mark1nhu escreveu:felippelima escreveu:Sócio torcedor faz investimento, contam-se nos dedos aquele que dá dinheiro ao clube só por amor. E não é investimento de receber benefícios financeiros de volta. Exige-se somente um time forte, contas em dias, clube mais acessível, balanço mais realista, boa visibilidade, obras pra melhorar a estrutura...
Nem pai dá dinheiro de graça pra filho. Banca mas espera retorno, seja no trabalho, na escola, na faculdade, como homem...
Torcedor não vai tirar 30 reais por mês do seu bolso e jogar pro vento assim, não. É muita transferência de responsabilidade pedir dinheiro pra reforma do ginásio e fechar os portões pro primeiro Vasco x flamengo do basquete... criar programa novo de ST e ir pra coletiva falar que torcedor não sabe votar... pedir associação e falar "quem manda no Vasco sou eu" ou "torcida não faz pressão"...
O Vascaíno não abandonou o time mesmo, só tá cansado de pagar de trouxa que tem que "apoiar nas horas difíceis por amor".. chega de comer o pão que o diabo amassou, nossa cota de paciência já esgotou.. trabalho, valorização e resultados. Sem isso, nada vai sair do lugar
Falou certo: "banca, mas espera retorno".
A acomodada torcida do Vasco primeiro espera retorno pra depois cogitar bancar, muito diferente do "pai". E ainda assim é capaz de vir com desculpinha fajuta pra não ajudar, mesmo vendo o time deslanchar.
Vimos isso muito claramente com a decadência do "O Vasco é Meu", mesmo tendo momentos de euforia a seu favor (como o retorno em 2009 e a boa fase de 2011).
Torcida acomodada e corneteira do caralho. E isso vem de décadas, muito antes dessas merdas de Eurico e Dinamite, os mais antigos podem facilmente confirmar.
Acomodada? Cara, eu to vendo um monte de gente tentando usar o São Paulo ou o Inter pra dizer que o Vasco deveria ter quase ou mais de 100 mil sócios... primeiro de tudo que eu acho a torcida do Vasco qualquer coisa, menos acomodada. Foram 3 rebaixamentos em 8 anos, subindo duas vezes sem nem ser campeão, pior primeiro turno da história da Série A, goleadas atrás de goleadas... ninguém no Brasil tem tantos resultados negativos, ultimamente, como o Vasco. E mesmo assim, é uma torcida que coloca 2 mil pessoas (mais gente que muito público de time grande da Série A do Brasileirão) numa recepção à um jogador que nunca nem jogou no Vasco, nem é ídolo nacional, às 9 horas da manhã de uma terça feira, em um aeroporto, só pra ver o cara chegar... é uma torcida que esgota ingressos na última rodada da Série B, depois de vexames atrás de vexames no mesmo ano... é uma torcida que compra todos os ingressos das finais do Carioca nos últimos dois anos em um único dia, fazendo o botafogo parecer um América... é a que sempre ocupa pelo menos 80% da capacidade em jogos fora do Rio... é a que arrecada a grana da reforma do ginásio (detalhe que nem é pra futebol), estipulada em 1 mês, em uma semana... e tantos outros feitos incontáveis que a torcida do Vasco faz num ano, mesmo em meio a tanto sofrimento
O problema do baixo números de sócio-torcedores passa longe de ser por acomodação da torcida. Repito, vc conta nos dedos de uma mãos os santos que se disponibilizam a jogar seu dinheiro pro céu, pra ir sabe-se lá pra onde, servir pra sabe-se lá o que, valorizado sabe-se lá por quem... no Vasco tudo é obscuro, sem explicações, centralizado... é meu salário que tá indo pra lá, independente do valor. O mínimo que eu espero é valorização dessa minha ajuda, explicações de onde vai meu investimento e boa aplicação do que se tem à disposição, mostrando competência pra administrar meu dinheiro que estou dando ao clube. Mas o que a gente vê é exatamente o contrário. Ao invés da valorização, um clube cada vez mais repudiando o sócio-torcedor, com declarações como "sócio não sabe votar", "quem faz pressão no Vasco sou eu, torcida não faz nada" ou fechando o ginásio reformado pelo próprio Vascaíno no primeiro clássico contra o flamengo; ao invés da explicação, o papo é de "milagre vascaíno", que não precisa explicar de onde vem o dinheiro e apenas saber que ele vem, balanços ridículos sem nenhum embasamento, entre outras do tipo; e ao invés de boa aplicação, meu dinheiro será gasto para pagar salário de Jorge Henrique, Diguinho, Júlio César, Julio dos Santos, Rafael Marques, Marcelo Mattos.... jogadores que a gente sempre criticou e eles, mesmo assim, renovaram
O Vasco é um clube que faz o que bem entende, não dá satisfações a ninguém, e cobra que algum apaixonado o ajude. Vou falar de novo, pessoa nenhuma nesse mundo faz investimento onde sabe que o retorno é praticamente certo que não virá. Saio de casa 7 da manhã e volto 7 da noite, por mais que 30 reais não me façam falta, eu não tenho obrigação nenhuma de tirar do meu salário pra depositar em alguém que eu não tenho a mínima confiança e que eu sei que na primeira oportunidade, vai ser ingrato comigo, me desvalorizando, ao máximo, como torcedor. Não que esse seja o meu pensamento, se eu estiver disposto (como estou) a ser um trouxa de desembolsar dinheiro pra fazer doação ao Vasco (supondo que chegue ao Vasco, mesmo), excelente. Agora eu só não posso cobrar de quem não o faz, o cara tem todo o direito de não dar dinheiro pros Miranda se sustentarem e continuar ajudando o Vasco, comprando produtos oficiais, indo a jogos, participando de protestos...