POLÍTICA NACIONAL XIX

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.
Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Re: POLÍTICA NACIONAL XIX

Mensagem por Wagnersac » 07 Abr 2021, 18:16

Conde de Vidigueira escreveu:
07 Abr 2021, 18:15
Rodrigo 82 escreveu:
07 Abr 2021, 17:55
rafael.pereira escreveu:
07 Abr 2021, 17:46
Foi o primeiro grande leilão de ativos de infraestrutura realizado neste ano pelo governo federal e também o primeiro da "Infra Week", como o Executivo vem chamando esta semana de certames, que contará ainda com as concessões da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e de cinco terminais portuários.

Enfim algo de bom em meio a tanta desgraça.

Brasileira CCR e francesa Vinci levam 22 aeroportos; governo arrecada R$ 3,3 bilhões

Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/economi ... 3-bilhoes/
Copyright © 2021, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Se arrecadou, vai gastar menos dinheiro publico e vai melhorar os servicos, eu apoio.

Amigos bolsonaristas já estavam falando dessa parada há dois anos, eu achei que já fosse realidade antes da pandemia. Já sei que vai ser a carta na manga até 2022 pra dizer que privatizou algo.
Resta saber quanto os aeroportos faturavam, porque esses três bilhões vão ser torrados rapidinho e não irão fazer diferença nenhuma para o povo. Antes que me acusem de ser comunista ou coisa semelhante, acho que a privatização de aeroportos faz sentido se for bem feita. Só duvido que o bolsonarismo tenha competência para fazer algo direito.
Praticamente todos são deficitários.

Muito devido à má administração da Infraero, claro.
ANNA JULIA VASCAINA

Sempre ao teu lado até o fim
Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Nós viemos para te apoiar
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Cantarei de coooraaaçãoooo
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 07 Abr 2021, 18:17

Ysell escreveu:
07 Abr 2021, 18:12
O Hang é um trambiqueiro de marca maior, coitado do povo que tem esse cara como modelo de empresário.

"Auto definida como a maior loja do Brasil, a Havan vai ter que responder na Justiça Federal por diversos crimes cometidos, entre eles facilitação de descaminho, descaminho, falsificação, crime contra o sistema financeiro e ordem tributária, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha".

http://www.mpf.mp.br/sc/migracao/notici ... n-blumenau

"A 7ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região confirmou, por unanimidade, a condenação do dono da Havan Tecidos da Moda e da Importadora Havan, de Brusque (SC). Luciano Hang teria, segundo a denúncia, reduzido ilegalmente as contribuições previdenciárias e acessórias de funcionários das duas empresas entre outubro de 1992 e agosto de 1999. O valor sonegado é superior a R$ 10,4 milhões".

https://www.trf4.jus.br/trf4/controlado ... ticia=1651
Para esses malucos, "imposto é roubo". Os caras celebram sonegadores e contrabandistas, desde que não tragam maconha.

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 07 Abr 2021, 18:24

Wagnersac escreveu:
07 Abr 2021, 18:16
Praticamente todos são deficitários.

Muito devido à má administração da Infraero, claro.
:pos:

Ro-crvg
Benemérito
Benemérito

Mensagem por Ro-crvg » 07 Abr 2021, 20:11

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que é "inadmissível" a Petrobras reajustar o preço do gás natural em 39%, como anunciado nesta semana. Se dirigindo ao general Joaquim Silva e Luna, escolhido por ele para assumir a estatal, o presidente defendeu que haja previsibilidade sobre reajustes: "Podemos mudar esta política de preços lá".

O comentário de Bolsonaro pressionou uma alta do dólar, que fechou acima de R$ 5,64 e zerou os ganhos das ações de Petrobras.

Bolsonaro:

-"Ele [Silva e Luna] sabe que é uma empresa que, mais do que transparência, tem que ter previsibilidade. É inadmissível se anunciar agora, o velho presidente ainda, um reajuste de 39% no gás. É inadmissível. Que contratos são esses? Que acordos foram esses? Foram feitos pensando no Brasil? Em um período de três meses?", bradou. "Não vou interferir, a imprensa vai dizer o contrário. Mas podemos mudar esta política de preços lá."

Bolsonaro relatou que a decisão sobre indicar o general para a Petrobras foi tomada por ele e o convite foi feito por telefone, com aceite imediato.

Bolsonaro:

- "Eu falei a ele, a barra é pesada, vai entrar em uma empresa que precisa, cada vez mais, se entender como a maior estatal do Brasil, responsável pela nossa energia, o petróleo", pontuou.

O presidente lembrou da reação do mercado à demissão do economista Roberto Castello Branco, com queda nas ações e alta na cotação do dólar. Depois, enfatizou a necessidade de mudança também na forma de cobrança de ICMS dos combustíveis pelos Estados, tema que será tratado em um novo projeto a ser enviado ao Congresso, defendendo valor fixo do tributo, e não percentual.

Bolsonaro:

-"A previsibilidade é para vocês, consumidores. Não pode toda vez que, porventura, sobe o preço do combustível mais alguns centavos, estes centavos serem multiplicados na ponta da linha pela voracidade na arrecadação de imposto. Não pode toda vez que diminui o preço do combustível, na bomba, no final, ele não diminuir. Estou pedindo algo de anormal, querendo interferir em uma estatal? Ou querendo transparência?", finalizou, clamando por "ajuda do Congresso" para mudar a forma de cobrança.

O cara se contradiz a todo momento, não tem ideia do que esta fazendo.
Imagem

rafael.pereira
Profissional
Profissional

Mensagem por rafael.pereira » 07 Abr 2021, 23:37

Rodrigo 82 escreveu:
rafael.pereira escreveu:
Foi o primeiro grande leilão de ativos de infraestrutura realizado neste ano pelo governo federal e também o primeiro da "Infra Week", como o Executivo vem chamando esta semana de certames, que contará ainda com as concessões da Ferrovia de Integração Leste-Oeste (Fiol) e de cinco terminais portuários.

Brasileira CCR e francesa Vinci levam 22 aeroportos; governo arrecada R$ 3,3 bilhões

Se arrecadou, vai gastar menos dinheiro publico e vai melhorar os servicos, eu apoio.

Amigos bolsonaristas já estavam falando dessa parada há dois anos, eu achei que já fosse realidade antes da pandemia. Já sei que vai ser a carta na manga até 2022 pra dizer que privatizou algo.
O setor privado com seus defeitos consegue ainda ser infinitamente melhor que o setor público com seu nível mais alto.

Comparar eficiência do setor Privado com setor público é querer comparar um Leão com um filhote de gato (Sem ofensas, sei que tem gente eficiente e esforçada, mas são minoria)!

Trabalho 6 meses para pagar impostos e não ver retorno algum, daí uso meus outros 6 meses para pagar no setor privado aquilo que o setor público não é capaz de cumprir!

Exemplos: Educação (Faculdade e cursos), dentista, saúde (consultas médicas), segurança (seguro de vida e outros), etc, etc.

Rodrigo 82
Júnior
Júnior

Mensagem por Rodrigo 82 » 08 Abr 2021, 00:32

Ro-crvg escreveu:
07 Abr 2021, 20:11
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira que é "inadmissível" a Petrobras reajustar o preço do gás natural em 39%, como anunciado nesta semana. Se dirigindo ao general Joaquim Silva e Luna, escolhido por ele para assumir a estatal, o presidente defendeu que haja previsibilidade sobre reajustes: "Podemos mudar esta política de preços lá".

O comentário de Bolsonaro pressionou uma alta do dólar, que fechou acima de R$ 5,64 e zerou os ganhos das ações de Petrobras.

Bolsonaro:

-"Ele [Silva e Luna] sabe que é uma empresa que, mais do que transparência, tem que ter previsibilidade. É inadmissível se anunciar agora, o velho presidente ainda, um reajuste de 39% no gás. É inadmissível. Que contratos são esses? Que acordos foram esses? Foram feitos pensando no Brasil? Em um período de três meses?", bradou. "Não vou interferir, a imprensa vai dizer o contrário. Mas podemos mudar esta política de preços lá."

Bolsonaro relatou que a decisão sobre indicar o general para a Petrobras foi tomada por ele e o convite foi feito por telefone, com aceite imediato.

