ESTÁDIO VASCO DA GAMA

Vinícius
Promessa
Promessa

ESTÁDIO VASCO DA GAMA

Mensagem por Vinícius » 24 Dez 2015, 11:08

Construção do Estádio de São Januário

O nome correto do Estádio do Vasco é "Estádio Vasco da Gama", mas popularmente ele é conhecido como "Estádio de São Januário".

Foi construído em menos de 11 meses (a pedra fundamental foi lançada em 6 de junho de 1926) e inaugurado em 21 de abril de 1927, com o jogo Vasco 3 x 5 Santos. O santista Evangelhista fez primeiro gol do estádio (14' do 1o tempo). O primeiro gol do Vasco no estádio foi feito por Galego.

O Estádio de São Januário foi o maior do Rio de Janeiro entre 1927 e 1950 (até a inauguração do Maracanã), do Brasil entre 1927 e 1940 (ano da inauguração do Pacaembu, em São Paulo) e o maior da América do Sul entre 1927 e 1930, ano da inauguração do Estádio Centenário, em Montevidéu.

São Januário à noite

Os refletores de São Januário foram inaugurados em 31 de março de 1928, com o jogo Vasco 1 x 0 Wanderers (Uruguai). O gol da vitória foi marcado pelo ponta-esquerda Santana. Detalhe: foi um gol olímpico, um dos primeiros de que se teve notícia no futebol brasileiro.

O primeiro jogo da Seleção Brasileira ocorrido no Estádio do Vasco da Gama foi em 15 de janeiro de 1939: Brasil 1 x 5 Argentina, pela Copa Rocca. O primeiro gol marcado pela Seleção no estádio foi assinalado por Leônidas da Silva, o "Diamante Negro", que já havia jogado no Vasco 5 anos antes.

Se o Brasil deu azar em sua estréia no estádio, alguns dos momentos mais gloriosos da Seleção contra seus rivais tradicionais tiveram seu palco em São Januário: Brasil 6 x 1 Uruguai (14/5/44), Brasil 6 x 2 Argentina (20/12/45), Brasil 9 x 1 Equador (3/4/49), Brasil 7 x 1 Peru (24/4/49), Brasil 5 x 1 Uruguai (30/4/49) e Brasil 7 x 0 Paraguai (11/5/49). Os últimos quatro jogos foram válidos pelo Campeonato Sul-americano de 1949, que a Seleção Brasileira obviamente conquistou. Um dos motivos deste sucesso foi o grande número de jogadores cedidos pelo Vasco à Seleção. Além de serem craques, eles conheciam o estádio como ninguém.

Uma triste curiosidade é a de que São Januário serviu de concentração para a Seleção à vesperas da final da Copa do Mundo de 1950. Porém, o saldo da Seleção no estádio é excepcional: em 19 jogos, 14 vitórias, 2 empates e 3 derrotas; 65 gols a favor e 26 contra. O último jogo do Brasil em São Januário foi em 14 de julho de 1993, e o Brasil derrotou o Paraguai por 2 a 0, com gols de Branco e Bebeto.

Tendo São Januário como principal estádio do Rio de Janeiro, o Vasco ganhou os Campeonatoos Cariocas de 1929, 1934, 1936, 1945 (invicto), 1947 (invicto), 1949 (invicto) e 1992 (invicto). O Campeonato Carioca de 1992 teve São Januário como estádio principal porque o Maracanã estava interditado.

Não era só de futebol que vivia o Estádio do Vasco da Gama. O então presidente da República Getúlio Vargas, um vascaíno, usou e abusou do estádio para falar ao povo brasileiro. Foi em São Januário que foram anunciadas as primeiras leis trabalhistas do Brasil.

O recorde oficial de público do estádio é de 40.209 pagantes, no jogo Vasco 0 x 2 Londrina, válido pelo Campeonato Brasileiro de 1977 e disputado em 19/2/78. Entretanto, comenta-se que mais de 60.000 pessoas se espremeram no estádio para ver o amistoso Vasco 1 x 0 Arsenal, disputado em 25/5/49. Era a primeira vez que um campeão inglês vinha ao Brasil e o jogo teve o sabor de um Mundial Interclubes, pois o Vasco era o campeão Sul-americano. Com esta vitória, o Vasco passou a ser considerado a melhor equipe do mundo na época.

