QUALIDADE DO SONO! NOTÍVAGO E MATUTINO

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.
Avatar do usuário
Franciscano.Vascaíno
Promessa
Promessa
Mensagens: 221
Registrado em: 03 Jun 2016, 01:53

QUALIDADE DO SONO! NOTÍVAGO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 10 Dez 2016, 04:08

Imagem

Pessoas com o gene da "verpertilidade" têm predisposição para acordar tarde
Alvo de críticas de familiares e amigos, quem gosta de ficar na cama até a hora do almoço pode ter um motivo científico para a "vagabundagem": o distúrbio do sono atrasado. O assunto foi um dos temas abordados no 6º Congresso Brasileiro do Cérebro, Comportamento e Emoções, que aconteceu recentemente em Gramado.

O organismo humano tem um ciclo diário, de modo que os níveis hormonais e a temperatura do corpo se alteram ao longo do dia e da noite. Depois do almoço, por exemplo, o corpo trabalha para fazer a digestão e, conseqüentemente, a temperatura sobe, o que pode causar sonolência.

Quando dormimos, a temperatura do corpo diminui e começamos a produzir hormônios de crescimento. Se dormirmos durante a noite, no escuro, produzimos também um hormônio específico chamado melatonina, responsável por comandar o ciclo do sono e fazer com que sua qualidade seja melhor, que seja mais profundo.

Pessoas vespertinas, que têm o hábito de ir para a cama durante a madrugada e dormir até o meio dia, por exemplo, só irão começar a produzir seus hormônios por volta das 5 da manhã. Isso fará com que tenham dificuldade de ir para a cama mais cedo no outro dia e, consequentemente, de acordar mais cedo. É um hábito que só tende a piorar, porque a pessoa vai procurar fazer suas atividades durante o final da tarde e a noite, quando tem mais energia.

O pesquisador Luciano Ribeiro Jr. da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), especialista em sono, explica que esse distúrbio pode ser genético: "Pessoas com o gene da ‘vespertilidade’ têm predisposição para serem vespertinas. É claro que fator social e educação também podem favorecer”. Mas não se sabe ainda até que ponto o comportamento social pode influenciar o problema.

A questão, na verdade, é que o vespertino não se encaixa na rotina que consideramos normal e acaba prejudicado em muitos aspectos. O problema surge na infância. A criança prefere estudar durante a tarde e não consegue praticar muitas atividades de manhã. Na adolescência, a doença é acentuada, uma vez que os jovens tendem a sair à noite e dormir até tarde com mais frequência.

A característica vira um problema quando persiste na fase adulta. “O vespertino é aquele que já saiu da adolescência. Pessoas acima de 20 anos de idade que não conseguem se acostumar ao ritmo de vida que a maioria está acostumada”, diz Luciano. Segundo ele, cerca de 5% da população sofre do transtorno da fase atrasada do sono em diferentes graus e apenas uma pequena parcela acaba se adaptando à rotina contemporânea.

O pesquisador conta também que, além do preconceito sofrido pelos pais, professores e, mais tarde, pelos colegas de trabalho, o vespertino sofre de problemas psiquiátricos com maior frequência: depressão, bipolaridade, hiperatividade, déficit de atenção são os mais comuns. Além disso, a privação do sono profundo, quando sonhamos, faz com que a pessoa tenha maior susceptibilidade a vários problemas de saúde: no sistema nervoso, endócrino, renal, cardiovascular, imunológico, digestivo, além do comportamento sexual.

O tratamento não envolve apenas remédios indutores do sono, como se fosse uma insônia comum. É necessária uma terapia comportamental complexa, numa tentativa de mudar o hábito, procurando antecipar o horário do sono. Envolve estímulo de luz, atividades físicas durante a manhã e principalmente um trabalho de reeducação.