Bolsonaro:

- "Eu falei a ele, a barra é pesada, vai entrar em uma empresa que precisa, cada vez mais, se entender como a maior estatal do Brasil, responsável pela nossa energia, o petróleo", pontuou.

O presidente lembrou da reação do mercado à demissão do economista Roberto Castello Branco, com queda nas ações e alta na cotação do dólar. Depois, enfatizou a necessidade de mudança também na forma de cobrança de ICMS dos combustíveis pelos Estados, tema que será tratado em um novo projeto a ser enviado ao Congresso, defendendo valor fixo do tributo, e não percentual.

Bolsonaro:

-"A previsibilidade é para vocês, consumidores. Não pode toda vez que, porventura, sobe o preço do combustível mais alguns centavos, estes centavos serem multiplicados na ponta da linha pela voracidade na arrecadação de imposto. Não pode toda vez que diminui o preço do combustível, na bomba, no final, ele não diminuir. Estou pedindo algo de anormal, querendo interferir em uma estatal? Ou querendo transparência?", finalizou, clamando por "ajuda do Congresso" para mudar a forma de cobrança.

Já perceberam que o Bolsonaro é eternamente oposição? Ele é o presidente, indicou o diretor da Petrobras, mas ainda se comporta como um deputado discursando no plenário e reclamando de tudo.

Ro-crvg
Benemérito
Benemérito

Mensagem por Ro-crvg » 08 Abr 2021, 00:39

Rodrigo 82 escreveu:
08 Abr 2021, 00:32
Ro-crvg escreveu:
07 Abr 2021, 20:11

Bolsonaro:

Bolsonaro:

Bolsonaro:

Já perceberam que o Bolsonaro é eternamente oposição? Ele é o presidente, indicou o diretor da Petrobras, mas ainda se comporta como um deputado discursando no plenário e reclamando de tudo.
pois é, ele mesmo botou o cara lá, que bizaarro
Imagem

GilsonVGPR
Profissional
Profissional

Mensagem por GilsonVGPR » 08 Abr 2021, 10:04

GilsonVGPR escreveu:
07 Abr 2021, 18:12
Diego escreveu:
07 Abr 2021, 17:38
GilsonVGPR escreveu:
07 Abr 2021, 16:19

O véio da havan andou sonegando impostos, e foi pego pela Receita Federal.

Também não acho que se deva tachar fortunas/lucros.

Mas e o outro lado, deve-se dar benefícios fiscais a quem tem imensas fortunas, e ainda sonega imposto?
Toda grande empresa sempre é acusada de sonegação porque o código tributário é feito de maneira bastante ambígua justamente para criar essas situações, ele foi acusado de sonegar 1 milhão, ninguém com uma fortuna de dezenas de bilhões iria sonegar 1 milhão, normalmente isso é uma disputa por interpretação do que está na lei e acaba na justiça, as vezes a empresa ganha as vezes o governo ganha.
Rapaz, a sonegação dele (no caso da havan) pelo que sei não foi nada de interpretação não.

Foi por reter e/ou deixar de declarar as contribuições patronais, usar compensações indevidas, e não conseguiu reverter no CARF.

Agora não tenho como, mas, amanhã vou pesquisar melhor isso.
:cfe: Nem precisei pesquisar, vi aqui agora que o Ysell já havia postado sobre.

