HOMENAGEM A DULCE ROSALINA

Área destinada a que falemos das Informações Históricas sobre o Clube de Regastas Vasco da Gama em todos os segmentos e em todos os tempos.
Avatar do usuário
edwardlinkeman
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 1900
Registrado em: 23 Dez 2015, 18:40
Localização: Ipanema/RJ

HOMENAGEM A DULCE ROSALINA

Mensagempor edwardlinkeman » 24 Dez 2015, 09:33

DULCE ROSALINA
A Primeira Dama das Arquibancadas


A torcedora símbolo do Vasco

Vascaína desde pequenina, assídua frequentadora dos jogos de seu time, em 1956 ela foi convidada por um grupo de torcedores para chefiar a Torcida Organizada do Vasco. Fato inédito na época, já que todos os chefes de torcida eram homens. Apesar de saber que dentro do clube não havia nenhum tipo de problema, por um momento ela se preocupou com a recepção que teria uma mulher nas arquibancadas. Mas o coração falou mais alto e ela resolveu enfrentar.

Mas foi muito bem recebida. Sempre tratada com muito carinho e respeito, tanto pelos vascaínos como também pelos chefes das torcida adversárias. Quando acabava um jogo, fosse no Maracanã, em São Januário, ou em qualquer estádio, saiam pra jantar juntos, e faziam aquelas brincadeiras; "o seu clube não é de nada!" Apenas brincadeiras sadias, sem brigas nem ofensas, bem diferente do que se vê hoje.

Essa mulher pioneira teve uma grande participação na história do Vasco porque além de animar a torcida, inovar trazendo bateria, papel picado e serpentina, ela exercia uma forte influencia no sentido de fazer com que os torcedores na época se associassem ao clube. Para ela o mais importante era ajudar o crescimento do Vasco.

Em 68 sofreu um grave acidente na Via Dutra numa viagem com a torcida para São Paulo, ficou dois anos afastada, mas assim que ficou boa voltou para os estádios.

Em 1976, por motivos políticos, Dulce Rosalina deixou a TOV. Era ano eleitoral no Vasco da Gama, e a presidência do Clube estava sendo disputada entre Agathyrno Silva Gomes, que tentava a reeleição (era presidente desde 1969), e Medrado Dias, candidato da oposicão. Dulce Rosalina resolveu aderir à candidatura de Medrado Dias e, para não bater de frente com seus companheiros da TOV, decidiu por bem abandoná-la, fundando uma nova torcida, a Renovascão Vasco Campeão.

Dulce Rosalina continua presente no clube e nas arquibancadas. Sempre a frente da sua torcida em todas as competições das diversas modalidades esportivas. Sempre sorridente, participante e disposta a uma boa conversa seja sobre assuntos de interesse do clube, ou sobre uma vida de histórias fantásticas que ela tem pra nos contar.
Imagem

Voltar para “História do Vasco”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante