BLOG CAMISA 12

Área destinada a Comentários sobre o Vasco e demais Assuntos \'Futebolísticos\' em geral, por parte de Torcedores e Foristas, que ainda não tenham nenhuma Área específica no Fórum.
Guga-DF
Juvenil
Juvenil

BLOG CAMISA 12

Mensagem por Guga-DF » 26 Jan 2016, 14:51

Olá, amigos vascaínos.

Tudo tranquilo?

Alguns foristas já deve me conhecer de longa data e sabem que sou um historiador apaixonado pelo Vasco. Sempre estou lendo jornais antigos, livros e coisas afins relacionado ao futebol.

Tendo isso em vista resolvi criar um Blog para divulgar minhas leituras. Escrever para mim é um passatempo. Então, porque não compartilhar?

A página tem como princípio apenas falar sobre o Vasco, seja relembrar momentos históricos, grandes jogadores ou personagens que não fazem tanta falta. Também tentarei escrever sobre as categorias de base do clube que é algo que me chama bastante atenção e que sempre estou tentando acompanhar através de vídeos, imagens e notícias.

Quem tiver interesse segue o link do Blog:

http://www.lanceactivo.com.br/camisa12/
Membro cadastrado desde 2006.

Devido à vitória de Alexandre Campello na eleição do dia 19/01/2018 decidi encerrar minha participação neste espaço. O Netvasco contém excelentes membros, porém o tal fórum é fruto desta administração golpista, imoral e corrupta que sujou e sujará a imagem do Club de Regatas Vasco da Gama por anos.

Tendo isso em vista, recuso-me a financiar ou participar de qualquer coisa que esteja atrelada ao grupo do Sr. Alexandre Campello.

Diga não à imoralidade!

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Re: BLOG CAMISA 12

Mensagem por Lorenzo » 26 Jan 2016, 16:06

Sites e blogs vascaínos. Liberado.
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

FerramentaFJV10Fml
Juvenil
Juvenil

Mensagem por FerramentaFJV10Fml » 26 Jan 2016, 16:18

Só não gostei do nome, esse nome lembra duas torcidas que tem uma rivalidade gigante com a nossa

Danillo Bento
Júnior
Júnior

Mensagem por Danillo Bento » 26 Jan 2016, 16:28

Ai Guga, aproveita e ajuda eu e o Leo Araujo, estávamos tentando achar a escalação do Vasco vice-campeão da Copa SP de 1999, mas não conseguimos.

Só lembro do Helton naquele time e queria saber quem mais estava naquela boa campanha.
Imagem

Niko Westphal
Júnior
Júnior

Mensagem por Niko Westphal » 26 Jan 2016, 16:37

Danillo Bento escreveu:Ai Guga, aproveita e ajuda eu e o Leo Araujo, estávamos tentando achar a escalação do Vasco vice-campeão da Copa SP de 1999, mas não conseguimos.

Só lembro do Helton naquele time e queria saber quem mais estava naquela boa campanha.
Dando uma garimpada encontrei a dupla de volantes Fabrício Carvalho e Fabrício Eduardo.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fabrício_Carvalho_Pereira
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fabrício_ ... ilva_Alves

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... o-rio.html
http://www.netvasco.com.br/n/98744/ex-j ... o-policial

Danillo Bento
Júnior
Júnior

Mensagem por Danillo Bento » 26 Jan 2016, 16:44

Niko Westphal escreveu:
Danillo Bento escreveu:Ai Guga, aproveita e ajuda eu e o Leo Araujo, estávamos tentando achar a escalação do Vasco vice-campeão da Copa SP de 1999, mas não conseguimos.

Dando uma garimpada encontrei a dupla de volantes Fabrício Carvalho e Fabrício Eduardo.

Nenhum dos dois estavam naquele time.

O Fabricio Carvalho jogou a Libertadores em 98, não estaria no time de juniores em 99.