E as pessoas que têm o hábito de acordar às 4 ou 5 horas da manhã? “O lado oposto do vespertino é o que a gente chama de avanço de fase. Só que esse não tem o problema maior no sentido social. Ele está mais adaptado aos ritmos sociais e profissionais. Os meus pacientes deste tipo têm orgulho, já ouvi mais de uma vez eles dizendo ‘Deus ajuda quem cedo madruga’”, diz o neurologista.

http://revistagalileu.globo.com/Revista ... ENCIA.html

Eles trocam o dia pela noite
Não é preguiça nem insônia: os vespertinos ou notívagos preferem trabalhar, estudar e se divertir enquanto o resto do mundo dorme


Essa rotina invertida, contudo, é o normal para 5% a 7% da população brasileira: são os notívagos.

Como se adaptar?
Há estratégias para tentar viver melhor no horário diurno. “A primeira coisa a fazer é ajustar o relógio biológico com a luz. Um vespertino extremo precisa se expor à luz solar naturalmente no início da manhã. Acordar às 5h30 e ir andar na praia, por exemplo”, diz Fontenelle. “Demora entre uma e duas semanas de rotina para fazer as pessoas se sentirem mais dispostas.” Na população brasileira, 5% a 7% são vespertinos extremos, tendo a mesma proporção de matutinos. “No Nordeste, onde o sol nasce e se põe mais cedo, você tem mais tendência a matutinidade. No Sul, aumenta o número de vespertinos”, afirma o pesquisador.

O tratamento é o último caso. “Sugiro que a pessoa tente se observar e alterar sua rotina verificando como isso afeta seu bem estar. Não há uma droga para propiciar ajuste imediato ou a curto prazo a um horário de trabalho ‘desconfortável’”, diz Menna-Barreto. “Até certo ponto somos adaptáveis, mas isso varia para cada pessoa. É preciso usar estímulos externos, como refeições e atividade física.”

Há nove anos, a webwriter Patrícia Müller mudou drasticamente sua forma de trabalhar para acomodar melhor seus padrões de sono incomuns. “Meus níveis de energia e produtividade atingem seus picos em horários em que a maioria das pessoas estão se preparando para dormir. Resolvi abraçar minha natureza ao invés de brigar contra ela”. Ela já usou melatonina por conta própria e conseguiu bons resultados para induzir o sono. “A questão é que eu não considero a diferença no meu relógio biológico um problema ou uma disfunção”, afirma. “Notívagos são mais comuns do que se imagina e acredito que estamos definindo ‘normalidade’ pelos critérios errados. A solução não é ‘tratar’ o metabolismo - e sim encontrar alternativas viáveis e saudáveis de interagir social e profissionalmente.”

Hoje, ela achou formas harmoniosas de lidar com seu relógio biológico e acorda mais cedo do que antes, por volta de 8h a 10h da manhã. “Ainda que eu durma 3 ou 4 horas por noite, no período noturno os picos de energia se mantêm inalterados”. “Para o notívago que gosta do silêncio da noite e trabalha de casa, como eu, uma das maiores vantagens é o nível de produtividade que conseguimos alcançar. Na madrugada não há interrupções. A concentração é total. Pessoas que têm empregos em turnos noturnos, têm também a vantagem de não enfrentar trânsitos, filas, etc.” Como disse o poeta Goethe, “a noite é metade da vida, e a melhor metade”.

http://delas.ig.com.br/comportamento/el ... 79922.html
Editado pela última vez por Franciscano.Vascaíno em 26 Dez 2016, 18:27, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Mensagens: 7506
Registrado em: 29 Dez 2015, 22:36
Localização: Copacabana - RJ
Contato:

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Wagnersac » 10 Dez 2016, 16:51

Dormindo 4, 5 hs por noite, impossível falar em "qualidade".

Tô um caco.
Imagem

R.I.P. VASCO🖤
✝21/08/1898 - 💀20/01/2018

Avatar do usuário
Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 8838
Registrado em: 23 Dez 2015, 22:36
Localização: Rio de Janeiro

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Lorenzo » 14 Dez 2016, 12:43

Assuntos e temas sociais - liberado.
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Avatar do usuário
Viniiicius
Júnior
Júnior
Mensagens: 3159
Registrado em: 23 Dez 2015, 22:00
Localização: Natal/RN
Contato:

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Viniiicius » 14 Dez 2016, 12:49

Sempre que estudei de manha, era algo improdutivo,
Agora estudo a noite e de manhã durmo pra caralho, mas isso tem que mudar, logo logo vou começar a trabalhar
Vou tentar acordar a força e ir fazendo uns exercícios de manhã pra vê se tem jeito de melhorar, e claro, bastante café

Avatar do usuário
fernandes1980
Promessa
Promessa
Mensagens: 71
Registrado em: 07 Jan 2016, 15:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por fernandes1980 » 14 Dez 2016, 14:34

netvasco é cultura

Avatar do usuário
gust_gyn
Júnior
Júnior
Mensagens: 3337
Registrado em: 04 Jan 2016, 09:40

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por gust_gyn » 14 Dez 2016, 14:55

Tem um pessoal que pratica o ciclo polifásico.

Uma amiga minha, que estudava para o IRB (instituto Rio Branco), fez esse esquema durante muito tempo.

Eu fiz durante um mês e meio. Mas não me adaptei por fatores externos.
Tentarei de novo no começo de 2017.

O dia fica bem mais produtivo.
Se em algum momento acabei por ofender ou desrespeitar qualquer pessoa com minhas postagens neste fórum, desde já peço desculpa.

Avatar do usuário
Cheder
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 12053
Registrado em: 23 Dez 2015, 22:13

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Cheder » 14 Dez 2016, 16:22

"os vespertinos ou notívagos preferem trabalhar, estudar e se divertir enquanto o resto do mundo dorme"

Puta merda, sou eu. É uma predisposição genética, desde criança sou assim, sempre preferi a noite ao dia.

Gigante Shalom
Promessa
Promessa
Mensagens: 261
Registrado em: 13 Jan 2016, 10:53

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Gigante Shalom » 14 Dez 2016, 16:47

cara tenho problema sério, posso estar cansado o que for, não consigo dormir menos que 1h da manha! e pra levantar 7h todo dia é dose! as vezes to em casa cedo , mais não consigo dormir,isso veio depois q estudei 4 anos na faculdade na qual eu dormia todo dia 2 ou 3 horas manha!

Avatar do usuário
Trust_No_1
Júnior
Júnior
Mensagens: 1294
Registrado em: 09 Jan 2016, 12:55
Localização: Rio Grande - RS

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Trust_No_1 » 14 Dez 2016, 17:11

Gigante Shalom escreveu:cara tenho problema sério, posso estar cansado o que for, não consigo dormir menos que 1h da manha! e pra levantar 7h todo dia é dose! as vezes to em casa cedo , mais não consigo dormir,isso veio depois q estudei 4 anos na faculdade na qual eu dormia todo dia 2 ou 3 horas manha!

Tb sou desse time. Dizem que quando era recém nascido trocava o dia pela noite.

Avatar do usuário
WilliamCasanas
Júnior
Júnior
Mensagens: 2047
Registrado em: 30 Dez 2015, 17:05
Localização: Salvador - Bahia

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por WilliamCasanas » 14 Dez 2016, 21:31

Eu estava nessa de só dormir 2h ou 3h da manhã e acordar 5:30 no outro dia, e isso me deixava muito estressado.
Há um mês atrás voltei a malhar e inicialmente fui regulando isso, começando a dormir 1h, 00h.
Agora estou mais focado na academia, estou indo de manhã para musculação e 18h (Segunda, quarta e sexta) para aeróbico na areia.
E isso regulou meu sono, estou dormindo rapidamente e com muita facilidade, e acordo no outro dia sem nenhuma dor no corpo (pois antes depois da academia eu acordava todo dolorido)
Eu estou dormindo cerca de 22h e acordando tranquilamente 7:00h ou 8:00h, com exceção de ontem que eu tinha que estudar e acabei dormindo 1h da manhã.
Minha dica é essa, praticar alguma atividade ajuda muito!
FORA EURICO!

:bangh:

Imagem

Avatar do usuário
LuanAraujo
Júnior
Júnior
Mensagens: 2635
Registrado em: 13 Jul 2016, 23:17

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por LuanAraujo » 14 Dez 2016, 21:55

Mano, eu acho que nunca tive problema com sono.