O maior artilheiro da História de São Januário foi Roberto Dinamite, como não poderia deixar de ser. Lá, ele fez 184 gols entre 1971 e 1992. O último gol do Dinamite em "São Janu" (como é carinhosamente chamado o estádio pelos vascaínos) foi em 26/10/92, no jogo Vasco 1 x 0 Goytacaz.

Com a fuga do público dos estádios ocorrida no últimos anos, alguns clássicos cariocas voltaram a ser disputados em São Januário. Além de todos os clássicos envolvendo o Vasco no Estadual de 1992 (o ano em que o Maracanã estava em obras), houve um Vasco x Fluminense (0 a 0) pelo Brasileirão de 1995 e um Vasco x Botafogo (Botafogo 2 a 1) pelo Estadual de 1997.

O Estádio do Vasco é considerado tão bom que até os rivais deixam o orgulho de lado para pedi-lo emprestado de vez em quando. Foi o que aconteceu com o arqui-rival Flamengo em 1996, por exemplo, que mandou alguns jogos no Campeonato Brasileiro daquele ano (contra Bragantino e Bahia) no Estádio do Vasco.

O jogo mais importante da História de São Januário foi disputado em 12 de agosto de 1998. Pela partida de ida da decisão da Taça Libertadores da América, o Vasco derrotou o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0 diante de 36.273 pagantes e deu um passo importantíssimo para ser Campeão das Américas no ano de seu Centenário.

ENDEREÇO:
ESTÁDIO VASCO DA GAMA
Rua General Almério de Moura, 131
Bairro Vasco da Gama
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
CEP 20921-060
Telefone: (21) 2176-7373
Fax: (21) 2589-2865
Imagem :diabo:

Colina da Vitória
Júnior
Júnior

Re: ESTÁDIO VASCO DA GAMA

Mensagem por Colina da Vitória » 03 Jan 2016, 15:20

Vou dizer uma coisa que me entristece, mas é verdade.

Pode construir uma Allianz Park fodona em São Januário que os públicos vão continuar a ser 2 mil, 4 mil, quando muito 10 mil. O acesso é horroroso, vindo da zona oeste, zona sul ou zona norte. Ir ao maracanã é 10x mais fácil. Ir ao Engenhão é 7x mais fácil. Pode fazer arquibancadas de ouro que os públicos vão continuar a ser essas mixarias.

Ficamos num dilema. Podemos passar a usar o Maracanã e Engenhão deixando SJ apenas pra jogos café pequeno. Teremos uma média de público bem maior e uma maior aproximação da torcida ao clube, mas aí estaremos abrindo mão de tirar onda que temos estádio e de termos um "alçapão" pra meter medo nos adversários. Mas também não sei pra que serve tirar onda com estádio sempre vazio, e se não é mais produtivo ter um time que meta medo nos rivais, e não o alçapão.

cholo_vascaino
Júnior
Júnior

Mensagem por cholo_vascaino » 03 Jan 2016, 15:23

nao moro no Rio.. mas parece que o acesso pra quem mora lá é um problema..
sempre q fui a Sao Janu, fui de taxi e nunca tive problemas com isso.. com certeza é diferente pra quem mora no Rio..

a minha duvida é: tem solução? ou é um caso perdido a questao de acesso a sao janu? vcs q moram ai no rio o q acham?
O eurico TEM QUE ser expulso do Vasco.
Deve-se rever todos os documentos do clube e apagar o nome desse senhor de qualquer registro.
:vodu: :vodu:
#VAIPRACHINANENE :torc:

Imagem

Douglas
Júnior
Júnior

Mensagem por Douglas » 03 Jan 2016, 15:25

cholo_vascaino escreveu:nao moro no Rio.. mas parece que o acesso pra quem mora lá é um problema..
sempre q fui a Sao Janu, fui de taxi e nunca tive problemas com isso.. com certeza é diferente pra quem mora no Rio..

a minha duvida é: tem solução? ou é um caso perdido a questao de acesso a sao janu? vcs q moram ai no rio o q acham?
Se colocasse a integração do Metrô pra São Januário assim como tem pra Gávea já mataria boa parte do problema.
Imagem

FernandoCravo
Júnior
Júnior

Mensagem por FernandoCravo » 03 Jan 2016, 15:29

Pra mim, tem que fazer outro estádio em outra localidade.
Imagem

alexandre.vasco
Júnior
Júnior

Mensagem por alexandre.vasco » 03 Jan 2016, 16:40

respeito a história de SJ

mas queria uma arena nova
Imagem

Sladek
Juvenil
Juvenil

Mensagem por Sladek » 03 Jan 2016, 17:37

Não fui nunca a São Januário por causa disso, acesso é muito limitado.
Poderiam criar linhas de Ônibus para passarem S.J ou em dias de jogos desviarem elas para passarem perto de São Januário.

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 03 Jan 2016, 17:51

FernandoCravo escreveu:Pra mim, tem que fazer outro estádio em outra localidade.
Concordo plenamente.

Merecemos um Estádio num lugar melhor.

Quando o Vasco estiver livre de Eurico e seus fanáticos seguidores, poderemos voltar a sonhar com isso.
Imagem

R.I.P. VASCO🖤
✝21/08/1898 - 💀20/01/2018

BOÊMIO
Júnior
Júnior

Mensagem por BOÊMIO » 03 Jan 2016, 18:32

Acho mais fácil melhorar o entorno, o acesso das vias e o transporte público até São Januário do q construir uma nova arena em outro lugar.
Vms tentar primeiro botar em São Januário 20 mil torcedores todo jogo e nos jogos maiores, jogamos no Maracanã.
Sua desculpa é de comunista, mas põe senha no wi-fi (ai) ♫ - Cachorro Magro
Emancipate yourselves from mental slavery, none but ourselves can free our minds ♫ - Bob Marley

FORA EURICO!

DavidCRVG
Promessa
Promessa

Mensagem por DavidCRVG » 03 Jan 2016, 18:36

Também acho,tem que melho os acessos do estádio e transporte pra dps aí sim modernizar o estádio
Tua imensa Torcida que voltar a ser feliz /+/

Colina da Vitória
Júnior
Júnior

Mensagem por Colina da Vitória » 03 Jan 2016, 19:53

Uma estádio novo em outro lugar melhor é impossível. Vai fazer onde? Vargem Grande? Barra da Tijuca? Jacarepaguá? Aí sim que a média de público vai pra menos de mil. Pessoalmente eu preferia usar mais o Maracanã.

Cheder
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Cheder » 03 Jan 2016, 20:01

Colina da Vitória escreveu:Uma estádio novo em outro lugar melhor é impossível. Vai fazer onde? Vargem Grande? Barra da Tijuca? Jacarepaguá? Aí sim que a média de público vai pra menos de mil. Pessoalmente eu preferia usar mais o Maracanã.
Olha só quem voltou

Colina da Vitória
Júnior
Júnior

Mensagem por Colina da Vitória » 03 Jan 2016, 20:06

Cheder escreveu:
Colina da Vitória escreveu:Uma estádio novo em outro lugar melhor é impossível. Vai fazer onde? Vargem Grande? Barra da Tijuca? Jacarepaguá? Aí sim que a média de público vai pra menos de mil. Pessoalmente eu preferia usar mais o Maracanã.
Olha só quem voltou
Quando vi que minha expressão "a tia da cantina de são januário" tinha caído na boca do povo, não tinha como não voltar! :pos:

Cheder
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Cheder » 03 Jan 2016, 20:15

Colina da Vitória escreveu:
Cheder escreveu:
Olha só quem voltou
Quando vi que minha expressão "a tia da cantina de são januário" tinha caído na boca do povo, não tinha como não voltar! :pos:
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
:LIKE:

crvg_emmanuel
Craque
Craque
Contato:

Mensagem por crvg_emmanuel » 03 Jan 2016, 20:16

Já segui o Vasco no Maracanã, Engenhão, Correao, Moacyrzao, Eucyrzao, Los Larios, Giulite Coutinho e alguns fora do Rj

Mas nada se compara a atmosfera de São Januário, amo esse lugar
Imagem

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 03 Jan 2016, 20:18

Com o metrô chegando ao Jardim Oceânico, e o BRT dali até Santa Cruz, chegar à Baixada de Jacarepaguá se tornará fácil de qualquer lugar do RJK
Imagem

R.I.P. VASCO🖤

Colina da Vitória
Júnior
Júnior

Mensagem por Colina da Vitória » 03 Jan 2016, 20:26

Galera, eu concordo que São Januário tem história, charme, atmosfera... mas não existe discurso bonito que faça os vascaínos se despencarem pra lá . Aí resta ficar reclamando que a torcida é escrota e não comparece, ou achar outras soluções.

Tinciney_Vascão
Promessa
Promessa

Mensagem por Tinciney_Vascão » 03 Jan 2016, 20:36

Busca um investidor, arruma um puta terreno na Barra, faz uma Arena nos Moldes do Palmeiras, e transforma São Januário em Museu, CT, Centro de Treinamento da Base, qualquer coisa do tipo.....
Imagem

digothi
Promessa
Promessa

ESTÁDIO VASCO DA GAMA

Mensagem por digothi » 03 Jan 2016, 20:55

O Vasco precisa de um estádio novo e modernizado.

isso quer dizer que uma Arena se faz necessário!!!
Imagem

Marcos Miranda
Júnior
Júnior
Contato:

Mensagem por Marcos Miranda » 03 Jan 2016, 21:32

Sou de uma postura mais moderna.

Havendo possibilidade de construir em um local melhor um novo estádio, não me oporia. A sede atual parece ser coberta de misticismos intocáveis

Não se pode fechar o anel, remanejar a capela, muitas coisas

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk
Onde todos pensam do mesmo jeito, ninguém pensa muito. (Walter Lippmann)

TheBeatles
Júnior
Júnior

Mensagem por TheBeatles » 04 Jan 2016, 12:00

Encontrei esses documentos que registram 10 parcelas de contribuição pra construção do complexo todo de São Januário, achei bem interessante e faz tempos que estava sumido aqui em casa, meus avós confirmaram que ele existia, mas só fomos achar agora, então achei legal vir compartilhar aqui:
Imagem
-
Eu tinha criado um tópico mas o Lorenzo me falou onde postar isso ;)
Imagem

FernandoCravo
Júnior
Júnior

Mensagem por FernandoCravo » 04 Jan 2016, 12:05

Muito maneiro cara! Guarde bem
Imagem

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 04 Jan 2016, 12:08

É uma relíquia.

Ideal seria verificar se o Centro de Memória do Clube tem esse documento ou outro igual, para que possa ser compartilhado com todos os vascaínos.
Imagem

R.I.P. VASCO🖤

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 04 Jan 2016, 12:14

Seria muito bom poder ter um estádio numa localização menor e deixar SJ como CT. Seria o melhor dos mundos.

Mas se já reclamam da dificuldade de fazer um CT em Vargem Grande, imagina fazer um estádio do zero, que envolve muito mais fatores de acesso, espaço, localização, estrutura... Impossível.
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 04 Jan 2016, 12:16

