POLÍTICA NACIONAL XV

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.
Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Re: POLÍTICA NACIONAL XV

Mensagem por Wagnersac » 08 Nov 2019, 12:36

Gabrielleao escreveu:
08 Nov 2019, 12:31
Eu não sou jurista, eu acho que o julgamento do Lula foi claramente politico e eu também acho que o Lula é corrupto.

E mesmo assim eu acho que essa decisão é desastrosa, agora rico vai ficar enrolando até o crime prescrever.
Concordo com tudo, porém a mudança passa por uma alteração na Constituição, não por uma reinterpretação do texto constitucional, que é claro.
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Fox
Promessa
Promessa

Mensagem por Fox » 08 Nov 2019, 13:06

Fernando Henrique escreveu:
08 Nov 2019, 12:29
Sabe o que tá na constituição também? "Todos são iguais perante a lei". Mas inocente é quem acredita que isso possa ser verdade.
Com certeza.

Mas se chegar uma decisão para o STF sobre todos serem ou não iguais perante a lei não pode a corte dizer: nós achamos melhor que nem todos sejam iguais perante a lei.

A função do STF é defender a Constituição.

Concordar que hoje o STF deveria decidir com o que achamos melhor politicamente apesar de ser flagrantemente contrário à Constituição é defender que amanhã o STF faça o juízo de valor que bem entender.

Hoje está do lado do que achamos justo (reforço que é o meu posicionamento moral), mas amanhã estará do lado do que achamos injusto.

A esmagadora maioria das pessoas que eu vejo hoje "reclamando" da decisão do STF são as que condenam o Maduro que passou a controlar politicamente o Supremo Tribunal dele. O Supremo da Venezuela parou de defender a CF e age, hoje, através de decisão política.

À muitos agradaria hoje o STF aninhado à extrema direita, defendendo tudo quanto é visão de direita por cima da Constituição. Mas não da pra esquecer que amanhã o governo pode ser de extrema esquerda e o espectro político que será desrespeitado será outro.

Mas essa já é a tendência. É ABSURDA a votação por 6x5 em cima de artigo claro da CF. STF é órgão técnico, não é político. Não deveria ser, pelo menos.
Avante, vascaínos! http://comdiretasvirosocio.com.br/

Dica pra Euricada: www.catho.com.br

Fox
Promessa
Promessa

Mensagem por Fox » 08 Nov 2019, 13:11

Gabrielleao escreveu:
08 Nov 2019, 12:31
Eu não sou jurista, eu acho que o julgamento do Lula foi claramente politico e eu também acho que o Lula é corrupto.

E mesmo assim eu acho que essa decisão é desastrosa, agora rico vai ficar enrolando até o crime prescrever.
Concordo. Porém mais desastrosa que essa decisão seria a decisão em contrário, uma vez que abriria brecha para um órgão julgador e legislante (na verdade que ignoraria a legislação).

Corte máxima não existe pra tomar decisão popular. Via de regra é o contrário.

Por isso me incomoda muito todos os membros que ficam dando entrevistinha aqui e ali. Ministro celebridade. :VV:

VASCORAGEM
Profissional
Profissional

Mensagem por VASCORAGEM » 08 Nov 2019, 13:14

Fox escreveu:
08 Nov 2019, 13:06
Sabe o que tá na constituição também? "Todos são iguais perante a lei". Mas inocente é quem acredita que isso possa ser verdade.
Com certeza.

Mas se chegar uma decisão para o STF sobre todos serem ou não iguais perante a lei não pode a corte dizer: nós achamos melhor que nem todos sejam iguais perante a lei.

Concordar que hoje o STF deveria decidir com o que achamos melhor politicamente apesar de ser flagrantemente contrário à Constituição é defender que amanhã o STF faça o juízo de valor que bem entender.

Hoje está do lado do que achamos justo (reforço que é o meu posicionamento moral), mas amanhã estará do lado do que achamos injusto.

A esmagadora maioria das pessoas que eu vejo hoje "reclamando" da decisão do STF são as que condenam o Maduro que passou a controlar politicamente o Supremo Tribunal dele. O Supremo da Venezuela parou de defender a CF e age, hoje, através de decisão política.

À muitos agradaria hoje o STF aninhado à extrema direita, defendendo tudo quanto é visão de direita por cima da Constituição. Mas não da pra esquecer que amanhã o governo pode ser de extrema esquerda e o espectro político que será desrespeitado será outro.