Durmo a hora que eu quero... E geralmente prefiro dormir entre 22:00 e 00:00 porque prefiro fazer tudo durante o dia. Estudo a noite e no momento não trabalho. Então fico desde 7 até a hora de sair fazendo o que tiver que fazer. Acho muito produtivo e não sinto cansaço.

Como um forista disse: fazer atividade física ajuda muito.
Imagem

Avatar do usuário
Leicester
Promessa
Promessa
Mensagens: 83
Registrado em: 07 Mai 2016, 00:20

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Leicester » 15 Dez 2016, 19:36

Já a alguns anos tenho problemas para dormir cedo.

Com a rotina da faculdade, eu consigo acordar 6, 7 horas da manhã, mas o cansaço que sinto sempre foi algo que considerei incomum. As pessoas consideravam que isso era preguiça e falta de comprometimento, mas não era isso, eu sabia, mas foi algo que só pude entender depois que passei a ter uma vida acadêmica. O Ponto chave é que tenho dificuldades para dormir cedo, e desde que detectei esse problema venho tentando estratégias diferentes, tentando utilizar métodos para melhorar. Na Psicologia aplicada, em especial campo de análise comportamental encontrei métodos para tentar dormir cedo, e venho tentando aplicá-los junto com meditação.

Eu tive de olhar para mim mesmo e entender as possíveis causas e variáveis que estão atreladas ao problema para só então elaborar uma forma de agir.

Só saberei os efeitos desses métodos a longo prazo, nos próximos meses. O triste é a "intolerância" das pessoas quanto ao problema.
Imagem
O Maior feito da história do futebol

Avatar do usuário
lughh
Júnior
Júnior
Mensagens: 2093
Registrado em: 30 Dez 2015, 20:08

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por lughh » 15 Dez 2016, 20:41

Agora estou de férias na faculdade, mas quando estou estudando durmo por volta de 4h por dia. Não consigo dormir antes das 2h e acordo 6h. O maior problema é pra acordar, mas o resto do dia é tranquilo.
Imagem

Avatar do usuário
ORESTES
Profissional
Profissional
Mensagens: 5095
Registrado em: 31 Dez 2015, 11:05
Localização: ACHOU QUE EU TAVA BRINCANDO?

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por ORESTES » 15 Dez 2016, 21:31

gust_gyn escreveu:Tem um pessoal que pratica o ciclo polifásico.

Uma amiga minha, que estudava para o IRB (instituto Rio Branco), fez esse esquema durante muito tempo.

Eu fiz durante um mês e meio. Mas não me adaptei por fatores externos.
Tentarei de novo no começo de 2017.

O dia fica bem mais produtivo.
Mano, muda sua foto pra essa https://teledramaturgiaglobo.files.word ... 301&crop=1
Só pra tu dizer que é o Agust_gyn kkkk
LUTO ETERNO ATÉ 2020
Don't cry becɑuse it's over, smile becɑuse it hɑppened. :band:

23:59 - Não vou me iludir, não vou me iludir, não vou me iludir
00:00 - Ah, pior que esse time nem tá tão ruim. Sei não, acho que a Copa do Brasil dá pra gente levar

Avatar do usuário
gust_gyn
Júnior
Júnior
Mensagens: 3337
Registrado em: 04 Jan 2016, 09:40

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por gust_gyn » 15 Dez 2016, 21:59

ORESTES escreveu:
gust_gyn escreveu:Tem um pessoal que pratica o ciclo polifásico.

Uma amiga minha, que estudava para o IRB (instituto Rio Branco), fez esse esquema durante muito tempo.

Eu fiz durante um mês e meio. Mas não me adaptei por fatores externos.
Tentarei de novo no começo de 2017.

O dia fica bem mais produtivo.
Mano, muda sua foto pra essa https://teledramaturgiaglobo.files.word ... 301&crop=1
Só pra tu dizer que é o Agust_gyn kkkk
Curti a sugestão...

Só não consegui colocar a foto que você indicou porque deu erro...

Mas botei outra do Agostinho...
Se em algum momento acabei por ofender ou desrespeitar qualquer pessoa com minhas postagens neste fórum, desde já peço desculpa.

