisou Facão que iria atacar a Nova Holanda, quando Facão, discutiu com Linho não deixando que o fizesse, além de ter matado um primo de Linho, semanas antes, após este também querer "dar um ataque" na Nova Holanda, os "bondes" (seguranças) de Linho e Facão chegaram a apontarem armas uns para os outros dentro do baile, mas não teve maiores consequencias naquele momento, posteriormente Facão, criou o FFF (Formou na Firma do Facão).
Facão foi criado na Favela Beira-Rio em Acari e tinha muita amizade com Derico, líder do tráfico na favela de Acari, o que fez com que Linho tomasse uma atitude que iria separar de vez o TC do ADA, até então amigos, tomou o Morro da Lagartixa, que faz divisa com o Morro da Pedreira de Derico, rachando de vez com o TC.
MILÍCIA
Milícia é a designação genérica das organizações militares ou paramilitares compostas por cidadãos comuns, armados ou com poder de polícia que teoricamente não integram as forças armadas de um país.
As milícias podem ser organizações oficiais mantidas parcialmente com recursos do Estado e em parceria com organizações de carácter privado, muitas vezes de legalidade duvidosa. Podem ter objetivos públicos de defesa nacional ou de segurança interna, ou podem atuar na defesa de interesses particulares, com objetivos políticos e monetários.
Recentemente, no Rio de Janeiro, o termo Milícia foi associado a práticas ilegais, geralmente são grupos formados em comunidades urbanas de baixa renda como conjuntos habitacionais e favelas sob a alegação de combater o crime narcotráfico porém mantendo-se com os recursos financeiros provenientes da venda de proteção (ilusória) da população carente e cobrança de pirataria na rede de informação, de modo que a venda de proteção, mesmo que aparente, tornou-se uma nova atividade entre os brasileiros.
Fonte: Wikipédia
MAPA DO DOMÍNIO TERRITORIAL: http://noticias.r7.com/cidades/noticias ... 91023.html




