HOMENAGEM A EDUARDO SANTANA (PAI SANTANA)

Informações Históricas sobre o Club de Regastas Vasco da Gama em todos os tempos.
edwardlinkeman
Grande Benemérito
Grande Benemérito

HOMENAGEM A EDUARDO SANTANA (PAI SANTANA)

Mensagem por edwardlinkeman » 24 Dez 2015, 09:28

PAI SANTANA
Patrimônio eterno do Vasco

Pai Santana, massagista do Vasco

A figura simpática, sorridente, presença constante em São Januário. Há quem diga que o bom homem é um misto de bruxo, figura paternal, conselheiro daqueles que o procuram. Adjetivos não lhe faltam e histórias muito menos.

Há meio século no Vasco Santana acompanhou o surgimento e as conquistas de várias gerações. Iniciou a sua carreira gloriosa no início dos anos 50, como lutador de boxe.

Em 1954 fez a sua estréia como massagista do futebol profissional em um jogo contra o Bonsucesso.

Excelente contador de "causos" essa figura incrível já aprontou inúmeras confusões em nome do seu amor à cruz de malta, chegando até a interferir em resultados de jogos com "seus poderes".

Entre os seus "causos" famosos tem o de 1974. O Vasco disputava um jogo que o levaria às finais do Brasileiro contra o Cruzeiro no Mineirão. "Uma senhora me disse que, se eu colocasse 3 ovos no campo, o Vasco ia mudar o placar. Coloquei os ovos, mas no meio da confusão, o Pérez, que era um jogador importante na nossa equipe, escorregou neles e me disse. Pai, tinha 3 ovos no campo, escorreguei neles e torci o meu pé. No lugar dele entrou o Jailson, que meteu um gol logo de cara. Com esse resultado ficamos muito bem e voltamos a pegar o Cruzeiro na final, só que no Maracanã".

Santana já desceu de helicóptero lá dentro da Gávea para botar despacho no campo.

Pai Santana fez amizades maravilhosas no Vasco. Viveu toda a história do goleirão Barbosa. "Um belo dia ele se machucou, tinha quebrado a perna e estávamos sem goleiro reserva. O Vasco estava jogando no Maracanã, quando o Carlos Alberto, que jogava na categoria de baixo foi chamado nas arquibancada para compor a equipe" Santana viu também o craque Roberto Dinamite batendo bola na escolinha do infantil até se tornar o maior ídolo vascaíno.

Chegou a dirigir o time do Vasco ganhando em 1974 um torneio em Curitiba, pois o técnico e seu auxiliar tiveram que retornar rapidamente ao Rio, antes mesmo do primeiro jogo. Santana assumiu e ganhou o título, mas falou após a conquista "nunca mais na minha vida quero ser treinador!".

Santana afirma que o dia a dia no Vasco o faz chorar de alegria. Considera São Januário uma cidade, dado o número de modalidades que o Clube compete. "Eu nunca ouvi falar em um clube que ofereça apartamento para seus atletas, aqui tem!", arremata a doce e simples figura.

Santana conta que há três anos esteve muito mal, os jogadores saíam do Clube e iam todos ficar com ele no hospital. "Numa época em que ninguém se preocupa com ninguém, uma organização para por sua causa, apavora", disse Santana.

O grande Pai Santana afirma que quando entra em campo saúda a torcida maravilhosa que sempre grita o seu nome. Para corresponder a esse amor passou a colocar a bandeira do Vasco no chão e beijá-la. E finaliza; "Não há dinheiro no mundo que pague este amor. Eu nem sou atleta e eles gritam o meu nome. Quando eu saio à pé, sou parado e dou autógrafo".

Pai Santana, misto de bruxo, pai, conselheiro e patrimônio eterno do Club de Regatas Vasco da Gama.
Imagem

PADRE MIGUEL É A CAPITAL DA ESCOLA DE SAMBA QUE BATE MELHOR NO CARNAVAL!

Kami Sama
Juvenil
Juvenil

Re: HOMENAGEM A EDUARDO SANTANA (PAI SANTANA)

Mensagem por Kami Sama » 31 Dez 2015, 13:38

Eterno Santana !

Ainda bem q não viveu para ver a situação atual do Vasco.

Sardinha
Promessa
Promessa

Mensagem por Sardinha » 31 Dez 2015, 13:46

Grande figura! Que descanse em paz!
Agradeço por todos os serviços prestados para a Instituição. :band:
Imagem

IPCASTRO
Júnior
Júnior

Mensagem por IPCASTRO » 31 Dez 2015, 14:05

abençoe o ano dos nosso Vasco e de todos os Vascainos!!! mito pai santana
EURICO O MAIOR FLAMENGUISTA DE TODOS OS TEMPOS

Calixto
Júnior
Júnior

Mensagem por Calixto » 05 Jan 2016, 14:20

Levantando o tópico. Mais de 50 anos de serviços prestados ao Vasco, inicialmente como boxeador e depois como roupeiro, massagista e pai de santo.

Mito!!! :band:

Voltar para “História do Vasco”