Avatar do usuário
ORESTES
Profissional
Profissional
Mensagens: 5095
Registrado em: 31 Dez 2015, 11:05
Localização: ACHOU QUE EU TAVA BRINCANDO?

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por ORESTES » 15 Dez 2016, 22:02

gust_gyn escreveu:
ORESTES escreveu:
gust_gyn escreveu:Tem um pessoal que pratica o ciclo polifásico.

Uma amiga minha, que estudava para o IRB (instituto Rio Branco), fez esse esquema durante muito tempo.

Eu fiz durante um mês e meio. Mas não me adaptei por fatores externos.
Tentarei de novo no começo de 2017.

O dia fica bem mais produtivo.
Mano, muda sua foto pra essa https://teledramaturgiaglobo.files.word ... 301&crop=1
Só pra tu dizer que é o Agust_gyn kkkk
Curti a sugestão...

Só não consegui colocar a foto que você indicou porque deu erro...

Mas botei outra do Agostinho...

HUEHEUHUE muito autismo envolvido.
LUTO ETERNO ATÉ 2020
Don't cry becɑuse it's over, smile becɑuse it hɑppened. :band:

23:59 - Não vou me iludir, não vou me iludir, não vou me iludir
00:00 - Ah, pior que esse time nem tá tão ruim. Sei não, acho que a Copa do Brasil dá pra gente levar

Avatar do usuário
gust_gyn
Júnior
Júnior
Mensagens: 3337
Registrado em: 04 Jan 2016, 09:40

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por gust_gyn » 15 Dez 2016, 22:31

hehehe

Fato...
Se em algum momento acabei por ofender ou desrespeitar qualquer pessoa com minhas postagens neste fórum, desde já peço desculpa.

Avatar do usuário
Niko Westphal
Júnior
Júnior
Mensagens: 1488
Registrado em: 31 Dez 2015, 00:37
Localização: SC

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Niko Westphal » 16 Dez 2016, 07:50

Eu tenho muita preguiça de acordar cedo (6:30), independentemente da hora que eu for dormir, no outro dia é o mesmo sofrimento.
Tenho um sono muito pesado também.

Avatar do usuário
ORESTES
Profissional
Profissional
Mensagens: 5095
Registrado em: 31 Dez 2015, 11:05
Localização: ACHOU QUE EU TAVA BRINCANDO?

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por ORESTES » 16 Dez 2016, 09:08

Eu tenho dois problemas: Não conseguir dormir e acordar cedo e dormir muito.
Mesmo quando eu estudava de manhã eu dormia lá pras 02:00/03:00 e no outro dia acordava morto 06:00, pra compensar dormia a tarde quase toda. kkk
Além de eu precisar dormir muito. Eu posso dormir 8 horas que de tarde me dá sono, e se eu durmo mal um dia nele e no outro dia eu fico morto até dormir bem e compensar essa hora perdida. Ex: Hoje dormi só 7 horas, amanhã preciso dormir 9. kkk

É foda.
LUTO ETERNO ATÉ 2020
Don't cry becɑuse it's over, smile becɑuse it hɑppened. :band:

23:59 - Não vou me iludir, não vou me iludir, não vou me iludir
00:00 - Ah, pior que esse time nem tá tão ruim. Sei não, acho que a Copa do Brasil dá pra gente levar

Avatar do usuário
Colina da Vitória
Júnior
Júnior
Mensagens: 2157
Registrado em: 03 Jan 2016, 11:41
Localização: Rio de Janeiro

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Colina da Vitória » 16 Dez 2016, 09:17

Eu tinha seriissimos problemas com insônia. Deitava pra dormir e ficava ansioso, demorava horas. Aí como tinha de funcionar durante o dia, quando o fuso horário tava errado eu virava a noite e ficava acordado até a noite seguinte pra ajustar o relógio biológico. Aí ficava feliz todo dia indo dormir 22h30 e acordando sem despertador 6h30, mas chegava um fim de semana e algo pra fazer bem tarde, e desajustava tudo de novo. Era barra tão pesada que tentei até remédio pra dormir, mas não era legal pq na manhã seguinte ficava meio grogue.

