CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO(COMPETIÇÕES, FÓRMULAS, ETC.)

Área destinada a Comentários sobre o Vasco e demais Assuntos \'Futebolísticos\' em geral, por parte de Torcedores e Foristas, que ainda não tenham nenhuma Área específica no Fórum.
Mateuszin
Júnior
Júnior

CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO(COMPETIÇÕES, FÓRMULAS, ETC.)

Mensagem por Mateuszin » 24 Dez 2015, 16:01

Muito se fala no calendário do futebol brasileiro, há anos se fala nisso, mas ninguém resolve o problema do excesso de jogos. Ao meu ver, o grande problema está nos campeonatos regionais. Só no Brasil é disputado esse tipo de campeonato. Se os dirigentes querem fazer, então que façam um campeonato menor. Poderiam fazer no Rio um campeonato com 8 times (os 4 grandes mais os 4 primeiros da Copa Rio, que está sendo disputada no momento). Seria pros grandes um torneio preparatório para a sequência do ano. Não adianta um Carioca com 4 meses e depois espremer o Brasileirão, quebrando os times.
Imagem

zezymvasco
Juvenil
Juvenil

Re: CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO(COMPETIÇÕES, FÓRMULAS, ETC.)

Mensagem por zezymvasco » 04 Set 2016, 02:40

O Brasil podia copiar o Argentino, que tem 30 clubes na primeira divisão e se joga em turno único.
Ia diminuir 9 rodadas, de 38 cairia para 29 rodadas.
Claro não se pode esquecer de obedecer a data Fifa.
Por mim acabava os estaduais,mas como teria choradeira demais pelo menos um formato com menos times.
Antes do Começo do Brasileirão podia ter em jogo único a Super Taça do Brasil, O campeão Brasileiro x O Campeão da Copa do Brasil.

Bruno Vascaíno
Júnior
Júnior

Re: CALENDÁRIO DO FUTEBOL BRASILEIRO(COMPETIÇÕES, FÓRMULAS, ETC.)

Mensagem por Bruno Vascaíno » 29 Set 2016, 23:39

A partir de 2017, clubes jogarão Sul-Americana e Copa do Brasil, e Brasileiro poderá ter G-5
Quinta-feira, 29/09/2016 - 13:53

http://www.netvasco.com.br/n/183808/a-p ... ra-ter-g-5

Eu tenho uma proposta de calendário que acho a solução que postei no fórum antigo.

Hoje as datas são as seguintes:

Campeonatos Estaduais: 18 datas (29/01 a 30/04)
Torneios Regionais: 08 datas (15/02 a 19/04)
Copa do Brasil: 07 fases e 21 datas (12/04 a 29/11)
Brasileiro Série A: 38 datas (07/05 a 03/12)
Copa Libertadores: 06 fases e 20 datas (01/02 a 02/08, a confirmar)
Copa Sul-Americana: 05 fases e 10 datas (16/08 a 06/12, a confirmar)

Principais Problemas:

- Um dos grandes problemas desse calendários são os estaduais que estão longos demais. Além disso, hoje em dia são apenas "torneios amistosos" para os principais clubes do país. Ao mesmo tempo, os estaduais são fundamentais para sobrevivência de vários clubes médios e pequenos do país. Não dá pra simplesmente ignorá-los.

- A Copa do Brasil atualmente tem uma fórmula atraente, mas premia times que são eliminados precocemente com vagas na sulamericana.

Solução:

Redução dos Estaduais para 10 datas, apenas durante os meses de fevereiro e março. Assim sobram 8 datas. Para trazer atratividade aos Estaduais, as vagas para a Copa do Brasil podem dadas aos finalistas e alguns semifinalistas dos Estaduais. E os jogos da Copa do Brasil podem ser jogados nessas 8 datas que sobrarem dos Estaduais. Assim, os clubes poderão jogar a Copa do Brasil simultaneamente com a Libertadores/Sulamericana.

- Mas a redução dos Estaduais gera um outro problema. Uma boa parte dos clubes pequenos ficariam sem disputar nenhum campeonato durante o resto do ano.

A solução me parece relativamente simples: Acabar com a Série D e criar campeonatos regionais (Campeonato do Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste e Norte) que dariam aos campeões acesso direto a Série C do campeonato brasileiro. Poderiam ser disputados com a mesma formula e período da Série A do Brasileirão. Assim os clubes pequenos se manteriam jogando sem ter que fazer grandes locamentos pelo país como acontece nas fases finais das Séries C e D atualmente...
Minha história no antigo fórum:
Bruno_Vascaíno
Status: Profissional
Registro: 6/1/2009

Voltar para “Papo de Arquibancada”