O outro Fabricio saiu do Vasco em 1999, depois da chegada do Paulo Miranda, então também não jogou aquela Copa SP.
Imagem

dpassos
Juvenil
Juvenil

Mensagem por dpassos » 26 Jan 2016, 16:47

http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1999 ... 20//668136
Imagem

Danillo Bento
Júnior
Júnior

Mensagem por Danillo Bento » 26 Jan 2016, 16:53

dpassos escreveu:

http://acervo.folha.uol.com.br/fsp/1999 ... 20//668136

Opa!

Obrigado, era isso mesmo que queria.

E corrigindo então, o Fabricio Carvalho estava naquele time mesmo :lol:
Imagem

Niko Westphal
Júnior
Júnior

Mensagem por Niko Westphal » 26 Jan 2016, 17:00

Danillo Bento escreveu:
Niko Westphal escreveu:

Nenhum dos dois estavam naquele time.

O Fabricio Carvalho jogou a Libertadores em 98, não estaria no time de juniores em 99.

O outro Fabricio saiu do Vasco em 1999, depois da chegada do Paulo Miranda, então também não jogou aquela Copa SP.
Também estranhei, mas vi nesse vídeo:

Na legenda diz Fabrício Carvalho, enfim, não lembro de ninguém desse time.

Guga-DF
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Guga-DF » 26 Jan 2016, 19:05

Galera, o nome foi porque todos que eu colocava não ia.

Fiquei puto, joguei esse e foi isso mesmo. Mas o que eu queria era Blog do Expresso da Vitória.

As duas torcidas que possuem nomes semelhantes é a do Corinthians e Atlético Mineiro, né?

Mas enfim, o que importa é o conteúdo.

Danillo, utilizo muito o acervo virtual da Revista Placar. Dê uma olhadinha. Depois vou pesquisar e posto aqui para você.

Devido à vitória de Alexandre Campello na eleição do dia 19/01/2018 decidi encerrar minha participação neste espaço. O Netvasco contém excelentes membros, porém o tal fórum é fruto desta administração golpista, imoral e corrupta que sujou e sujará a imagem do Club de Regatas Vasco da Gama por anos.

Tendo isso em vista, recuso-me a financiar ou participar de qualquer coisa que esteja atrelada ao grupo do Sr. Alexandre Campello.

Diga não à imoralidade!

Guga-DF
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Guga-DF » 26 Jan 2016, 20:47

Fala, Danillo. Como prometido segue o texto que escrevi sobre a Copa São Paulo de Juniores de 1999:

COPA SÃO PAULO DE JUNIORES DE 1999

Celeiro de craques como Edmundo, Carlos Germano, Roberto Dinamite, Giovane e tantos outros craques o Vasco sempre se destacou pela sua qualidade na formação de jogadores. Nos últimos anos o Gigante da Colina formou inúmeros garotos que estão em grandes equipes do Brasil e do exterior. Exemplos? Douglas (Dnipro-UCR), Allan (Napoli-ITA), Rômulo (Spartak Moscou-RUS), Souza (Fenerbahçe-TUR), Phillipe Coutinho (Liverpool-ING), Alex Teixeira (Shakthar-UCR), Marlone (Corinthians) e Alan Kardec (São Paulo) são alguns dos nomes que estão brilhando pelo mundo.

Contudo, essa qualidade na formação de jogadores não é notada quando analisamos os resultados da famosa Copa São Paulo de Juniores. O clube que neste ano foi eliminado pelo América-MG na segunda fase do torneio vem acumulando péssimas campanhas nos últimos 13 anos. O passado mais longínquo do clube também não é muito glorioso. O clube ganhou a competição apenas uma vez em 1992 contra o São Paulo nos pênaltis. Aquela geração é lembrada até hoje e reconhecida por ter revelado jogadores como Valdir Bigode, Pimentel e Tinho que mais tarde se destacaram pela equipe adulta.

No entanto, o que boa parte dos torcedores vascaínos não sabem é que o clube chegou a final do torneio em 1999 contra o Corinthians de Anderson, Kléber, Rodrigo Pontes, Edu, Gil, Ewerthon e Fernando Baiano. Todos jogadores com passagens pela equipe profissional. Enquanto o time de São Januário que chegou à final após vencer o Cruzeiro (3 a 1), Aracruz (3 a 1) e empatar com o ECUS (1 a 1) na primeira fase que foi disputada em Suzano-SP tinha Hélton, Fabrício Carvalho e Géder como principais nomes.

Após ter se classificado em primeiro lugar do seu grupo, o Vasco enfrentou a Lençoense ganhando de forma apertada por 1 a 0, ganhou do Capivariano nos pênaltis (4 a 2) após um empate em 0 a 0 no tempo normal e antes da final venceu a Ponte Preta por 2 a 0 na semi-final. Chegou à final graças ao goleiro Hélton e a defesa que só foi tomar um gol na fase final contra exatamente o Corinthians na partida decisiva aos 31 minutos do segundo tempo. O gol foi marcado pelo meia Edu Gáspar em um belíssimo chute de fora da área. Derrota triste para os meninos da colina que enfrentaram uma equipe que havia vencido os 6 jogos da competição até o momento, mas com um tom de esperança para os torcedores cruzmaltinos que esperavam ver vários daqueles garotos no time profissional jogando ao lado de atletas como Juninho Pernambucano, Ramon, Luizão e Donizete. No fim das contas só o goleiro Hélton e o zagueiro Géder realmente vingaram, sendo que o último se destacou mais no exterior que no próprio gigante da colina.

Escalação de Vasco e Corinthians na final:

Corinthians: Renato, Índio, Anderson, Marcelo, Kléber; Rodrigo Pontes, Edu, Gil (Valdir) e Andrezinho; Ewerthon (Danilo) e Fernando Baiano.

Vasco da Gama: Hélton, Matera (Alex), André, Géder, Possato; Fabrício Carvalho, Dias, Hélder, Rogério (Christhian); Dedé e Vanderlei (Alan).

O que foi feito dos jogadores do Vasco?

Hélton - Chegou ao profissional e virou ídolo em Portugal com a camisa do Porto.

Matera - Sem chances na equipe profissional do Vasco chegou a jogar por Vila Nova-GO e Joinville, mas sem sucesso. Desde 2003 não se tem notícias de sua carreira profissional.

André - Sem informações.

Géder - Subiu para o profissional e foi titular entre 2001 e 2002 quando foi negociado com o Saturn-RUS. Além do Saturn, Géder também jogou pelo Spartak Moscou-RUS, Le Mans-FRA, Sport Recife e se aposentou em 2012 jogando pelo Madureira.

Possato - Não ganhou chances no profissional, mas teve uma carreira longa em clubes médios do Brasil como América-RJ, Caxias, Marília, Bahia, Sport Recife, Avaí, Brasiliense, Atlético Goianiense e Bangu. Aposentou em 2011 jogando pelo América-RJ.

Fabrício Carvalho - Chegou ao profissional onde jogou até 2001. Fez carreira em Israel atuando pelo Hapoel Tel Aviv, Hapoel Be'er Sheva, Hapoel Kfar Saba e Maccabi Nazareth. Chegou a jogar ainda em Portugal e Turquia, além de ter jogado no Brasil pela Cabofriense, Remo, Volta Redonda, Bangu, Bahia e Joinville.

Dias - Um dos destaques daquele time foi mais um que não brilhou pela equipe profissional, mas que segue jogando até hoje. O meia durante a carreira jogou por Bangu, Americano, Treze, Ceará, União Barbarense, América-RJ, Portuguesa-SP, São Caetano e tantas outras. Em 2015, jogou pelo Manthiqueira-SP que disputa a Série A-2.

Hélder - Chegou a jogar o Mundial Sub-17 de 1995 pela Seleção Brasileira, mas nunca chegou a demonstrar o mesmo talento pela equipe adulta. No profissional jogou por Avaí, Bangu, Santa Cruz, Ceará e América-RN. O atleta foi encontrado morto em seu flat no ano de 2006 quando jogava pelo América-RN.

Rogério - Subiu para o profissional, mas foi outro que não conseguiu brilhar no ataque vascaíno que na época contava com Romário e Euller. Chegou a jogar ainda por Botafogo-PB e Americano-RJ.

Dedé - Atacante veloz subiu para o time adulto, mas nunca chegou a brilhar. Fez sucesso jogando pelo Litex-BUL, Kalmar-SUE e Aalesund-NOR. Aposentou em 2009.

Vanderlei - Sem informações.

VÍDEOS:

Gols de Géder, Dias e Vanderlei contra o Cruzeiro na primeira fase:

https://www.youtube.com/watch?v=1QZkx3hfe9k

Gols de Rogério e Fabrício Carvalho na semi-final contra a Ponte Preta:

https://www.youtube.com/watch?v=V-PAxLkQ2t0

Gol de Edu na final:

https://www.youtube.com/watch?v=tAYwi5iFVHA

Diga não à imoralidade!

dpassos
Juvenil
Juvenil

Mensagem por dpassos » 26 Jan 2016, 21:01

Douglas e Rômulo não são da nossa base, o Allan é mais ou menos também.
Imagem

Guga-DF
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Guga-DF » 26 Jan 2016, 21:07

dpassos escreveu:Douglas e Rômulo não são da nossa base, o Allan é mais ou menos também.
O que define um jogador ser da base?

Rômulo veio do Porto-PE para jogar no Júnior, assim como o Allan veio do Madureira.

Douglas segue o mesmo exemplo. Veio do América-RN através do PC Gusmão para jogar no time júnior.

Seguindo essa lógica vários craques de nossa história não foram revelados pelo Vasco, já que passaram por outras equipes cariocas durante a sua formação. Por exemplo, o Edmundo que foi dispensado pelo Botafogo-RJ.

Diga não à imoralidade!

dpassos
Juvenil
Juvenil

Mensagem por dpassos » 26 Jan 2016, 21:14

Guga-DF escreveu:
dpassos escreveu:Douglas e Rômulo não são da nossa base, o Allan é mais ou menos também.

Rômulo veio do Porto-PE para jogar no Júnior, assim como o Allan veio do Madureira.

Douglas segue o mesmo exemplo. Veio do América-RN através do PC Gusmão para jogar no time júnior.

Seguindo essa lógica vários craques de nossa história não foram revelados pelo Vasco, já que passaram por outras equipes cariocas durante a sua formação. Por exemplo, o Edmundo que foi dispensado pelo Botafogo-RJ.
Não tem como dizer que um jogador com num clube com 19/20 anos foi formado na base do mesmo.

Se você falar que o Vasco os revelou eu concordo plenamente, mas não que os formou.
Imagem

Guga-DF
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Guga-DF » 26 Jan 2016, 21:21

dpassos escreveu:
Guga-DF escreveu:

Não tem como dizer que um jogador com num clube com 19/20 anos foi formado na base do mesmo.

Se você falar que o Vasco os revelou eu concordo plenamente, mas não que os formou.
Cabe uma discussão, já que segundo os mecanismos da FIFA um clube é considerado formador até os seus 21 ou 23 anos se não estou enganado.

O texto ainda não foi para o Blog. Vou alterar, mas em minha visão pessoal um clube forma sim um jogador até os seus 20 anos, ainda mais tendo em vista que muitos garotos chegam nestes clubes com 15, 16 anos. Bem no juvenil. Aliás, hoje em dia esta idade está caindo, mas até uns 10/15 anos atrás um garoto chegava para jogar numa equipe grande mesmo era nessa idade ou até um pouco mais.

Enfim...

Diga não à imoralidade!

Responder

Voltar para “Papo de Arquibancada”