Final feliz: Lá pelos 35 passou. Deito e durmo.

Avatar do usuário
fernandes1980
Promessa
Promessa
Mensagens: 71
Registrado em: 07 Jan 2016, 15:23
Localização: Rio de Janeiro

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por fernandes1980 » 16 Dez 2016, 16:08

Essas administrações desastrosas de 2001 até os dias de hj deixam qualquer vascaíno com problemas de insônia

Avatar do usuário
ORESTES
Profissional
Profissional
Mensagens: 5095
Registrado em: 31 Dez 2015, 11:05
Localização: ACHOU QUE EU TAVA BRINCANDO?

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por ORESTES » 17 Dez 2016, 14:50

NetBahia.
LUTO ETERNO ATÉ 2020
Don't cry becɑuse it's over, smile becɑuse it hɑppened. :band:

23:59 - Não vou me iludir, não vou me iludir, não vou me iludir
00:00 - Ah, pior que esse time nem tá tão ruim. Sei não, acho que a Copa do Brasil dá pra gente levar

Avatar do usuário
Franciscano.Vascaíno
Promessa
Promessa
Mensagens: 221
Registrado em: 03 Jun 2016, 01:53

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 18:19

fernandes1980 escreveu:Essas administrações desastrosas de 2001 até os dias de hj deixam qualquer vascaíno com problemas de insônia
kkkk

Avatar do usuário
Franciscano.Vascaíno
Promessa
Promessa
Mensagens: 221
Registrado em: 03 Jun 2016, 01:53

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 18:21

Não conhecia essa parada de sono polifásico.

Mas, fico com "inveja" de quem deita e dorme às 21h e acorda 5h, sem despertador.

Fiquei bem mais tranquilo depois que descobri que é uma questão genética.

A diferença é que o insone não consegue dormir.

O Notígavo dorme muito bem, mas em horário invertido.

Avatar do usuário
Franciscano.Vascaíno
Promessa
Promessa
Mensagens: 221
Registrado em: 03 Jun 2016, 01:53

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 18:23

Substituir horas consecutivas de descanso por cochilos curtos. O sono polifásico, adotado por quem quer aumentar a produtividade, pode trazer riscos à saúde

http://revistagalileu.globo.com/Revista ... SAUDE.html

Victorjf
Promessa
Promessa
Mensagens: 353
Registrado em: 02 Jan 2016, 15:49

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Victorjf » 26 Dez 2016, 18:25

Não seria notívago?

Avatar do usuário
Franciscano.Vascaíno
Promessa
Promessa
Mensagens: 221
Registrado em: 03 Jun 2016, 01:53

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 18:29

Victorjf escreveu:Não seria notívago?
Tem razão, estava com sono...kkkk

Victorjf
Promessa
Promessa
Mensagens: 353
Registrado em: 02 Jan 2016, 15:49

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Victorjf » 26 Dez 2016, 19:18

Franciscano.Vascaíno escreveu:
Victorjf escreveu:Não seria notívago?
Tem razão, estava com sono...kkkk
Boa kkk :beber:

Avatar do usuário
Brunior
Júnior
Júnior
Mensagens: 3118
Registrado em: 02 Mai 2016, 19:29

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍVAGO E MATUTINO

Mensagem por Brunior » 26 Dez 2016, 19:52

eu só consigo dormir depois que o dia amanhece e a muito tempo que isso acontece comigo e se algum dia eu não puder dormir ao amanhecer o meu corpo fica horrível.

Avatar do usuário
Franciscano.Vascaíno
Promessa
Promessa
Mensagens: 221
Registrado em: 03 Jun 2016, 01:53

Re: QUALIDADE DO SONO! NOTÍGAVO E MATUTINO

Mensagem por Franciscano.Vascaíno » 26 Dez 2016, 21:36

Victorjf escreveu:
Franciscano.Vascaíno escreveu:
Victorjf escreveu:Não seria notívago?
Tem razão, estava com sono...kkkk
Boa kkk :beber:
:band: :pos:

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”