Código tributário ambíguo, sei. :lol:
𝒞. 𝑅. 𝒱𝒜𝒮𝒞𝒪 𝒟𝒜 𝒢𝒜𝑀𝒜 -> 𝒞𝒪𝒩𝒬𝒰𝐼𝒮𝒯𝒪𝒰: 𝒮𝒰𝐿-𝒜𝑀𝐸𝑅𝐼𝒞𝒜𝒩𝒪 𝒟𝐸 𝒞𝐿𝒰𝐵𝐸𝒮 𝒞𝒜𝑀𝒫𝐸𝒪̃𝐸𝒮 𝒟𝐸 𝟣𝟫𝟦𝟪 (𝒫𝑅𝐸𝒞𝒰𝑅𝒮𝒪𝑅 𝒟𝒜 𝒯𝒜Ç𝒜 𝐿𝐼𝐵𝐸𝑅𝒯𝒜𝒟𝒪𝑅𝐸𝒮 𝒟𝒜 𝒜𝑀𝐸́𝑅𝐼𝒞𝒜 𝐸 𝒟𝒜 𝒰𝐸𝐹𝒜 𝒞𝐻𝒜𝑀𝒫𝐼𝒪𝒩𝒮 𝐿𝐸𝒜𝒢𝒰𝐸). | 𝒯𝒪𝑅𝒩𝐸𝐼𝒪 𝐼𝒩𝒯𝐸𝑅𝒩𝒜𝒞𝐼𝒪𝒩𝒜𝐿 𝒟𝐸 𝒫𝒜𝑅𝐼𝒮 𝒟𝐸 𝟣𝟫𝟧𝟩 (𝒫𝑅𝐸𝒞𝒰𝑅𝒮𝒪𝑅 𝒟𝒜 𝒞𝒪𝒫𝒜 𝐼𝒩𝒯𝐸𝑅𝒞𝒪𝒩𝒯𝐼𝒩𝐸𝒩𝒯𝒜𝐿 / 𝒯𝒪𝑅𝒩𝐸𝐼𝒪 𝑀𝒰𝒩𝒟𝐼𝒜𝐿 𝒟𝐸 𝒞𝐿𝒰𝐵𝐸𝒮). 𝒞𝒪𝒩𝐹𝐼𝑅𝒜 𝒜𝒬𝒰𝐼.

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 08 Abr 2021, 12:09

rafael.pereira escreveu:
07 Abr 2021, 23:37
Rodrigo 82 escreveu:
rafael.pereira escreveu:

O setor privado com seus defeitos consegue ainda ser infinitamente melhor que o setor público com seu nível mais alto.

Comparar eficiência do setor Privado com setor público é querer comparar um Leão com um filhote de gato (Sem ofensas, sei que tem gente eficiente e esforçada, mas são minoria)!

Trabalho 6 meses para pagar impostos e não ver retorno algum, daí uso meus outros 6 meses para pagar no setor privado aquilo que o setor público não é capaz de cumprir!

Exemplos: Educação (Faculdade e cursos), dentista, saúde (consultas médicas), segurança (seguro de vida e outros), etc, etc.
Você mora em um país pobre, meu caro! Se não faz faculdade pública, é porque não teve capacidade para entrar. Ainda são as melhores do País. Há muitos cursos gratuitos e de qualidade. Conhece os Institutos Federais? Sem os serviços públicos de saúde, os pobres estariam desassistidos. Além disso, há toda uma estrutura invisível que é mantida por impostos e que você não percebe como retorno deles.

Você acha que a saúde deveria ser privada? Acha que o ensino superior deveria ser todo privado? E a educação básica? Você lê o que escreve? Quem consome mais ajuda quem consome menos pagando imposto! Precisaríamos de uma reforma tributária para aliviar a carga sobre o consumo, principalmente, daquilo que é básico e que provoca inclusão, mas esse discurso ancap de que não vê retorno dos impostos é pura choradeira irracional!

Veja esses cursos gratuitos! Talvez, algum te interesse:
https://www.horabrasil.com.br/2021/04/0 ... dM1mEnrN3w

Ysell
Júnior
Júnior

Mensagem por Ysell » 08 Abr 2021, 12:55

08 Abr 2021, 12:09
rafael.pereira escreveu:
07 Abr 2021, 23:37
Rodrigo 82 escreveu:

Você mora em um país pobre, meu caro! Se não faz faculdade pública, é porque não teve capacidade para entrar. Ainda são as melhores do País. Há muitos cursos gratuitos e de qualidade. Conhece os Institutos Federais? Sem os serviços públicos de saúde, os pobres estariam desassistidos. Além disso, há toda uma estrutura invisível que é mantida por impostos e que você não percebe como retorno deles.

Você acha que a saúde deveria ser privada? Acha que o ensino superior deveria ser todo privado? E a educação básica? Você lê o que escreve? Quem consome mais ajuda quem consome menos pagando imposto! Precisaríamos de uma reforma tributária para aliviar a carga sobre o consumo, principalmente, daquilo que é básico e que provoca inclusão, mas esse discurso ancap de que não vê retorno dos impostos é pura choradeira irracional!

