RACISMO

Área destinada para deixarmos registradas as nossas opiniões sobre tudo o que circunda a Economia, a Política e os Temas Sociais, do Brasil e do Mundo.
Avatar do usuário
gt_vasco99
Júnior
Júnior
Mensagens: 1249
Registrado em: 30 Dez 2015, 19:43
Localização: Rio de Janeiro

RACISMO

Mensagem por gt_vasco99 » 19 Jan 2020, 02:57

Sendo um problema infelizmente ainda muito presente no Brasil atual, um país com histórico de quase 4 séculos de período escravocrata, o racismo é a crença de que determinadas etnias sejas inferiores a outras. Grosso modo, é um sistema que busca privar pessoas de determinada raça de oportunidades e situações que elas teriam acesso caso fossem de uma etnia hegemônica. Pode se manifestar de forma aberta, com ofensas ou discriminação clara, ou também de forma velada. Também cabe ressaltar que o racismo no Brasil atinge negros, mas também indígenas, asiáticos, árabes e outras etnias tidas como minorias.

A história do Vasco não deixa dúvidas quanto ao nosso lado nessa história: apenas 16 anos após a abolição da escravidão, em 1904, elegemos o primeiro presidente negro de um clube brasileiro, Cândido José de Araújo. Nosso time de futebol chegou à primeira divisão estadual, em 1923, com um time repleto de jogadores humildes e trabalhadores, muitos deles negros, para desespero da elite racista que dominava o futebol da época. Com eles, superamos os grandes clubes da Zona Sul e conquistamos nosso primeiro título carioca. Pressionados a dispensar esses jogadores para ingressarmos na nova liga que os clubes da elite formaram, demos a Resposta Histórica. Construímos nosso estádio, São Januário, para que não fôssemos obrigados a ceder às chantagens dos racistas, que usavam a falta de um estádio próprio como pretexto para barrar o Vasco dessa nova liga.

A história do Vasco tem como um dos seus maiores, se não seu maior orgulho, a luta contra o racismo. Porém, infelizmente, o futebol não está livre desse pensamento retrógrado, assim como toda a sociedade.

A ideia desse tópico é, portanto, discutir esse assunto tão lamentável, mas também ainda tão presente nos dias de hoje. Apenas o diálogo, a conscientização e a mudança de atitudes podem, quem sabe um dia, por fim à essa prática.

Avatar do usuário
edwardlinkeman
Grande Benemérito
Grande Benemérito
Mensagens: 2585
Registrado em: 23 Dez 2015, 18:40
Localização: Ipanema/RJ

Re: RACISMO

Mensagem por edwardlinkeman » 31 Mar 2020, 12:17

Aprovado.

Responder

Voltar para “Economia, Política e Temas Sociais”