Mas essa já é a tendência. É ABSURDA a votação por 6x5 em cima de artigo claro da CF. STF é órgão técnico, não é político. Não deveria ser, pelo menos.
Pois é. E por que os ministros do STF são colocados lá por indicação política e tem que permanecer até se aposentarem? Não seria isso um erro absurdo? Essa situação atual se deveu exatamente a isso, o mesmo governo se reelegendo ao infinito e indicando ministros alinhados com o crime.
Imagem

TorbJorn
Juvenil
Juvenil

Mensagem por TorbJorn » 08 Nov 2019, 13:19

Morar no Brasil é dar murro em ponta de faca.
Não tem jeito com isso aqui
Foda-se essa política de merda no Vasco

Fox
Promessa
Promessa

Mensagem por Fox » 08 Nov 2019, 14:00

VASCORAGEM escreveu:
08 Nov 2019, 13:14
Fox escreveu:
08 Nov 2019, 13:06
Com certeza.

Pois é. E por que os ministros do STF são colocados lá por indicação política e tem que permanecer até se aposentarem? Não seria isso um erro absurdo? Essa situação atual se deveu exatamente a isso, o mesmo governo se reelegendo ao infinito e indicando ministros alinhados com o crime.
Novamente, por determinação expressa da CF.

"Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.

Parágrafo único. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal."

Mas também acho um erro absurdo. Só que veja, erro absurdo dos legisladores originais que colocaram isso na CF, não erro absurdo de aplicação da CF no modelo de escolha.

No mínimo deveria ser garantido participação maior dos outros poderes para equilibrar um pouco as coisas.

Só que é aquilo. Não da pra chegar alguém agora e falar "discordo disso daí e vou mexer".

Se alguém for mexer tem que ser o legislativo e já tem uma infinidade de PEC's nesse sentido.

Caberia à população pressionar o legislativo orientando a mudança que achasse melhor e mais celeridade nas PEC's.

Mas ao invés disso o que se tem é revolta porque não é o espectro político X que está movimentando o STF (ainda, vai mudar neste governo).

Leony
Júnior
Júnior

Mensagem por Leony » 08 Nov 2019, 14:11

A constituição só sai vitoriosa quando interessa... é tudo jogo político e não há segurança jurídica.

Qual foi o fato relevante para o STF debater isso novamente se já foi descutido o mesmo assunto em 2016? Será que foi a prisão do Lula? Me ajuda aí

Bla bla de constituição é cortina de fumaça, pois quando o Lewndowski rasgou a constituição não tornando a Dilma inelegível por 8 anos, daí pode? Quando Toffoli soltou numa canetada o Zé Dirceu contrariando jurisprudência do STF daí pode? .....Quando Gilmar soltou o Barata tb pode? ...
É foda...Brasil , terra onde o crime compensa.

barbosafh
Juvenil
Juvenil

Mensagem por barbosafh » 08 Nov 2019, 15:28

Fox escreveu:
08 Nov 2019, 11:22
Vinan escreveu:
08 Nov 2019, 10:34
STF abriu a porteira das cadeias apenas para soltar 1 bandido!!

Fanatismo político em grau máximo!
:nao:
Fanatismo político é querer que o STF decida algo que você (ou eu) considere justo ou injusto.

STF existe para defender a Constituição. E a Constituição é clara.

"LVII - ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;"

Bizarro é por fanatismo político, pressão popular e pressão da mídia o STF quase ignorar a Constituição.

Em tempo, acho essa determinação da CF bastante injusta, dentro do nosso sistema processual.

Mas STF não tem que legislar. Nem fazer o que eles acham moral ou imoral.

Diferença de um único voto para resguardar passagem clara da CF. Coisa que há 10 anos atrás todo jurista sério do país teria vergonha de contrariar.

E pessoal nervosinho porque o STF não decidiu de acordo com a sua própria agenda política.
PERFEITO!

Se as pessoas pensassem como cidadão e não como defensores do governo da ora, este entendimento seria natural.
Tem varias formas de minimizar a influencia politica/ideologica e priorizar a escolha tecnica dos membros das cortes superiores. Temos diversos modelo melhores.
Mas o que predomina é o raciocinio simplista ou mesmo a falta de percepção da importância do tema.
Alô VASCAINO........

Concentre-se no que realmente é importante par ao Gigante. O Clube nunca precisou tanto de você.

ASSOCIE-SE AO VASCO, DESDE QUE : A ELEIÇÃO SEJA DIRETA E O ACESSO AO QUADRO DE SÓCIOS VOTANTES NÃO SEJA PROIBITIVO

Pada
Júnior
Júnior

Mensagem por Pada » 08 Nov 2019, 15:58

Leony escreveu:
08 Nov 2019, 14:11
A constituição só sai vitoriosa quando interessa... é tudo jogo político e não há segurança jurídica.

Qual foi o fato relevante para o STF debater isso novamente se já foi descutido o mesmo assunto em 2016? Será que foi a prisão do Lula? Me ajuda aí

Bla bla de constituição é cortina de fumaça, pois quando o Lewndowski rasgou a constituição não tornando a Dilma inelegível por 8 anos, daí pode? Quando Toffoli soltou numa canetada o Zé Dirceu contrariando jurisprudência do STF daí pode? .....Quando Gilmar soltou o Barata tb pode? ...
Exatamente. Grande parte que defende a decisão de ontem estaria incentivando passeata contra a corrupção se em vez de Lulas e Dirceus, os beneficiados fossem Aécios e Bolsonaros. E o contrário também é verdadeiro.

Está feliz que Lula foi solto, sem se importar com os empresários, funcionários públicos, políticos e mais outros tantos criminosos que serão soltos? Você é um idiota.

Você está revoltado somente porque o Lula se beneficiou, sem se importar com os outros? Você é um idiota.
NEVER MIND THE BULLOCKS, HERE'S VASCO DA GAMA. ASSOCIE-SE!

Imagem

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 08 Nov 2019, 16:01

Pada escreveu:
08 Nov 2019, 15:58
Leony escreveu:

Exatamente. Grande parte que defende a decisão de ontem estaria incentivando passeata contra a corrupção se em vez de Lulas e Dirceus, os beneficiados fossem Aécios e Bolsonaros. E o contrário também é verdadeiro.

Está feliz que Lula foi solto, sem se importar com os empresários, funcionários públicos, políticos e mais outros tantos criminosos que serão soltos? Você é um idiota.

Você está revoltado somente porque o Lula se beneficiou, sem se importar com os outros? Você é um idiota.
Mas isso não deveria ser sobre Lula ou sobre os outros presos, deveria ser sobre justiça!

O que está em discussão são regras! O fato do Lula estar preso não deveria pesar em nada para que as pessoas tomassem posição sobre o assunto.

Pada
Júnior
Júnior

Mensagem por Pada » 08 Nov 2019, 16:06

Conde de Vidigueira escreveu:
08 Nov 2019, 16:01
Pada escreveu:
08 Nov 2019, 15:58
Leony escreveu:

Mas isso não deveria ser sobre Lula ou sobre os outros presos, deveria ser sobre justiça!

O que está em discussão são regras! O fato do Lula estar preso não deveria pesar em nada para que as pessoas tomassem posição sobre o assunto.
Sim, o que deveria se considerar é o que é melhor para a sociedade como um todo.

Imagem

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 08 Nov 2019, 16:11

Pada escreveu:
08 Nov 2019, 16:06

Sim, o que deveria se considerar é o que é melhor para a sociedade como um todo.
É, mas não tem a ver só com soltar presos, tem a ver com prender injustamente.

Quando eu vejo as pessoas se posicionando com tanta facilidade, tenho a nítida impressão que são posições motivadas por causa de um preso em específico.

Sei que a lei daqui é muito lenta, mas também temos muitas prisões arbitrárias, feitas por gente despreparada!

Quantos desses que não esgotaram os seus recursos podem ser inocentes? Vale a pena deixar um inocente em cana para manter dez culpados presos?

Gabrielleao
Benemérito
Benemérito

Mensagem por Gabrielleao » 08 Nov 2019, 16:16

08 Nov 2019, 16:11
Pada escreveu:

Quando eu vejo as pessoas se posicionando com tanta facilidade, tenho a nítida impressão que são posições motivadas por causa de um preso em específico.

Sei que a lei daqui é muito lenta, mas também temos muitas prisões arbitrárias, feitas por gente despreparada!

Quantos desses que não esgotaram os seus recursos podem ser inocentes? Vale a pena deixar um inocente em cana para manter dez culpados presos?
São 2 instancias, você teria que ter 2 decisões erradas para o cara ser punido injustamente.

Sendo que na verdade, no brasil a maioria dos casos acabam em primeira instancia(tendo erro ou não) por que o acusado não tem dinheiro para bancar vários recursos e a defensoria tem casos de mais para ficar "enrolando" na justiça.

Ou seja, oque vai acontecer é que os que tem mais dinheiro vão conseguir enrolar até prescrever casos por que os pobre, injustiçados ou não já vão presos em primeira instancia.

E repetindo, eu acho que a prisão do Lula da forma como aconteceu foi politica mesmo ele sendo corrupto, mas um caso especifico não pode servi de alicerce para esse decisão que gera infinitamente mais impunidade do que justiça.