Veja esses cursos gratuitos! Talvez, algum te interesse:
https://www.horabrasil.com.br/2021/04/0 ... dM1mEnrN3w
Sem contar que boa parte do que é gasto com saúde e educação é deduzido do IR, além de, por óbvio, seguros não guardarem qualquer relação com segurança pública (exceto pelo valor da apólice em alguns casos).
A boçalidade do Rafael é espantosa, falta o mínimo de conhecimento para ele articular qualquer tipo de pensamento lógico. Espero sinceramente que ele acolha a sua sugestão de fazer um curso qualquer.

rafael.pereira
Profissional
Profissional

Mensagem por rafael.pereira » 08 Abr 2021, 17:53

Assédio contra a Bia do Bradesco: a nova fronteira do progressismo corporativo

https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/p ... -bradesco/

"O que as pessoas por trás da Magalu e da Bia parecem não entender é que não há paralelo possível entre a suposta dor de um robô “assediado” por clientes insatisfeitos com a loja ou o banco e o sofrimento de mulheres de carne, osso e alma vítimas de violência"

Leia a coluna de Paulo Polzonoff Jr na Gazeta do Povo

Como diz em um comentário na página: "Precisamos de uma Guerra para entendermos o que são problemas reais ".

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 08 Abr 2021, 17:56

rafael.pereira escreveu:
08 Abr 2021, 17:53

"O que as pessoas por trás da Magalu e da Bia parecem não entender é que não há paralelo possível entre a suposta dor de um robô “assediado” por clientes insatisfeitos com a loja ou o banco e o sofrimento de mulheres de carne, osso e alma vítimas de violência"

Como diz em um comentário na página: "Precisamos de uma Guerra para entendermos o que são problemas reais ".
Isso vende, cara! Que tipo de liberal é você se não entende que pautas comportamentais são rentáveis? Ou você acha que o Bradesco é um banco ideológico e comunista? Para variar, um artigo da Gazeta do Povo falando merda.

viradaeamor
Júnior
Júnior

Mensagem por viradaeamor » 08 Abr 2021, 19:53

08 Abr 2021, 17:56
rafael.pereira escreveu:

Isso vende, cara! Que tipo de liberal é você se não entende que pautas comportamentais são rentáveis? Ou você acha que o Bradesco é um banco ideológico e comunista? Para variar, um artigo da Gazeta do Povo falando merda.
"Assédio" contra robô? Só um jornal de maluco pra dar atenção pra esse tipo de coisa...
"Pode não ser essa mulher o que te falta
Pode não ser esse calor o que faz mal
Pode não ser essa gravata o que sufoca
Ou essa falta de dinheiro que é fatal"

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 08 Abr 2021, 20:54

viradaeamor escreveu:
08 Abr 2021, 19:53
rafael.pereira escreveu:

"Assédio" contra robô? Só um jornal de maluco pra dar atenção pra esse tipo de coisa...
Enquanto isso, o dono do Bradesco estava no brunch do empresariado para tietar J. M. Bolsonaro.

Rodrigo 82
Júnior
Júnior

Mensagem por Rodrigo 82 » 08 Abr 2021, 21:08

rafael.pereira escreveu:

Verdade. Ficar se doendo pq a voz eletrônica do Bradesco agora tá empoderada é muita falta do que fazer.

Gabriel97
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Gabriel97 » 08 Abr 2021, 21:08

08 Abr 2021, 20:54
viradaeamor escreveu:
08 Abr 2021, 19:53

Enquanto isso, o dono do Bradesco estava no brunch do empresariado para tietar J. M. Bolsonaro.
Do jeito que a popularidade dele está caindo e a economia está mal é mais fácil o Jair estar tietando os donos dos bancos. Fazendo glub glub e tudo pra ver se eles abaixam ou ao menos não aumentam a taxa de juros deles.

rafael.pereira
Profissional
Profissional

Mensagem por rafael.pereira » 08 Abr 2021, 21:26

Rodrigo 82 escreveu:
08 Abr 2021, 21:08
rafael.pereira escreveu:

Verdade. Ficar se doendo pq a voz eletrônica do Bradesco agora tá empoderada é muita falta do que fazer.
Ninguem está se doendo pela voz eletrônica empoderada, mas sim alertando pela forma que se amplia a loucura social. Se fosse apenas meia dúzia de pessoas retardadas nem ligava, mas é uma geração mimizenta aos montes. Cada geração só piora.

rafael.pereira
Profissional
Profissional

Mensagem por rafael.pereira » 08 Abr 2021, 21:38

Lula diz que mercado tem que ficar preocupado com sua possível volta ao poder

https://www.oantagonista.com/brasil/lul ... -ao-poder/

Imagem

O ex-presidente Lula afirmou que o mercado especulador tem que ficar preocupado com sua possível volta ao poder.

No Twitter, o petista disse que pretende cuidar do “mercado do estômago”.

Segundo ele, quanto melhor estiver a sociedade, “melhor vai estar o mercado”.

“Vejo no jornal que o mercado está preocupado com a volta do Lula. O mercado especulador tem que ficar mesmo. Porque vamos cuidar de outro mercado. Aquele do estômago, da saúde, educação, inclusão social. Quanto melhor tiver a sociedade, melhor vai estar o mercado.”

A maior desgraça para a América Latina foi a década de ouro de 2001 a 2010 ter caído no colo dos governos de esquerda. O povo acredita que foram eles que fizeram seus países prosperar, experimentaram a continuação ou volta dos mesmos partidos e como resultado o colapso econômico. Nem Venezuela e Argentina como exemplo os fazem abrir os olhos.

Rodrigo 82
Júnior
Júnior

Mensagem por Rodrigo 82 » 09 Abr 2021, 02:48

rafael.pereira escreveu:
08 Abr 2021, 21:26
Rodrigo 82 escreveu:
08 Abr 2021, 21:08
rafael.pereira escreveu:

Ninguem está se doendo pela voz eletrônica empoderada, mas sim alertando pela forma que se amplia a loucura social. Se fosse apenas meia dúzia de pessoas retardadas nem ligava, mas é uma geração mimizenta aos montes. Cada geração só piora.
O Bradesco gosta de $$$$$$$$. Simples assim. Não tem nada a ver ideologia, globalização, mimimi. A mulher dona da papelaria da esquina pode ate achar do nada que pôr um arco iris na fachada vai atrair publico lgbt. Bradesco e um negocio bilionario, se estao fazendo um movimento desses é pq acham que vai aumentar o lucro.

A maioria das mulheres prefere o Itau ou bancos virtuais? Eles querem ampliar público feminino? Sei la.

Se fosse dar dinheiro eles mudariam o slogan pra "O banco que mita".

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 09 Abr 2021, 13:55

Bolsonaro fica ainda mais nas mãos do Congresso com CPI da Covid

Governo terá que negociar no varejo com centrão para conter estragos na comissão

No ano passado, Jair Bolsonaro decidiu terceirizar a operação política do governo. Com popularidade em queda, aliados sob investigação e murmúrios sobre impeachment, o presidente fechou um acordo de proteção no Congresso. Agora, a abertura da CPI da Covid no Senado embaralha os termos dessa negociação.

Controlar uma comissão de inquérito exige processos políticos complexos. O governo precisa monitorar a escolha do presidente e do relator, a indicação de senadores para o colegiado, a convocação de depoimentos explosivos e a aprovação de quebras de sigilo. Se o centrão soltar alguma dessas engrenagens, o estrago pode ser grande.

Aliados de ocasião, esses parlamentares conhecem as fragilidades de Bolsonaro e sabem o tamanho do prejuízo que ele pode sofrer na CPI. Mas até aqui, em vez de derrubar o presidente, eles estão mais interessados em extrair benefícios do governo.

Essa proteção tem um preço, porque o mero funcionamento da comissão tende a ser um fator considerável de desgaste para Bolsonaro.

Sob desgaste político, o presidente Jair Bolsonaro passou a negociar cargos no governo com líderes e dirigentes partidários do chamado centrão, em busca de apoio no Congresso e para tentar blindar eventual abertura de processo de impeachment
Sob desgaste político, o presidente Jair Bolsonaro passou a negociar cargos no governo com líderes e dirigentes partidários do chamado centrão, em busca de apoio no Congresso e para tentar blindar eventual abertura de processo de impeachment.