Como falei ao recusar o tópico, esse documento vale ouro!
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

alexandre.vasco
Júnior
Júnior

Mensagem por alexandre.vasco » 04 Jan 2016, 12:20

está se encaminhando para flamerda e flores assumirem o maraca

bota já joga no engenhão

vasco precisa muito de uma arena, ou pelo menos uma reforma ampla de SJ
Imagem

mspinheiro
Promessa
Promessa

Mensagem por mspinheiro » 04 Jan 2016, 12:44

Ao contrário do que muitos citaram aqui, eu acho que SJ é muito bem localizado, sim. É muito próximo das principais vias da cidade: Av. Brasil e Linha Vermelha, e perto do centro da cidade. O grande problema são os acessos e infraestrutura no entorno: Ruas estreitas, falta de estacionamento, metrô longe, etc.
O estádio precisa de reformas, com certeza, mas o entorno que é de competência da Prefeitura, também deixa muito a desejar: É preciso fazer um prolongamento da R. Gal. Almério de Moura, cortando a Barreira do Vasco e saindo na Av. Brasil, para facilitar o escoamento de veículos, alargar a R. Ricardo Machado, criar um terminal para abrigar o ponto de ônibus, criar uma integração por ônibus com o metrô de São Cristóvão, fazer um edifício garagem nas proximidades, melhorar o comércio e serviços no entorno, etc.
Já pagou seu DARF neste mês? Colabore! Imagem

Campanha de Bitcoins - Carteira Virtual VDZ: 1oVjnvgNnhnHu6QP3dG5woAmBD7hGijEb
Ajude o Vasco com um clique! Acesse: FaucetBox ePay Zebra

+ + + NÃO DIGO QUE SOU UM VASCAÍNO DOENTE, POIS DOENTE É QUEM NÃO É VASCAÍNO + + + (Carlos Drummond de Andrade)

Ex-DJ
Promessa
Promessa

Mensagem por Ex-DJ » 04 Jan 2016, 12:48

mspinheiro escreveu:Ao contrário do que muitos citaram aqui, eu acho que SJ é muito bem localizado, sim. É muito próximo das principais vias da cidade: Av. Brasil e Linha Vermelha, e perto do centro da cidade. O grande problema são os acessos e infraestrutura no entorno: Ruas estreitas, falta de estacionamento, metrô longe, etc.
O estádio precisa de reformas, com certeza, mas o entorno que é de competência da Prefeitura, também deixa muito a desejar: É preciso fazer um prolongamento da R. Gal. Almério de Moura, cortando a Barreira do Vasco e saindo na Av. Brasil, para facilitar o escoamento de veículos, alargar a R. Ricardo Machado, criar um terminal para abrigar o ponto de ônibus, criar uma integração por ônibus com o metrô de São Cristóvão, fazer um edifício garagem nas proximidades, melhorar o comércio e serviços no entorno, etc.

Exatamente.

Investir em SJ sem ajuda da prefeitura não adianta. Teremos um estádio mais moderno, continuando com baixo publico.

Lorenzo
Grande Benemérito
Grande Benemérito

Mensagem por Lorenzo » 04 Jan 2016, 12:50

Ex-DJ escreveu:
mspinheiro escreveu:Ao contrário do que muitos citaram aqui, eu acho que SJ é muito bem localizado, sim. É muito próximo das principais vias da cidade: Av. Brasil e Linha Vermelha, e perto do centro da cidade. O grande problema são os acessos e infraestrutura no entorno: Ruas estreitas, falta de estacionamento, metrô longe, etc.
Exatamente.

Investir em SJ sem ajuda da prefeitura não adianta. Teremos um estádio mais moderno, continuando com baixo publico.
Tivemos a chance disso nas mãos quando quiseram colocar o Rugby em SJ, mas o banana, merda do jeito que é, perdeu a oportunidade.
ImagemImagem
ImagemImagem
O ontem e o hoje.

Wagnersac
Benemérito
Benemérito
Contato:

Mensagem por Wagnersac » 04 Jan 2016, 12:51

Nada que fique colado a uma favela como a Barreira pode ser descrito como "bem localizado".

O interesse da Prefeitura em melhorar aquela região é ZERO.

Mas fácil o Vasco buscar outro local pra se alojar do que a Prefeitura transformar aquilo num bairro decente.

Isso SE o Vasco tivesse competência para tal.
Imagem

R.I.P. VASCO🖤

Trancado

Voltar para “Galeria NETVASCO - Patrimônio”