Pada
Júnior
Júnior

Mensagem por Pada » 08 Nov 2019, 16:20

Pada escreveu:

Sim, tem muito preso que não foi julgado. Tem preso condenado injustamente. Normalmente pobres e negros. Isso não tem nada a ver com prisão em segunda instância, que é o normal em países civilizados (não nessa república das bananas).

Eles estão se lixando para pobre, para condições dos presídios, para a morosidade da justiça. E pobre vai continuar preso, pois o juiz vai considerá-lo um risco para a sociedade. Só bandido de colarinho branco com dinheiro para infindáveis recursos continuará livre e mais estimulado a roubar. Isso todo mundo sabe.

Imagem

Rian
Júnior
Júnior

Mensagem por Rian » 08 Nov 2019, 16:44

Dia feliz para a democracia brasileira

espero que Rafael Braga e o DJ Rennan da Penha também sejam soltos de suas prisões injustas.

Hoje, só a milicia tá com raiva..
Até quando o amadorismo reinará no futebol do Vasco? :bangh:

Leony
Júnior
Júnior

Mensagem por Leony » 08 Nov 2019, 16:52

Pada escreveu:
08 Nov 2019, 16:20
Pada escreveu:

Sim, tem muito preso que não foi julgado. Tem preso condenado injustamente. Normalmente pobres e negros. Isso não tem nada a ver com prisão em segunda instância, que é o normal em países civilizados (não nessa república das bananas).

Eles estão se lixando para pobre, para condições dos presídios, para a morosidade da justiça. E pobre vai continuar preso, pois o juiz vai considerá-lo um risco para a sociedade. Só bandido de colarinho branco com dinheiro para infindáveis recursos continuará livre e mais estimulado a roubar. Isso todo mundo sabe.
Exatamente, doravante, apenas pobres irão para a cadeia, porque eles não tem recursos financeiros para pagar por recursos ad infinitum. parabéns a gedel, cunhna, lula e outros criminosos. mais uma vez, o crime compensa.

Rodrigo 82
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Rodrigo 82 » 08 Nov 2019, 18:26

Se tá na CF, fazer o que? Lembrando que quem elegeu o Bolsonaro o fez para evitar que isso aqui "virasse uma Venezuela".

E no fim, politicamente, a liberdade do Lula é maravilhosa pro Bolsonaro. Clima de campanha eleitoral permanente por 3 anos até 2022. Ele deve estar estourando champagne.

Dieguinho
Promessa
Promessa

Mensagem por Dieguinho » 08 Nov 2019, 19:36

O maior problema não é o nine fingers ser solto(o que já é um grande problema, já que beneficia a impunidade), pois ele só vai ficar bravateando e fazendo campanha contra o governo cercado de militantes. O problema foi o método do qual fizeram ele ser solto, soltando milhares de criminosos junto.

A decisão do STF foi completamente descabida e tomada para beneficiar a impunidade, não tem nada de constitucional nisso.

Barba Ruiva
Capitão
Capitão

Mensagem por Barba Ruiva » 08 Nov 2019, 20:32

esse país n tem jeito msm puta merda..

brasil, o país da impuninade!
✩ 21/08/1898
† 18/01/2001

Descanse em paz, Vasco.
Vasco hoje = chacota, humilhação e vergonha.

Almirante Negro
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Almirante Negro » 08 Nov 2019, 20:35

Por 6 a 5 o STF decidiu que sabe ler

A constituição é claríssima. Sujeito só é considerado culpado após trânsito em julgado.

Se esta regra é uma boa regra ou não, não é o judiciário o local para a discussão, mas o legislativo.

Princípio básico dos básicos de uma sociedade que se pretenda democrática.

Almirante Negro
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Almirante Negro » 08 Nov 2019, 20:35

Em tempo: Lula Livre!

Douglasrdcd
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Douglasrdcd » 08 Nov 2019, 20:39

Como o amigo ai em cima disse, essa decisão só vai favorecer os ricos, que tem muito dinheiro pra enrolar o processo até anos luz. favorecendo totalmente a corrupção nesse país.
Imagem

barbosafh
Juvenil
Juvenil

Mensagem por barbosafh » 08 Nov 2019, 20:45

Almirante Negro escreveu:
08 Nov 2019, 20:35
Por 6 a 5 o STF decidiu que sabe ler

A constituição é claríssima. Sujeito só é considerado culpado após trânsito em julgado.

Se esta regra é uma boa regra ou não, não é o judiciário o local para a discussão, mas o legislativo.