Mesmo que o presidente consiga montar uma tropa de choque, ficarão em exposição contínua documentos que apontam a omissão do governo na pandemia, testemunhos de decisões equivocadas e críticas de uma oposição que se mostrou tímida nos dois últimos anos.

Os primeiros movimentos para a montagem da CPI indicam o tamanho do problema.

De um lado, o governo tenta convencer senadores a adiar a indicação dos membros da comissão —o que deve ter um preço. De outro, parlamentares articulam a escolha de Renan Calheiros (MDB-AL), crítico de Bolsonaro na pandemia, para a relatoria do colegiado.

Se o ritmo dos trabalhos estiver sob o comando de desafetos do governo, o Palácio do Planalto correrá um risco maior. A base governista precisará fazer um trabalho de contenção de danos por até seis meses —tempo máximo de funcionamento da CPI.

O balcão de negócios deverá funcionar por todo esse tempo. A vulnerabilidade de Bolsonaro nessa CPI deve fazer com que o governo tenha que tratar com senadores no varejo, para evitar derrotas na comissão.

Nos primeiros dois anos de mandato, o Planalto conseguiu manter o Senado sob controle porque fez acordos de cúpula com Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O corpo de parlamentares recebeu recursos e cargos direcionados por esses presidentes, mas não foi atendido de maneira direta pelo governo.

Agora, pode ser necessário fazer negociações pontuais a cada decisão importante: formar maioria, mudar o comando da CPI, evitar a exposição de contratos para a fabricação de cloroquina e barrar a convocação de operadores negacionistas do governo, para citar alguns exemplos.

O resultado desses acordos também vai depender do humor do centrão diante dos números da tragédia.

Até aqui, os partidos escolheram continuar sócios de Bolsonaro, mas a escalada de mortes e o comportamento conflituoso do presidente podem ativar o instinto de sobrevivência política dos parlamentares.

O caixa limitado do governo é outro ponto de atenção. O Planalto já tem dificuldades para encaixar no Orçamento o apetite dos parlamentares por emendas. Se a CPI aumentar essa fatura, pode ser impossível fechar a conta.

No fim de 2019, quando rascunhava o contrato de parceria com o centrão, o Planalto conseguiu apoio para esvaziar a incômoda CPI das Fake News. Não foi uma operação sofisticada: esses partidos aproveitaram a apatia da oposição e passaram a fazer corpo mole para dificultar o andamento das investigações.

Aquela mesma CPI ensinou ao governo que é possível apostar numa estratégia simples, mas arriscada: o tumulto. A comissão virou um palanque para enviados do gabinete do ódio e um espaço para que os governistas mais radicais fizessem ameaças a seus desafetos.

Esse movimento deve se repetir na batalha da CPI da Covid. Nesta sexta (9), Bolsonaro já deu cores políticas à comissão e disse que governadores e prefeitos deveriam estar sob investigação. Seus aliados levarão esse espírito para o colegiado.

O presidente aposta em um caminho adicional de conflito com o STF (Supremo Tribunal Federal). Contrariado, ele acusou o ministro Luís Roberto Barroso de "imprópria militância política" ao determinar a abertura da comissão.

Mais uma vez, Bolsonaro investe na tensão institucional para se defender. Se as negociações com o Congresso na CPI desandarem, os parlamentares também se tornarão alvos do presidente.

https://www1.folha.uol.com.br/poder/202 ... ovid.shtml
ANNA JULIA VASCAINA

Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Diego
Profissional
Profissional

Mensagem por Diego » 09 Abr 2021, 14:53

Imagem

:pens:

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 09 Abr 2021, 15:03

Diego escreveu:
09 Abr 2021, 14:53
Imagem

Pare de tentar espalhar desinformação pateticamente.
ANNA JULIA VASCAINA

Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Diego
Profissional
Profissional

Mensagem por Diego » 09 Abr 2021, 15:10

Wagnersac escreveu:
09 Abr 2021, 15:03
Diego escreveu:
Imagem

Que desinformação? As duas noticias estão corretas. :eeee:

DMX morre aos 50 anos nos EUA
https://g1.globo.com/pop-arte/musica/no ... site.ghtml

DMX Received Covid Vaccine Days Before Heart Attack
https://www.dailypostusa.com/news/dmx-r ... exclusive/

:eeee:

Diego
Profissional
Profissional

Mensagem por Diego » 09 Abr 2021, 15:11

rafael.pereira escreveu:
08 Abr 2021, 21:38
Lula diz que mercado tem que ficar preocupado com sua possível volta ao poder

https://www.oantagonista.com/brasil/lul ... -ao-poder/

Imagem

O ex-presidente Lula afirmou que o mercado especulador tem que ficar preocupado com sua possível volta ao poder.

No Twitter, o petista disse que pretende cuidar do “mercado do estômago”.

Segundo ele, quanto melhor estiver a sociedade, “melhor vai estar o mercado”.

“Vejo no jornal que o mercado está preocupado com a volta do Lula. O mercado especulador tem que ficar mesmo. Porque vamos cuidar de outro mercado. Aquele do estômago, da saúde, educação, inclusão social. Quanto melhor tiver a sociedade, melhor vai estar o mercado.”

A maior desgraça para a América Latina foi a década de ouro de 2001 a 2010 ter caído no colo dos governos de esquerda. O povo acredita que foram eles que fizeram seus países prosperar, experimentaram a continuação ou volta dos mesmos partidos e como resultado o colapso econômico. Nem Venezuela e Argentina como exemplo os fazem abrir os olhos.
Que nada cara é o Lulinha paz e amor, ele vai escrever uma cartinha e tudo fica bom, o mercado ja está com ele, nem precisa de eleição, a Thaís Oyama garante. :ed6:

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 09 Abr 2021, 15:23

Preocupe-se tanto com a retórica do Lula quanto vc se preocupa com a do Jair.

Se até a eleição não aparecer uma 3a via mais ao centro, é sabido de que lado a maior parte dos empresários estarão.

Espere e verás.
ANNA JULIA VASCAINA

Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Diego
Profissional
Profissional

Mensagem por Diego » 09 Abr 2021, 15:31

Wagnersac escreveu:
09 Abr 2021, 15:23

Se até a eleição não aparecer uma 3a via mais ao centro, é sabido de que lado a maior parte dos empresários estarão.

Espere e verás.
É? Algum colunista da Folha te garantiu? :pis:

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 09 Abr 2021, 15:43

Diego escreveu:
09 Abr 2021, 15:31
Wagnersac escreveu:
09 Abr 2021, 15:23

Espere e verás.
É? Algum colunista da Folha te garantiu? :pis:
Os colunistas da FSP tem acertado bem mais do que vc, ultimamente.

Não dá uma dentro.

Só canelada. :lol:
ANNA JULIA VASCAINA

Minha vida é você
E a torcida do vascão
Sempre tão linda
Juntos vamos ganhar
Na alegria e na dor
O sentimento não pára
Pois todo vascaíno
Tem amor infinito
Vasco da gamaaaaaa
Vasco da gamaaaaaa!

Conde de Vidigueira
Júnior
Júnior

Mensagem por Conde de Vidigueira » 09 Abr 2021, 15:51

Diego escreveu:
09 Abr 2021, 15:10
Wagnersac escreveu:
Diego escreveu:
Imagem

Ele é anti-vaxxer! Que surpresa!

Rodrigo 82
Júnior
Júnior

Mensagem por Rodrigo 82 » 09 Abr 2021, 16:07

09 Abr 2021, 15:51
Diego escreveu:
Wagnersac escreveu:

Bolsonarista ao mesmo tempo que choraminga que estao contando obitos de idosos como covid, insinua que o falecimento de alguem de 99 anos foi por causa da vacina. Típico dessa gentalha.

Diego
Profissional
Profissional

Mensagem por Diego » 09 Abr 2021, 16:43

Rodrigo 82 escreveu:
09 Abr 2021, 16:07
09 Abr 2021, 15:51
Diego escreveu:

Bolsonarista ao mesmo tempo que choraminga que estao contando obitos de idosos como covid, insinua que o falecimento de alguem de 99 anos foi por causa da vacina. Típico dessa gentalha.
Imagem

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”