Princípio básico dos básicos de uma sociedade que se pretenda democrática.
Exato. Em síntese é isto.
Do ponto de vista político a presença do Lula é importante para fazer um contra-ponto, a oposição estava sem voz, o equilíbrio em uma democracia é vital.
Alô VASCAINO........

Concentre-se no que realmente é importante par ao Gigante. O Clube nunca precisou tanto de você.

ASSOCIE-SE AO VASCO, DESDE QUE : A ELEIÇÃO SEJA DIRETA E O ACESSO AO QUADRO DE SÓCIOS VOTANTES NÃO SEJA PROIBITIVO

Pada
Júnior
Júnior

Mensagem por Pada » 08 Nov 2019, 21:27

Almirante Negro escreveu:
08 Nov 2019, 20:35
Em tempo: Lula Livre!
Já está. Mude agora para Cabral livre! Ou Cunha livre!

Imagem

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 08 Nov 2019, 21:55

Gabrielleao escreveu:
08 Nov 2019, 16:16

São 2 instancias, você teria que ter 2 decisões erradas para o cara ser punido injustamente.

Sendo que na verdade, no brasil a maioria dos casos acabam em primeira instancia(tendo erro ou não) por que o acusado não tem dinheiro para bancar vários recursos e a defensoria tem casos de mais para ficar "enrolando" na justiça.

Ou seja, oque vai acontecer é que os que tem mais dinheiro vão conseguir enrolar até prescrever casos por que os pobre, injustiçados ou não já vão presos em primeira instancia.

E repetindo, eu acho que a prisão do Lula da forma como aconteceu foi politica mesmo ele sendo corrupto, mas um caso especifico não pode servi de alicerce para esse decisão que gera infinitamente mais impunidade do que justiça.
Parece que é isso mesmo. Já não entendo nada de direito, dessa parte criminal, então, estou totalmente por fora.

A ênfase que queria dar era apenas em separar as coisas. Política de um lado, decisões jurídicas de outro.

Aquiles
Profissional
Profissional

Mensagem por Aquiles » 08 Nov 2019, 22:01

A vitória hoje foi de vocês, parabéns a todos os vagabundos e a vagabundagem.

Vamos aguardar os próximos acontecimentos... complicado.
Imagem Imagem

LHC
Júnior
Júnior

Mensagem por LHC » 08 Nov 2019, 22:16

Estou tranquilo. Sou rico e agora posso fazer o que quiser nesse país.

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 08 Nov 2019, 22:44

Deixando de lado a discussão política, que é casuística, a questão jurídica é bastante complexa.

A maior parte dos especialistas acredita que nem mesmo por PEC a Constituição pode ser emendada quanto a essa questão, pois seria cláusula pétrea.

O que poderia se fazer seria uma jabuticaba, os seja, mudar a definição de "trânsito em julgado" ou encerrar a ação judicial na 2ª instância mesmo, que é de fato aonde se julga o mérito. Quem quisesse recorrer aos tribunais superiores, teria que iniciar uma nova ação especial, porém a ação original já teria transitado em julgado e portanto a sentença já poderia ser executada.
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Fox
Promessa
Promessa

Mensagem por Fox » 08 Nov 2019, 23:17

Wagnersac escreveu:
08 Nov 2019, 22:44
Deixando de lado a discussão política, que é casuística, a questão jurídica é bastante complexa.

A maior parte dos especialistas acredita que nem mesmo por PEC a Constituição pode ser emendada quanto a essa questão, pois seria cláusula pétrea.

O que poderia se fazer seria uma jabuticaba, os seja, mudar a definição de "trânsito em julgado" ou encerrar a ação judicial na 2ª instância mesmo, que é de fato aonde se julga o mérito. Quem quisesse recorrer aos tribunais superiores, teria que iniciar uma nova ação especial, porém a ação original já teria transitado em julgado e portanto a sentença já poderia ser executada.
Mas mudar o conceito pra diminuir o direito também não é válido rsrs

Acho que o nosso problema é mais processual do que qualquer coisa.

Garantir o trânsito em julgado parece justo, o problema é a demora do julgamento dos recursos (e os custos) que geram as distorções das condenações de pobres e ricos.

Bacurau
Júnior
Júnior

Mensagem por Bacurau » 08 Nov 2019, 23:42

LHC escreveu:
08 Nov 2019, 22:16
Estou tranquilo. Sou rico e agora posso fazer o que quiser nesse país.
Hoje mesmo já vou fazer uns rachas bêbado e depois fretar umas novinhas direto para o motel em comemoração.
Dá nada... Advogado existe é para isso mesmo, posso bancar e não sou político para me preocupar com ficha.

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”